Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

23/nov
Redator MPE
Backup para micro e pequenas empresas: qual a melhor opção?

Os dados são um dos bens mais valiosos de qualquer empresa. Toda informação gerada precisa ser armazenada de forma segura, seja para análise e tomada de decisão futura ou para fazer cálculos e ajustes de impostos ou pagamentos. Por isso, o backup para micro e pequenas empresas é indispensável.

Realizar um backup consiste na criação de uma cópia de cada informação gerada, que precisa ficar armazenada em um ambiente seguro e confiável. Essa é uma solução que pode tornar seu negócio ainda mais produtivo e eficiente no dia a dia. Mas qual é o modelo ideal de backup para micro e pequenas empresas?

Neste conteúdo, você vai conhecer os principais tipos de backup e qual deles é a melhor opção para implementar na sua empresa. Confira!

Quais os tipos de backup para micro e pequenas empresas?

1. Backup simples

Para evitar um alto custo com equipamentos de armazenamento, um dos tipos de backup para micro e pequenas empresas mais utilizados é o backup simples. Ele consiste em separar, nos próprios equipamentos, os arquivos e dados mais relevantes para, em seguida, fazer a transferência deles para um dispositivo externo.

Antigamente, os CDs e DVDs eram muito utilizados para esse fim, mas, pelo alto volume de dados que existem atualmente, é preciso investir em um HD externo, que tem maior espaço disponível. Nesse caso, para acessar as informações salvas no backup, é preciso ter o equipamento em mãos.

2. Backup completo

Outra opção é realizar o backup completo, que consiste em extrair todas as informações possíveis e passar para um outro equipamento. Nesse caso, não são apenas os dados de um computador específico, mas sim do servidor completo, que possui toda a série de arquivos importantes para a continuidade das operações diárias da empresa.

O grande problema desse modelo de backup físico é a alta demanda de espaço em disco rígido para armazenar as informações. Até mesmo em um backup para micro e pequenas empresas, é preciso investir um valor considerável para conseguir efetuar esse modelo.

3. Backup em nuvem

Diferentemente dos outros modelos, o backup em nuvem é aquele que permite fazer o envio de dados por meio da internet, sem a necessidade de envolver dispositivos físicos. O destaque fica por conta da capacidade de armazenamento, que passa a ser praticamente ilimitado e do baixo custo, já que se trata da contratação de um serviço pago, conforme a demanda.

Além disso, o backup em nuvem traz mais uma série de vantagens como:

  • Mais segurança: o processo de envio de informações pelo meio digital torna o processo de backup ainda mais seguro, mantendo as informações em um ambiente repleto de prevenções em cada um dos servidores.
  • Mais eficaz: não só o envio de informações usando o backup em nuvem é mais eficaz como também o acesso às plataformas onde os dados são armazenados é muito mais rápido com esse modelo.
  • Custo direcionado para o volume consumido: com o modelo de backup em nuvem, fica muito mais fácil economizar custos, já que, ao invés de bancar uma infraestrutura de hardware de alto valor, basta pagar pela demanda utilizada.

Melhor solução de backup para micro e pequenas empresas

Depois de conhecer as diferenças entre cada opção, é importante saber qual a melhor solução de backup para micro e pequenas empresas.

É por isso que você precisa conhecer a solução Cloud Backup da Algar Telecom. Além de ter todas as suas informações protegidas na nuvem, é possível proteger em tempo real todos os dados dos seus smartphones, computadores e servidores.

Essa é a solução de backup para micro e pequenas empresas que ajuda os negócios em vários pontos, como:

  • Flexibilidade: se você possui um volume de demanda específico, o backup em nuvem oferece flexibilidade e economia, pois você só paga pelo que realmente utilizar.
  • Fácil manuseio: o sistema é simples e permite ver o histórico de utilização e acompanhar todas as informações necessárias de onde você estiver.
  • Proteção: as informações enviadas para o backup em nuvem ficam em completo sigilo por ter um modelo único de criptografia, liberando o acesso apenas para os usuários autorizados.

Agora que você já conhece o melhor tipo de backup para micro e pequenas empresas, acesse a página completa do Cloud Backup da Algar Telecom e monte um pacote com a quantidade de dispositivos que serão protegidos e com o volume de armazenamento que você precisa!

Deixe seu comentário