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Melhores práticas de atendimento ao cliente

Algar Telecom | 12 de maio de 2020

Diante de um mercado com tanta concorrência, o atendimento ao cliente é algo capaz de fazer com que uma empresa se destaque perante as demais. Por isso, ele deve ser elemento central para negócios de todos os tipos.

Além de ajudar as empresas a ter um melhor relacionamento com os clientes, o atendimento colabora para a redução de gastos por adiantar os problemas. Quer saber como colocá-lo em prática da melhor maneira? Continue lendo!

Invista em uma boa experiência do cliente

Quando se trata de atendimento ao cliente, o consumidor precisa estar no centro de todo o processo. É por isso que hoje as empresas se preocupam em oferecer uma boa experiência aos seus clientes do início ao fim da jornada de compra.

Desde o primeiro contato, a empresa deve mostrar que se importa e que está disponível para ajudá-los, responder às perguntas, oferecer soluções etc. Se o cliente gostar de como foi atendido, as chances de ele lembrar da sua empresa e fazer uma nova compra aumentam.

Tenha uma comunicação SCOT

SCOT é a abreviação para Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. Estes quatro conceitos devem servir de norte para a comunicação entre empresa e cliente. A partir deles, é possível transmitir confiança aos consumidores.

Ao ter segurança sobre a mensagem que está passando, o atendente é capaz de falar com mais clareza e objetividade, evitando enrolações. E a transparência é o conceito que ajuda a empresa a transmitir confiança durante o atendimento ao cliente.

Invista em multicanais

As empresas jamais devem oferecer apenas um canal de atendimento ao cliente. Além de ser bem estruturado, o setor deve dispor de diferentes meios para o consumidor entrar em contato. Enquanto uns preferem falar pelo telefone, outros preferem enviar e-mail, mandar mensagens pelo chat, redes sociais e por aí vai.

Além disso, ao contar com multicanais, a empresa evita que o atendimento ao cliente fique sobrecarregado em um determinado canal, afetando a qualidade do serviço. Outra possibilidade é direcionar o cliente aos departamentos responsáveis por resolver cada problema. Essa integração aumenta a eficiência do atendimento e a satisfação do cliente.

Leia também: INOVAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS: 4 DICAS PARA COMEÇAR

Tenha um atendimento ao cliente personalizado

Diante de tanta concorrência, as empresas devem estar continuamente preocupadas em oferecer um atendimento personalizado. Isso porque hoje ninguém quer ser visto como apenas mais um para as marcas.

Para conquistar e fidelizar os consumidores, sua empresa precisa demonstrar uma maior proximidade com eles. Isso depende da construção de um relacionamento estreito, que deve ser cultivado sempre, não apenas durante o atendimento propriamente dito.

Promova diversas soluções de atendimento

Outra prática importante para um atendimento ao cliente de excelência é investir em soluções de gestão de atendimento. Em uma única plataforma, você consegue profissionalizar todo o atendimento telefônico e integrá-la a outros sistemas de automação de tarefas.

Esse tipo de solução de atendimento ao cliente colabora para a melhoria do relacionamento com os consumidores. E, ao mesmo tempo, possui funcionalidades como a gravação de áudios, gerenciamento de chamadas em tempo real, relatórios de análise, entre outras.

Invista em treinamentos

Se os seus atendentes estiverem motivados, certamente promoverão um ótimo atendimento ao cliente. Do contrário, saiba que eles podem deixar a desejar, fazendo com que os indicadores comerciais da sua empresa caiam.

Por isso, uma ótima estratégia para promover a satisfação do time é investir em treinamentos. Afinal, é uma maneira de provar que a empresa investe no seu conhecimento e desenvolvimento profissional.

Além disso, os treinamentos possibilitam que os seus funcionários se mantenham atualizados com o mercado e a concorrência, podendo trazer inovações inteligentes para implementar dentro da sua empresa.

Acompanhe o mercado para promover um ótimo atendimento ao cliente

Sabemos que o consumidor está cada dia mais exigente. Por isso, para melhor atendê-lo, é essencial acompanhar o mercado, conhecer as inovações e identificar quais são os pontos fortes e fracos da sua concorrência.

Uma ótima alternativa para acompanhar o mercado do seu ramo de atuação é investir em feiras e encontros de negócio. Afinal, é o momento perfeito para você desenvolver relacionamentos e parcerias com fornecedores, conhecer melhor o seu público-alvo e ainda promover um ótimo networking para o time.

Humanize as relações

O conceito de atendimento humanizado está sendo muito discutido nas empresas. Afinal, é preciso criar conexões com o seu cliente para que ele se sinta especial e importante para o seu negócio. Consequentemente, ele se torna um promotor do seu nome/marca.

O atendimento humanizado permite que o cliente não se sinta menosprezado, sendo atendido somente por um robô (lembre-se de que o cliente precisa se sentir importante).

Por isso, por mais que você tenha um roteiro bem padronizado para com os seus atendentes, é importante que eles não digam sempre a mesma coisa e com o mesmo tom de voz. Compreender as necessidades e se envolver em encontrar a solução mais adequada para o seu consumidor é essencial.

Leia também: CONHEÇA 6 FORMAS DE HUMANIZAR O ATENDIMENTO TELEFÔNICO

Aposte em constantes pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são ótimas aliadas quando o assunto é melhorar o atendimento ao cliente. Isso porque é uma oportunidade incrível para avaliar o que eles pensam sobre:

  • Atendimento;
  • Qualidade dos produtos e serviços;
  • Organização em geral;
  • Presença nas mídias sociais;
  • Promoções e preço;
  • Pontos fortes e fracos;
  • E muito mais!

Atualmente, existem diversas plataformas de pesquisa que tornam esse processo mais rápido, ágil e eficaz. Basta você escolher um questionário que atenda suas expectativas, personalizá-lo, cadastrar o banco de dados e enviar a pesquisa.

Além disso, você avalia os resultados em tempo real, permitindo inúmeros gráficos e análises importantes para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio.

Conhecer quais são as melhores práticas de um ótimo atendimento ao cliente é uma ótima estratégia para a sua empresa se destacar no mercado e conquistar a confiança do seu público. Por isso, siga as nossas dicas que temos a certeza de que você vai perceber mudanças muito positivas e significativas rumo ao sucesso da sua empresa.

Agora que você aprendeu tudo sobre o atendimento ao cliente, que tal aprender como se destacar nesse mercado tão competitivo? 

gestão de atendimento

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