TI Algar Telecom | 30 de abril de 2020

Sua empresa cresceu? Mantenha as filiais integradas por meio da gestão de redes!

Tempo de leitura: 5 minutos

Cada vez mais, as organizações estão adotando a transformação digital para acompanhar as exigências do mercado. Mas as arquiteturas de rede tradicionais não foram criadas para lidar com as cargas de trabalho e as complexidades das novas soluções, que na maioria das vezes estão presentes na nuvem.

Ainda mais preocupante é que os serviços críticos para os negócios também costumam ser distribuídos em várias nuvens, o que pode comprometer ainda mais a gestão de redes, especialmente com o crescimento da empresa e o aumento de filiais.

SD-WAN é a solução para esse problema — empresas de todo o mundo estão investindo nela para otimizar o funcionamento e a gestão de redes. Mas como essa tecnologia permite manter suas filiais integradas, sem perder qualidade de conexão? Acompanhe o nosso texto e fique por dentro dessa nova solução!

O que o SD-WAN significa para a gestão de redes?

O SD-WAN (do inglês, Software-Defined Wide Area Network) é uma solução tecnológica que veio ao encontro da necessidade de otimizar as conexões entre longas distâncias. Ele destina de forma automatizada o tráfego de dados entre duas pontas por meio de análises que apontam qual caminho é mais rápido.

As equipes de operações de rede estão recorrendo ao SD-WAN como uma maneira de reduzir a sobrecarga e oferecer suporte a novos aplicativos e serviços resultantes da transformação digital. Essa tecnologia inovadora não apenas simplifica o gerenciamento e a operação de uma WAN, mas também oferece diversos benefícios comerciais para empresas em crescimento.

Leia também: OUTBOUND MARKETING: O QUE É E COMO AJUDA SUA EMPRESA A VENDER MAIS

Como a tecnologia SD-WAN otimiza o tráfego?

Empresas que possuem serviços, plataformas digitais ou filiais em diferentes locais precisam de conexões rápidas para que seus colaboradores possam acessar a rede com o mínimo de delay possível. É comum que grandes companhias possuam mais de um provedor de acesso à internet para garantir que o acesso esteja sempre disponível.

No momento da conexão, algum desses caminhos de acesso pode estar congestionado ou com falhas de transmissão, seja em uma ponta ou em outra do acesso. Operar ou escolher manualmente qual deve ser esse tipo de acesso pode gerar longas demoras e atrapalhar consideravelmente o desempenho dos usuários.

A tecnologia SD-WAN utiliza um software que realiza leituras em tempo real das conexões disponíveis, analisando quais estão com maior capacidade. Dessa forma, o software determina automaticamente qual deve ser o caminho realizado para o envio e recebimento de informações durante o acesso.

Quais os benefícios do SD-WAN na gestão de redes?

O SD-WAN torna o tráfego de informações mais inteligente, reduzindo falhas e buscando automaticamente o caminho correto, seja por ADSL, fibra ótica, 3G ou 4G.

O desempenho da rede é consideravelmente maior, além de reduzir a necessidade de manutenções rotineiras. Além disso, práticas bastante utilizadas hoje, como os espaços colaborativos de trabalho, funcionam de forma mais rápida e sem latência.

Os sistemas utilizam criptografia, tornando o tráfego de informações mais seguro e mais ágil. Além disso, ao utilizar o SD-WAN, os custos de infraestrutura e de profissionais especializados são reduzidos, visto que todo o gerenciamento da matriz e das filiais pode ser feito de forma centralizada.

O uso do SD-WAN cresceu em todo o mundo, seguindo uma necessidade cada vez mais evidente de otimizar a gestão de redes, aumentar a velocidade e garantir a segurança dos dados, em especial em ambientes cada dia mais presentes na nuvem. A tecnologia traz melhorias estruturais, redução de custos e mais flexibilidade de trabalho para os colaboradores.

Gostou da nossa matéria? Continue lendo sobre a solução SD-WAN e veja como ela permite aumentar a conectividade de maneira inteligente!

SD-Wan

Deixe seu comentário