1. Home
  2. /
  3. Tendências
  4. /
  5. Internet das coisas: você sabe o que significa?


MGE Escrito por Algar Telecom | 21 de setembro de 2015

Internet das coisas: você sabe o que significa?

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Você já conhece o conceito de Internet das coisas (Internet of Things, IoT)? Em um mundo onde é praticamente impossível trabalhar ou mesmo viver sem a tecnologia, a internet das coisas veio para transformar ainda mais nosso cotidiano. A ideia é tornar o mundo físico e o digital em um só, por meio de dispositivos que se comuniquem uns com os outros, com os data centers e suas nuvens. Mas, muito se fala e pouco se sabe na prática sobre o assunto, principalmente dentro das empresas. Como usar a internet das coisas no dia a dia das corporações? É preciso ter cautela e entender cada passo do processo de implantação dessa tecnologia para que traga benefícios e melhorias para os negócios. As principais etapas são:

1 – Entender como funcionam os processos: é preciso identificar onde essa tecnologia pode ser instaurada dentro dos processos das empresas. Por exemplo, se será usada para a identificação de uma falha de máquina ou para a localização automática de um produto.

2 – Buscar benefícios reais: é importante entender qual tipo de tecnologia de internet das coisas será a mais adequada para o negócio da empresa e quais serão mais benéficas para o trabalho.

Leia também: COMO A INTERNET DAS COISAS PODE SER ÚTIL PARA SUA MPE

3 – Analisar com inteligência: os colaboradores e profissionais de tecnologia precisam estar aptos para analisar estrategicamente as necessidades de melhoria e inovação da empresa, a fim de identificar onde a IoT será mais eficiente para o melhor desempenho do negócio.

4 – Trabalhar a cultura da empresa: fomentar todos os colaboradores com notícias e cases do mercado que tratem da boa prática do uso da IoT, o que pode incentivá-los a pensar em novas possibilidades e trabalhar no desenvolvimento de novos produtos, serviços, estratégias e soluções.

5 – Encontrar parceiros adequados: procurar parceiros e consultores com expertise, que orientem consultivamente dentro do seu negócio e desenvolva junto a você as soluções customizadas de internet das coisas.

Depois de analisar e seguir todas as etapas anteriores, chegou a hora de colocar a internet das coisas em prática: comece pelas coisas simples, como um sensor que desliga todas as luzes com a empresa vazia. Chame sua equipe e comece a pensar nas possibilidades!

empresas

 

Deixe seu comentário