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Conheça os principais erros de microempresários ao contratar planos de internet

Algar Telecom | 20 de abril de 2016

Com o surgimento de diversas operadoras e ofertas específicas para pequenas e médias empresas nos últimos anos, contratar um plano de telefonia e internet não é mais algo tão simples. Com tantas opções de planos e serviços, se não houver planejamento e negociação, há grandes chances de se adquirir pacotes com excesso de recursos ou inadequados aos planos de expansão do negócio.

Confira alguns dos principais erros cometidos por empresários ao contratar planos de internet:

1 – Contratar internet e telefonia fixa de fornecedores diferentes

As operadoras costumam oferecer pacotes para reduzir custos, além de  acrescentarem ferramentas aos planos contratados. Para fazer uma boa escolha, o empreendedor deve estar atento, principalmente, à rapidez do suporte técnico e à garantia de que o serviço não vai ficar fora do ar por muito tempo, dois grandes aspectos em que as operadoras conseguem se diferenciar.

É por isso que é importante contratar o pacote de internet e telefonia fixa do mesmo fornecedor, pois assim é possível poupar gastos desnecessários e contar com atendimento especializado. Geralmente, os planos propostos pelas companhias costumam oferecer internet banda larga, telefonia móvel e fixa e, em alguns casos, TV por assinatura. Na hora de escolher o melhor pacote também é preciso fazer algumas considerações, como veremos a seguir no segundo erro mais cometido pelos empresários.

2 – Adquirir planos e/ou serviços inadequados às necessidades da empresa

Para adquirir o plano certo para sua empresa, o primeiro passo é fazer um diagnóstico de como a MPE usa a internet e o telefone. No levantamento devem constar a quantidade média de minutos usados por mês em ligações locais, interurbanas e internacionais e o tráfego de banda de internet.

Por exemplo: as empresas, como produtoras de vídeo, que precisam enviar e receber arquivos pesados, necessitam de banda larga mais robusta. Há também segmentos que requerem mais minutos de telefone fixo ou que lidam com funcionários que viajam frequentemente. Nesses casos, a melhor alternativa são os pacotes de telefonia móvel mais flexíveis, ao invés de ramais fixos. Outro ponto importante a considerar é se a empresa tem planos de expansão para os próximos meses, como a abertura de filiais.

É por isso que não se deve optar por um serviço sem primeiro entender bem o que ele pode proporcionar e se está de acordo com o que a sua MPE precisa, caso contrário, é possível que se escolha um plano que falte ou até exceda às necessidades da empresa. Para evitar que isso ocorra, é interessante entrar em contato com consultores especializados, que possam tirar suas dúvidas e propor as soluções e serviços que melhor atendem a sua MPE.

Escolher bem o plano de internet e telecom é essencial para que o serviço que você oferece seja feito com qualidade e agilidade. Portanto, lembre-se de considerar os aspectos acima citados, além de estar atento ao momento da negociação, às cláusulas contratuais e, posteriormente, se o serviço entregue é o que foi prometido.

 

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