Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Os desafios do sistema legado na era da transformação digital

Algar Telecom | 13 de maio de 2020

TI

A transformação digital já é uma realidade no meio corporativo. Empresas que não investem em tecnologia, inovação e processos disruptivos perdem competitividade e força no mercado. O grande desafio para muitas companhias têm sido investir na transformação digital, ao mesmo tempo, em que lidam com um sistema legado.

Os sistemas legados podem prejudicar o uso de novas tecnologias, tornando os processos mais lentos, onerosos e menos produtivos. O que as empresas devem fazer para evitar esse problema?

Neste artigo, vamos mostrar como um sistema legado pode ser aliado da sua empresa na transformação digital. Confira!

O que é um sistema legado?

Um sistema legado é formado por ferramentas engessadas, que não contam com arquitetura flexível ou que possa ser constantemente melhorada. Em geral, são soluções contratadas há muitos anos e que, quando foram desenvolvidas, cumpriam muito bem com o que prometiam.

Entretanto, não evoluíram com o passar dos anos e não permitem atualizações importantes para torná-las mais ágeis e autônomas. Além disso, qualquer alteração em um sistema legado pode demorar muito tempo para ser realizada, assim como qualquer atualização simples. Um processo que pode impactar os negócios da empresa negativamente.

Apesar desses pontos, substituir um sistema legado não é um processo simples, que pode ser feito da noite para o dia. Enquanto isso, a empresa precisa aprender a utilizar a ferramenta a favor da transformação digital pela qual está passando.

Leia também: COMO INICIAR O PROCESSO DE MUDANÇA DO SISTEMA LEGADO?

Com tornar o sistema legado um aliado na transformação digital?

A modernização de um sistema legado deve ser planejada juntamente com a transformação digital. Esse tipo de sistema carrega uma série de soluções que foram úteis para a empresa por muitos anos e alguns processos pode até ser dependentes dele. Por isso, não é uma questão apenas de substituí-lo por soluções mais atuais.

A vida útil do sistema legado deve ser estendida, sempre que for interessante para a companhia e não prejudicar sua operação. Por isso, deve-se investir em sua manutenção e atualização. Veja como modernizar o seu sistema legado.

Use-o como base para novas soluções

A partir da base de um sistema legado é possível desenvolver novos sistemas para atender as necessidades da empresa em seu processo de transformação. O sistema legado também pode ser usado de forma integrada com outras aplicações. Para isso, será necessário utilizar APIs e linguagens de programação.

Faça testes

Após fazer qualquer intervenção, atualização ou alteração em seu sistema legado, faça testes.  Os testes são fundamentais nesse processo, pois confirmam se as mudanças estão cumprindo com o seu objetivo ou se vão impactar alguma área de seu sistema.

Em geral, quando um sistema legado apresenta problemas e passa por uma correção, é comum que outra área seja impactada. Isso acontece porque o sistema é muito complexo e nem sempre há profissionais especializados lidando com esse tipo de ferramenta.

Em um processo de modernização, os testes ajudarão a evitar que uma atualização interfira em outra parte do sistema, prejudicando sua atividade.

Os testes não precisam ser manuais, é possível automatizá-los. Isso evitará que a estabilidade do sistema seja impactada.

Se for preciso, refatore o sistema

O sistema apresentou problemas durante o teste? Aplique melhorias na estrutura interna do código, mas sem mudar sua função. A refatoração ajuda a compreender o código, sua manutenção e ampliam a vida útil do seu sistema.

Um sistema legado não precisa ser eliminado no momento em que a empresa decide investir em transformação digital. Pelo contrário, o ideal é que o sistema continue realizando seus processos e servindo de apoio, mas para isso deve ser modernizado. A inovação tecnológica pode ser feita de forma complementar e aos poucos. Veja como implementar algumas ações de forma simples.

empresas

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: