1. Home
  2. /
  3. MPE
  4. /
  5. Vantagens da computação em nuvem para micro e pequenas empresas


MPE Escrito por Algar Telecom | 30 de janeiro de 2020

Vantagens da computação em nuvem para micro e pequenas empresas

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

A computação em nuvem cresceu muito nos últimos anos e, hoje, é uma das principais soluções tecnológicas aplicada em empresas de todos os tamanhos. Para as MPEs, essa tecnologia representa uma grande oportunidade para adotar ferramentas avançadas que, antes, pareciam incompatíveis com sua realidade, além de ser um dos principais ingredientes da transformação digital.

Com a nuvem, as MPEs conseguem superar facilmente suas limitações de infraestrutura local, visto que todos os recursos de computação podem ser fornecidos por um provedor de serviços. Dessa forma, é possível destinar mais esforços para o core business e aumentar a competitividade e as chances de sucesso.

Continue a leitura para conhecer algumas das principais vantagens que as médias e pequenas empresas podem encontrar na computação em nuvem!

Na computação em nuvem os sistemas crescem junto com a empresa

Todo empresário deseja expandir suas operações e promover o crescimento de sua empresa. Muitas vezes, a falta de infraestrutura de TI adequada é um dos grandes empecilhos para que esse sonho se torne realidade. A computação em nuvem ajuda a resolver esse problema.

Um sistema baseado em nuvem é escalável e pode ser atualizado para atender às suas necessidades, sejam elas permanentes ou temporárias. Você pode aumentar ou diminuir os seus recursos de computação conforme sua demanda e paga somente pelo que utilizar.

Dessa forma, sua empresa ganha agilidade e consegue responder rapidamente a qualquer tipo de mudança que impacte a sua TI. Basta entrar em contato com seu provedor e dimensionar seus recursos em poucos minutos.

Sem a nuvem, por outro lado, as empresas acabam perdendo muito tempo, visto que em muitos casos é necessário adquirir novos hardwares, aguardar o período de entrega, configurar, realizar testes para, enfim, ter os recursos disponíveis. Isso pode significar a perda de diversas oportunidades de negócio, além de exigir um grande investimento de capital.

Leia também: ENTENDA AS DIFERENÇAS ENTRE INFRAESTRUTURA DE TI LOCAL E EM NUVEM

Proteção contra desastres

Toda empresa precisa estar preparada para lidar com incidentes como incêndio, inundação, roubo de equipamento, etc. A ocorrência de algum desses fatos não podem, de forma alguma, comprometer a integridade de seus dados.

Por isso, ter um sistema de backup e um plano de recuperação de desastres é essencial. Nesse sentido, as soluções baseadas em nuvem apresentam a melhor relação custo-benefício e garantem a preservação dos dados em todas as situações.

Ao fazer o backup na nuvem, você tem a certeza de que seus dados estão armazenados em um local seguro, fora de seu data center, protegido contra ciberataques e acessíveis a qualquer momento.

Redução de custos

Em um mercado cada vez mais competitivo, reduzir custos é uma das principais formas de garantir a lucratividade das MPEs. A computação em nuvem também é grande aliada nesse quesito.

Quaisquer que sejam as suas necessidades, o fato de não precisar comprar equipamentos permite economizar muito dinheiro. Além disso, há uma redução significativa com custos de manutenção e também no consumo de energia elétrica.

Mas não é somente com equipamentos que é possível economizar: ao migrar suas aplicações para a nuvem, com sistema ERP e Banco de Dados, sua empresa pode ter grande economia em licenciamento, atualizações, suporte e muito mais.

Finalmente, você também pode economizar com a folha de pagamento de profissionais de TI, uma vez que os melhores provedores de nuvem oferecem suporte especializado 24×7.

Colaboração em tempo real

A computação em nuvem também contribui para o aumento da produtividade. Com essa tecnologia, o trabalho colaborativo entre profissionais e equipes se torna muito melhor e mais intuitivo e ajuda consideravelmente a melhorar os fluxos de trabalho.

A nuvem atualiza documentos em tempo real, para que todas as alterações sejam visíveis instantaneamente, um ótimo passo para a colaboração. Utilizando ferramentas de escritório, como o Office 365, sua empresa pode ter um ganho significativo em produtividade, além de evitar erros decorrentes de versões desatualizadas de arquivos.

Em resumo…

A nuvem facilita operações e administração de MPEs e também oferece os seguintes benefícios:

  • Dados atualizados instantaneamente e colaboração aprimorada;
  • Flexível e adaptável ao seu crescimento;
  • Atualizações e backups automáticos;
  • Mais valor ao dinheiro;
  • Fácil de implementar;

Agora que você já conhece algumas das principais vantagens da computação em nuvem, conheça o Cloud Plus!

Cloud Plus

Deixe seu comentário