A pandemia da COVID-19 trouxe um grande impacto para a economia. As empresas estão precisando se reinventar para continuar ativas no mercado e encontrar maneiras para não fechar as suas portas. Nesse cenário, as startups também foram afetadas, assim como as empresas de pequeno, médio e grande porte.
Diante disso, precisamos considerar que a inovação é fundamental para que as pessoas e as empresas continuem evoluindo, mesmo nos momentos mais críticos. Assim, é interessante conhecer algumas iniciativas que desenvolvem soluções importantes.
Você tem ou trabalha em uma startup? Então, continue a leitura e veja algumas ideias interessantes para enfrentar esse momento!
O movimento #StartupsVsCovid19 foi criado por empreendedores de inovação, que se uniram para compartilhar soluções que minimizem o impacto econômico e social da pandemia. O projeto conta com o apoio do Governo do Estado do Paraná em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups).
A ideia, sem objetivo comercial, é facilitar o acesso das pessoas a soluções inovadoras que ajudem a enfrentar esse momento. Mais de 50 startups do mundo se cadastraram nessa rede de solidariedade.
A startup italiana Isinnova imprimiu válvulas emergenciais em 3D para serem utilizadas nos ventiladores para as pessoas mais afetadas pelo COVID-19. As válvulas se conectam às máscaras de oxigênio e aos respiradores que tratam os pacientes com complicações respiratórias.
O hospital de Chiari, localizado na região da Brescia, precisava de forma urgente dessas válvulas para os seus respiradores, pois o fabricante não conseguia fornecê-los com a rapidez necessária que precisavam.
Dessa forma, a Isinnova confeccionou 100 válvulas e doou ao hospital, como uma forma de ajudar nesse momento tão crítico. A ideia é promover a solidariedade no mundo e contribuir de alguma maneira; afinal, a empresa não pretende comercializar esse produto.
Leia também: Como ser sustentável e produtivo trabalhando em home office?
A startup SaveLivez desenvolveu o livia.bot, que é um assistente virtual que ajuda a esclarecer dúvidas sobre a COVID-19 e também sobre a doação de sangue.
A ideia é divulgar os horários e os locais para a doação de sangue no Brasil, com o objetivo de incentivar as pessoas a ajudarem o próximo nesse momento turbulento. Para isso, o sistema conecta os bancos de sangue com os doadores. Bacana, não é mesmo?
A startup Aya Tech, fabricante de produtos químicos inovadores, cria soluções com a nanotecnologia. Por exemplo, eles criaram um repelente que pode ser utilizado na roupa (que dura diversas lavagens) e também nos pets.
E, com o objetivo de contribuir para a contenção da COVID-19, a Aya Tech lançou um desinfetante que substitui o álcool em gel, capaz de matar vírus, inclusive o coronavírus.
A TruckPad é uma plataforma que conecta caminhoneiros autônomos às cargas. Atende em torno de 18 mil empresas e conta com um milhão de caminhoneiros.
Nesse período, a startup criou uma campanha muito legal. Eles oferecem transporte gratuito e voluntário para mercadorias doadas aos hospitais e instituições de assistência médica, como máscaras, equipamentos e álcool em gel.
Considerando que a COVID-19 está causando um impacto negativo na economia, é sempre importante que as startups fiquem de olho em ideias interessantes para continuar ativas no mercado e, ao mesmo tempo, ajudar o próximo.
Agora que você conferiu como as startups estão lidando com a COVID-19, que tal avaliar algumas dicas para conter a epidemia do coronavírus dentro da sua empresa?
Deixe seu comentário