Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Proteja o seu negócio contra ataques com o Anti-DDoS

Algar Telecom | 2 de abril de 2020

Nos últimos anos, houve o surgimento de diversos ciberataques que vêm preocupando as equipes de TI das empresas. Dentre eles, um dos mais comuns é o ataque de negação de serviço, mais conhecido pela sigla em inglês DDoS (Distributed Denial of Service). Por isso, uma solução Anti-DDoS torna-se essencial para proteger o seu negócio.

Segundo dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), somente em 2019 foram registradas 301.308 notificações desse tipo de ataque no país, 90% a mais que o total de 2018.

Embora muitos não considerem o DDoS como uma ameaça grave, suas consequências podem ocasionar grandes perdas. Ele também pode ser utilizado como distração enquanto as empresas estão sendo alvo de ataques mais devastadores.

Continue a leitura para saber mais sobre esse tipo de ataque e, principalmente, como proteger a sua empresa com o Anti-DDoS!

O que é e como funciona um ataque DDoS?

DDoS é um tipo de ataque não sofisticado que visa interromper a operação de uma aplicação, site ou rede, enviando inúmeras solicitações até esgotar a capacidade de resposta do alvo.

Em um ataque típico, o cibercriminoso (DDoS Master) inicia assumindo o controle de muitos dispositivos por meio de algum malware. Em seguida, ele cria um servidor de comando e controle. Isso fornece diretrizes para sua rede de sistemas “sequestrados”, também chamada de botnet.

proteção web

Qualquer dispositivo conectado à internet, como câmeras, lâmpadas e termostatos, pode ser sequestrado e utilizado nesse tipo de ataque.

Depois que a rede é montada, o DDoS Master pode ordenar que seu “exército de zumbis” gere tráfego artificial direcionado ao sistema-alvo. Em seguida, ele envia um grande número de solicitações para derrubar seu destinatário, geralmente um servidor.

Quais as consequências de um ataque de negação de serviço?

Basicamente, esse tipo de ataque pode causar a instabilidade ou a inatividade de aplicações, redes e serviços. Isso pode ocasionar diversos problemas para as empresas, como perda de vendas, insatisfação de clientes e queda de produtividade, entre outros.

Como se proteger desse tipo de ataque com o Anti-DDoS?

A Algar Telecom oferece a seus clientes que possuem Internet Link um serviço de monitoramento de tráfego que detecta ataques volumétricos na sua rede e atua de forma efetiva para impedir que as empresas sofram as consequências de um ataque DDoS.

Basicamente, essa solução atua separando o tráfego ilícito do tráfego lícito. Dessa forma, é possível proteger suas plataformas, seus sistemas e qualquer infraestrutura que possa estar sob ataque.

Como funciona o Anti-DDoS?

A Algar Telecom oferece duas opções de serviços:

  • Automática: o link do cliente é pré-configurado na plataforma de monitoramento. Em caso de ataque, o processo de separação de tráfego legítimo e ilícito acontece de forma autônoma.
  • Manual: o monitoramento também é configurado na plataforma, mas a separação de tráfego não acontece de forma autônoma. Ao ser identificado um ataque, o cliente é notificado por uma estrutura SOC (Security Operations Center). Somente após a aprovação do cliente, será ativado o processo de separação.

Em ambos os casos, sua empresa tem a certeza de que os ataques DDoS serão identificados tempestivamente. Assim, você pode efetuar a separação de tráfego e, consequentemente, garantir a alta disponibilidade de seus serviços, sites, redes e aplicações.

Agora você já sabe como proteger seu negócio com o Anti-DDoS da Algar Telecom. Se você ficou interessado, conheça mais sobre essa importante solução!

empresas

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: