Tecnologia Algar Telecom | 1 de junho de 2021

Como aumentar a capacidade de armazenamento de dados sem aumentar os custos da sua empresa?

Tempo de leitura: 5 minutos

O armazenamento de dados pode ser uma grade dor de cabeça — além de custar caro. Para combater esse problema, a maioria dos principais fornecedores de TI prescreve adicionar mais espaço ao seu data center. No entanto, é fácil ver aonde essa solução pode levar ao longo do tempo.

Expandir seus data centers toda vez que sua empresa precisa de mais armazenamento pode acabar criando uma bola de neve no seu orçamento. Com mais espaço, vem mais custos de manutenção, incluindo de pessoal para cuidar dessa infraestrutura. 

Muitas organizações passam, diariamente, pelo mesmo problema. O que nos intriga, na verdade, é que este é um problema para o qual já existe solução. A computação em nuvem foi desenvolvida com o objetivo de eliminar, justamente, essa dor de cabeça para sua empresa.

Abaixo, explicamos como a nuvem permite aumentar sua capacidade de armazenamento de dados sem aumentar os custos da sua organização!

Por que a nuvem é a escolha certa para seu armazenamento?

A computação em nuvem é uma tecnologia relativamente nova. Como tal, muitas organizações ainda se sentem inseguras de armazenar seus dados em soluções na nuvem. No entanto, essas inseguranças são infundadas.

Uma solução de armazenamento na nuvem, como o Cloud Plus da Algar Telecom, permite que uma empresa usufrua de diversos benefícios que se traduzem em menos custos e mais eficiência geral. De fato, um estudo recente mostrou que 80% das empresas preferem a nuvem devido aos benefícios de redução de custos que ela traz.

Isso é especialmente verdade para empresas em crescimento. Por ser fornecida como um serviço, na nuvem você paga proporcionalmente pelo nível de serviço extra que precisa — diferentemente das implementações locais, em que, para crescer, uma empresa precisa investir na compra de hardware novo, na contratação de profissionais qualificados e nos custos extras de manutenção, como energia e segurança.

Veja mais >> A importância do armazenamento em nuvem para sua empresa

Computação na nuvem: as funcionalidades que reduzem seus custos

Veja a seguir as funcionalidades da nuvem que permitem reduzir seus custos de armazenamento de dados:

Hardware

O primeiro ponto de redução de custos que a nuvem traz está ligado ao hardware da empresa. Uma implantação normal exige um investimento em hardware novo, que pode ser caro, grande e inconveniente. Em geral, esse hardware fica obsoleto em uma média de 5 anos, exigindo que as empresa estejam continuamente investindo em atualizar suas implantações.

A nuvem, por outro lado, alivia esses problemas, uma vez que transforma seus investimentos de capital em investimento operacional — não é preciso comprar novo hardware pois o custo do equipamento passa a ser de responsabilidade do fornecedor, e não da sua empresa.

Mão de obra

Junto com o hardware que sua empresa precisa comprar em uma implantação de armazenamento de dados padrão, vem o custo da mão de obra para manter e operar esse hardware. No caso da nuvem, esses custos são completamente eliminados. Como o hardware é propriedade de fornecedores e é armazenado em locais externos, há menos demanda por profissionais internos de TI.

Em caso de manutenção ou reparação no sistema, seu fornecedor é acionado e ele fica responsável por fazer qualquer ajuste necessário. Como são especialistas no assunto, o tempo de manutenção também é reduzido. Tudo isso permite que suas equipes internas de TI se concentrem em projetos e iniciativas mais importantes.

Produtividade

Além da economia total de mão de obra, a computação em nuvem permite aumentar a produtividade da força de trabalho — o que, por sua vez, se traduz em mais economia para a organização. Uma instalação padrão pode levar semanas ou mesmo meses para ser concluída.

Por outro lado, a implantação da nuvem pode acontecer em questão de horas, reduzindo o tempo de inatividade dos seus sistemas. A nuvem também facilita a colaboração entre equipes e membros dela, o que torna o trabalho interno mais eficiente.

Previsibilidade de custos

Como as soluções em nuvem estão disponíveis em um modelo pay-as-you-go“, você ganha em previsibilidade de custos. Neste formato, a organização paga por usuário que utiliza o serviço em um modelo de assinatura mensal, ou seja, é possível projetar exatamente quanto o armazenamento de dados custará todos os meses. 

Além disso, sua empresa não precisa pagar por software que não está sendo utilizado e as assinaturas  podem ser canceladas a qualquer momento, reduzindo o risco financeiro.

Cloud Plus: a solução certa para seu armazenamento

O Cloud Plus é a solução de armazenamento na nuvem da Algar Telecom. Com ele, a Algar simplifica a vida das suas equipes internas oferecendo a flexibilidade que você precisa para crescer sua empresa. Você ainda conta com o apoio dos experts em nuvem da Algar, que te conduzirão sobre a melhor forma de gerenciar sua implantação na nuvem, garantindo máxima eficiência.

Baixe o e-book no banner abaixo e conheça mais sobre como usar a nuvem a favor da sua empresa!

 

Deixe seu comentário