1. Home
  2. /
  3. Tecnologia
  4. /
  5. Aprenda a manter a segurança de dados da sua empresa


Tecnologia Escrito por Algar Telecom | 28 de agosto de 2020

Aprenda a manter a segurança de dados da sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

De erro humano a problemas de software, muitas coisas têm o poder de colocar seus valiosos dados em risco. Se sua empresa não tomou nenhuma medida para garantir a segurança das informações que trafegam por ela, a continuidade do negócio não é a única coisa em perigo —  seus clientes e sua reputação também estão em jogo.
Mas o que deve ser feito para manter os dados da sua empresa seguros?

Certamente, existem muitas medidas e soluções por aí que prometem executar milagres para manter os hackers longe dos seus dados. No entanto, a segurança de dados da sua empresa pode ser tão complexa como possuir um antivírus next generation, quanto simples como fazer a gestão de senhas dos usuários.

Abaixo, separamos as práticas de segurança de dados que toda empresa, grande ou pequena, deve observar. Confira!

Crie uma política de senhas

 

As senhas que os usuários usam para acessar os sistemas e a rede da empresa são a primeira linha de defesa contra vazamentos de dados. No entanto, para que isso seja eficaz, é preciso que você tenha uma política de senhas.

Essa política deve cobrir as diretrizes que os usuários deverão seguir para criar suas senhas pessoais. Isso inclui a criação de senhas com letras, números e caracteres especiais, a troca de senha a cada 90 dias, a instrução para que não compartilhem senhas mesmo entre colegas e para que não deixem suas senhas anotadas em nenhum local — mesmo quando estiverem no home office.

Use a criptografia para disfarçar os dados

Não são apenas e-commerces que precisam criptografar os dados dos clientes que fazem compras; empresas de todos os setores devem utilizar a criptografia para disfarçar seus dados quando estes estiverem em trânsito. 

A criptografia impede que um agente criminoso “leia” as informações, mesmo que consiga interceptá-las no caminho. Isso é especialmente necessário para empresas que utilizam sistemas na nuvem, uma vez que nesses sistemas os dados são enviados e recebidos pela internet constantemente. Os melhores provedores de nuvem já oferecem serviços de criptografia incluídos — vale a pena checar com o seu antes.

Veja também como aumentar a produtividade da sua equipe e a segurança dos seus dados

Proteja o hardware da empresa

A maioria das empresas elabora planos de segurança de dados que protegem seus data centers. No entanto, elas precisam expandir sua segurança para abranger notebooks e dispositivos semelhantes também.

Embora os data centers sejam certamente críticos, grande parte dos dados corporativos residem fora deles. Notebooks, por exemplo, são muito menos resilientes do que servidores de data center e matrizes de disco, e também estão sujeitos a perda e roubo.

Implemente a segurança de dados multicamada

Existem muitas ameaças que podem afetar a integridade e a segurança dos seus dados. Além de phishing, malwares e cavalos de Troia, você tem hackers sofisticados esperando para colocar as mãos em seus ativos mais valiosos.

Portanto, você precisa fornecer várias camadas de tecnologia de segurança de dados para todos os dispositivos para evitar essas ameaças, bloquear seus ataques e alertá-lo para tomar as medidas adequadas. Isso inclui antivírus, firewalls e sistemas de proteção de e-mail.

Monitore o tráfego na internet

A internet é a grande porta de entrada dos hackers para dentro da sua rede. Portanto, monitorar como seus usuários a estão utilizando é fundamental. 

Um sistema como o Proteção Web Algar Telecom te permite enxergar como sua equipe está utilizando a internet, para fazer uma melhor gestão desses acessos. Isso garante mais produtividade, uma vez que o sistema identifica possíveis agentes maliciosos para que os usuários possam navegar sem medo.

 

Para saber mais, clique aqui e veja todas as vantagens de contar com o Proteção Web Algar Telecom!

Deixe seu comentário