Artigos Algar Telecom | 14 de abril de 2021

Manual de boas práticas de envio de SMS para clientes

Tempo de leitura: 5 minutos

Quer descobrir como usar o SMS a favor do seu negócio? Por meio das práticas adequadas, saiba que esse recurso pode ajudar sua empresa a vender mais.

Isso porque, o SMS apresenta excelentes benefícios, como a entrega imediata. Sendo assim, é uma alternativa eficiente, sobretudo na hora de comunicar os clientes sobre eventos e promoções da sua loja.

Entenda mais como o envio de mensagens de texto funciona, quais são as principais vantagens para o seu negócio e as melhores práticas para você adotar!

Qual o propósito de enviar SMS para clientes?

O SMS (Short Message Service) é o nome dado às mensagens de texto curtas enviadas para celulares.

Embora hoje existam diversas plataformas de comunicação, consideradas até mais modernas, o SMS continua tendo um papel estratégico para o marketing das empresas.

Por serem entregues de forma instantânea, essas mensagens são objetivas e bastante eficientes na hora de comunicar seus clientes sobre novidades e ofertas.

Além disso, costumam ser a melhor opção para envio de cupons de desconto, chaves de segurança, links encurtados, notificações sobre status de compras e atualizações importantes sobre a sua empresa.

Quais são os principais benefícios do SMS?

Alta taxa de abertura

Quando comparado a outros tipos de comunicação, o SMS se destaca. Isso porque até 98% das mensagens de texto são lidas, contra 20% dos e-mails, 29% dos tweets e 12% dos posts no Facebook. Além disso, 99% dos SMS são lidos em até 10 minutos.

Resultados rápidos

Pelo fato de as mensagens de texto serem recebidas e lidas quase imediatamente, os resultados das ações de marketing são percebidos em pouco tempo. Portanto, costuma ser a alternativa perfeita para, por exemplo, esvaziar o estoque de produtos sazonais.

Fidelização

Sabia que conquistar um novo cliente sai de 5 a 7 vezes mais caro do que manter um atual? Sendo assim, investir em fidelização é sempre a melhor opção. E o SMS é essencial nisso, graças ao gatilho da exclusividade que pode ser acionado nos conteúdos enviados.

Ótimo custo-benefício

Ao analisar a quantidade de clientes impactados em relação ao custo pelo envio de SMS, você vai perceber que o investimento vale a pena. Além de ser uma ação barata, o retorno observado nas vendas torna essa relação ainda mais vantajosa.

6 práticas de envio de SMS para você aplicar na sua empresa

1. Descubra em que estágio de compra o cliente está

O conteúdo da mensagem enviada deve estar relacionado ao estágio de compra de cada cliente. Do contrário, você corre o risco de desperdiçar uma oportunidade. Portanto, colete informações para entender em que etapa seus clientes estão.

No caso de alguém que precisa de ajuda para tomar uma decisão, por exemplo, um SMS informativo é o mais recomendado. Porém, se a pessoa está para fechar negócio, um SMS promocional pode dar aquele empurrãozinho.

2. Escreva mensagens fáceis de ser interpretadas

Se você prestar atenção, vai notar que as mensagens de texto não aceitam símbolos nem acentos por conta do tipo de codificação usado pelas operadoras e celulares. Por isso, deixe-os de lado.

Dessa maneira, o cliente não se depara com palavras ilegíveis, podendo ter dificuldade para interpretar a mensagem.

3. Jamais compre uma lista de contatos

Assim como outros tipos de comunicação, o sucesso do SMS se deve ao envio da mensagem adequada para cada cliente. Sendo assim, comprar uma lista de contatos de nada adianta e ainda prejudica a sua marca.

Além disso, é importante dizer que as empresas precisam ter autorização prévia dos clientes antes de disparar mensagens para os seus aparelhos.

4. Tenha cuidado com os envios

Sempre uso o bom senso e evite enviar mensagens demais para os consumidores. Isso porque, o envio excessivo de SMS é um dos principais motivos para as pessoas se descadastrarem das listas de contato.

Saiba também que, de acordo com as regras da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), os SMS marketing só podem ser enviados das 9h às 20h.

5. Analise os resultados

Para descobrir se a sua estratégia está funcionando, você precisa analisar os resultados das ações de envio.

É necessário conferir as taxas de entrega e de abertura, se os números de telefone estão atualizados e as taxas de conversão. Caso os resultados estejam muito abaixo das expectativas, talvez seja preciso rever a sua estratégia.

6. Conte uma boa plataforma de gestão

Investir em uma solução de disparos de SMS é fundamental para você garantir o impacto positivo das suas mensagens. Afinal, elas permitem fazer envios em grandes proporções, para todas as operadoras.

O SMS Solution é uma das opções disponíveis no mercado. Com ele, suas mensagens são entregues com a agilidade e segurança que sua empresa precisa.

Quer fazer seu negócio decolar? Então confira agora como preparar a sua empresa para as vendas sazonais!

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