1. Home
  2. /
  3. Tecnologia
  4. /
  5. Videoconferência: o futuro da comunicação empresarial


Arquivos Escrito por Algar Telecom | 26 de abril de 2017

Videoconferência: o futuro da comunicação empresarial

Tempo de leitura: 4 minutos
Tempo de leitura: 4 minutos

Comunicação à distância e em tempo real: essas premissas, antes difíceis de ser alcançadas com qualidade, tornaram-se uma realidade dentro do cenário corporativo com a ascensão das tecnologias de videoconferência. Ao solucionar problemas antigos relacionados à comunicação empresarial, esse tipo de serviço, que tem a capacidade de se comunicar de forma transparente com quaisquer soluções (como CISCO, INTELBRAS, POLYCOM, entre outras), permite que encontros sejam realizados por meio de vídeos transmitidos tanto por computadores quanto por tablets e smartphones.

Entre os principais benefícios, o aumento da produtividade e a redução de custos estão entre os mais atrativos para a realidade das grandes empresas. Consideradas como ferramenta multimídia, as soluções baseadas na comunicação por vídeo ajudam a disseminar uma nova visão quando o assunto em questão são as reuniões de negócio. Afinal, nem sempre é preciso que todos os envolvidos estejam fisicamente presentes em uma sala de reunião para que decisões importantes sejam tomadas, uma vez que as videoconferências possibilitam uma interação real time de qualidade.

Confira a seguir quais são as vantagens que a sua empresa pode conquistar com a adoção desse tipo de solução e por que ela é considerada o futuro da comunicação empresarial.

1) Redução de custos

Um dos maiores benefícios de contar com uma boa solução de videoconferência diz respeito à redução de custos que esse tipo de tecnologia propicia aos negócios. A economia começa na telefonia, que pode deixar de ser usada. Aliás, nem sempre os canais tradicionais são os mais recomendados para determinadas finalidades, pois são caros e exigem que certos recursos técnicos sejam empregados a fim de garantir a qualidade durante o tempo em que a ligação está sendo realizada.

Além disso, os custos que envolvem a compra de passagens, diárias de hotéis, refeições, aluguel de carros, entre outros, são grandes para as empresas que demandam deslocamentos constantes. Assim, com a videoconferência, essas viagens podem ser reduzidas, evitando gastos desnecessários.

2) Competitividade, eficiência e conveniência em alta

Entre os ganhos que a videoconferência promove aos negócios estão o aumento da competitividade e a eficiência operacional. A agilidade e a gestão mais eficiente, características desse tipo de solução, permitem que inconvenientes relacionados a deslocamentos sejam evitados e que mais tarefas sejam realizadas com uma quantidade menor de recursos que o habitual.

Outro ponto importante, que merece destaque, é a conveniência que os encontros remotos proporcionam às organizações. Suas características (tecnologia que permite a comunicação com alta qualidade de imagem e som, sem sair do local de trabalho, ser facilmente integrado a outras mídias e estar disponível em qualquer tipo de dispositivo eletrônico) fazem com que, em tempos de transformação digital, a videoconferência se torne uma grande aliada das empresas que desejam ser mais digitais.

3) Aumento da produtividade

Além da diminuição dos deslocamentos, que rendem aumento de custos e perda de produtividade, a videoconferência faz com que as equipes de trabalho consigam produzir mais sem a existência de tantas interrupções longas e cansativas. A consequência natural é uma gestão melhor do tempo, que permite a realização de  mais reuniões ,  sempre que se fizerem necessárias para o processo de tomadas de decisões.

A junção de todos esses fatores ajuda a incrementar o rendimento da empresa e colabora para que imprevistos inerentes à rotina de deslocamentos sejam evitados. Assim, as soluções de comunicação a distância tornam-se atrativas para o mundo corporativo, tanto do ponto de vista financeiro quanto operacional, aumentando o número de empresas que adotam essa tecnologia.

4) Reforço da comunicação e fortalecimento da imagem da empresa

Ser adepta de tecnologias que prometem tornar a rotina e os processos mais eficientes e dinâmicos faz com que a empresa se torne reconhecida no mercado. Esse reconhecimento, aliado ao investimento em tendências digitais, pode ter como resultado a geração de novos negócios e a conquista de maior visibilidade, reforçando a imagem positiva da organização e fazendo com que ela se torne um exemplo a ser seguido pela concorrência.

Além disso, a comunicação, tanto interna quanto externa, também é beneficiada pela adoção da videoconferência. Tanto o relacionamento entre os membros da empresa quanto com clientes e fornecedores são impactados positivamente pelas ferramentas de conectividade e comunicação online, melhorando a eficiência das operações e dos processos característicos do negócio.

5) Criptografia e segurança das chamadas

Os softwares de videoconferência são seguros e permitem que as empresas consigam proteger o acesso às configurações básicas e avançadas a partir de um código PIN, que é solicitado para conferir acesso às seções da interface. É possível também proteger os logins da web e limitar as atualizações remotas ao sistema além de resguardar a conexão entre dispositivos de rede de vídeo e os programas destinados a realizar a videoconferência por meio da configuração de componentes via criptografia. Ou seja, a segurança das chamadas é garantida e as informações trocadas estarão sempre protegidas.

6) Foco nos assuntos importantes

Como normalmente há uma definição prévia dos horários de começo e término das reuniões, os encontros realizados por meio de videoconferência são focados nos assuntos mais importantes, tornando o momento mais produtivo. Assim, os participantes conseguem organizar melhor suas tarefas e não têm suas atividades afetadas por atrasos ou desvio de foco, comuns em reuniões presenciais.

As soluções de videoconferência vieram para facilitar a condução dos negócios no que diz respeito à realização de reuniões e treinamentos corporativos, além de tornar mais efetiva a comunicação interna e externa de uma organização. Por isso, o número de empresas que adotaram esse tipo de tecnologia tem crescido cada vez mais no mercado. E você, já realizaa videoconferência no seu negócio? Compartilha de alguma vantagem que não foi mencionada neste texto? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários!

empresas

Deixe seu comentário