Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Quais as vantagens do VDSL e o que muda para seu negócio?

Cristina Cruz | 3 de maio de 2016

Com o mundo cada vez mais conectado, é comum se ouvir falar de redes de transmissão de dados ou sobre as formas de acesso à internet. Mas você sabe, na prática, como isso funciona e quais as diferenças entre as tecnologias que fazem a internet chegar até sua empresa? Qual delas é mais vantajosa para seu negócio?

Uma das formas mais comuns de estrutura de redes é a DSL (Digital Subscriber Line, ou Linha Telefônica Digital), uma tecnologia de modem que usa linhas telefônicas para transportar os dados de largura de banda elevada para assinantes de serviços de internet. A DSL pode ser dividida em ADSL (Asymmetric ou Assimétrica), que possui grande diferença entre as taxas de envio e recebimento das informações (upload e download), e VDSL (Very-high-bit-rate ou Alta taxa de bits), que permite uma taxa mais alta de transmissão e troca de dados.

Considerando suas características, a tecnologia VDSL é mais avançada que a ADSL e possui algumas vantagens, principalmente para quem tem necessidade de transmitir grande quantidade de dados.

As características da tecnologia de rede VDSL

Além de comportar uma taxa mais alta de transmissão de dados, por ser uma rede híbrida que une a ADSL e a fibra óptica, a rede VDSL dá um passo à frente em relação à estrutura de distribuição. Enquanto uma rede assimétrica divide-se em três faixas de frequência, uma para telefonia fixa, outra para transmissão e outra para o recebimento de dados, a fibra óptica presente na estrutura aumenta a capacidade dos próprios cabos e fios transmissores de dados. Por isso, a rede VDSL pode transmitir também sinais de TV, já que sua estrutura se assemelha aos sistemas de TV a cabo.

O que muda quando sua empresa opta pelo very-high-bit-rate é que, desde que você já tenha uma estrutura de fibra óptica e linhas telefônicas disponíveis em sua área, você pode aumentar a velocidade de transmissão de dados e o próprio desempenho da internet, sem mudar nada na sua infraestrutura. Ou seja, você ganha um upgrade no serviço e toda a responsabilidade de adaptação é da provedora de serviços de telecomunicações.

Diferença de velocidade entre ADSL e VDSL

Enquanto a ADSL tem um limite de 4MB de download, o VDSL pode suportar até 100MB, dependendo da distância que os dados devem percorrer. Isso irá impactar em sua produtividade e desempenho e suas dores de cabeça por causa de uma internet que não funciona como é necessário vão sumir.

O modelo VDSL também apresenta vantagens para as provedoras de serviços de telecomunicações. Por ser um tipo de rede híbrida, a instalação não é toda feita com fibra óptica, a parte mais difícil e cara da estrutura, apenas uma parte, que é ligada ao já conhecido e existente sistema ADSL. Por isso, a tecnologia deve crescer com o tempo e substituir o já obsoleto modelo assimétrico. Suas taxas também são diferentes, principalmente nas grandes empresas, já que a transmissão de dados precisa se adaptar a um mundo cada vez mais exigente e em constante troca de informações.

Quer saber mais sobre o assunto e adotar na sua empresa? Entre em contato com a Algar Telecom e conheça nossas soluções corporativas.

http://www.algartelecom.com.br/section.do?CodSec=19737

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: