Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como garantir a segurança de dados do seu escritório?

Algar Telecom | 4 de maio de 2016

Com as inúmeras atualizações tecnológicas disponíveis a todo tempo, cada vez é exigido mais traquejo do departamento de TI no que diz respeito à segurança. Dados podem ser copiados, linhas de código no desenvolvimento de programas, dados pessoais e bancários, tudo se encontra dentro de uma mesma rede de computadores. Sendo assim, criar maneiras de proteger as informações geradas por você e pelo seu escritório é fundamental. Confira algumas dicas para garantir a segurança de dados:

Crie o hábito de fazer backups  

A prática do backup é extremamente importante e, infelizmente, muito negligenciada. Ao invés de perder horas buscando maneiras de recuperar os dados que foram perdidos, seria muito melhor formatar o disco rígido e fazer a restauração a partir do que havia sido salvo previamente.

Atualmente, além de aconselharem o backup para um disco rígido externo em sua casa, estamos, cada vez mais, entrando na onda do armazenamento em nuvem, que tem direito a backup instantâneo, além de informações e facilidades diversas que são capazes de mudar a rotina do seu negócio. Dessa forma, especialistas em segurança também recomendam esse tipo de backup a fim de evitar a perda de dados e informações em caso de catástrofes, incêndios e roubos.

Eduque o usuário

É verdade que maioria das invasões são realizadas através de falhas abertas pelos próprios usuários do sistema. Então, não basta a mais avançada tecnologia de segurança em software se aqueles que usam as máquinas podem ser os próprios responsáveis por extraviar informações.

Algumas medidas a se tomar para evitar que isso aconteça são: ter diferentes níveis de acesso a informações mais importantes dentro do software, exigir senhas para que um certo tipo de dado seja acessado ou até mesmo exportado para o computador, limitar o número de pessoas com permissão para utilizar determinadas ferramentas, principalmente aquelas com integração ao caixa ou sistema bancário, por exemplo.

Proteja as máquinas do seu escritório

Ter um antivírus instalado e atualizado nas máquinas do seu escritório é essencial. No entanto, os antivírus não são capazes de detectar todo tipo de ameaça virtual sozinhos.  Por conta disso, também é bom fazer varreduras periódicas utilizando antimalwares. Com ambos instalados, você estará protegido tanto de arquivos e sites maliciosos, como também conseguirá identificar e remover pragas que possam comprometer o correto funcionamento do seu computador.

Para que tais medidas sejam implantadas e tenham sucesso em sua execução, é necessário que o engajamento parta da liderança e que haja esforços de comunicação interna para que o assunto esteja sempre em pauta. A segurança da informação é um assunto muito sério e todas as empresas deveriam incluí-la em seu planejamento anual. Afinal, proteger os dados é garantir a saúde do negócio.

Esse conteúdo foi útil para o seu negócio? Siga-nos e acompanhe nossas atualizações!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: