Posts Algar Telecom Algar Telecom | 2 de novembro de 2020

Marketing Digital para o varejo: como se posicionar nas redes sociais

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você quer colher bons frutos no marketing digital, não adianta só estar presente nas redes sociais. É preciso se posicionar e saber transmitir a essência da sua empresa.

Ao utilizar as estratégias certas, sua marca não precisa ficar limitada a postar apenas produtos. Afinal, o marketing digital oferece muito mais do que uma vitrine na internet.

Mas, para aproveitar todas as vantagens, você deve saber como fazer uma comunicação assertiva e coerente.

No post de hoje, vamos falar sobre o posicionamento nas redes sociais e compartilhar estratégias certeiras para você aplicar no seu negócio!

O que é posicionamento no marketing digital?

Antes de tratar do posicionamento de marca, vamos falar sobre o diferencial da sua empresa. O que a torna diferente das outras? Quais atributos constituem a alma da marca e são indestrutíveis?

Você deve fazer essas perguntas para descobrir os valores que estão por trás dos produtos, pois são eles que vão servir de guia para a comunicação nas redes sociais.

Afinal, o marketing digital deve ser consistente. Ainda que o formato dos conteúdos mude de um canal para outro, os valores transmitidos são os mesmos. É a partir deles que o consumidor consegue traçar um perfil para a sua marca.

Para se posicionar nas redes sociais, é necessário traduzir de forma racional a essência da empresa para chegar à proposta de valor: a razão pela qual uma pessoa deve comprar o seu produto e não o do concorrente.

Por ser adaptável ao contexto do mercado, a proposta de valor é dinâmica. E, portanto, o posicionamento no digital também. Isso significa que os esforços precisam ser o tempo todo atualizados para acompanhar as transformações do momento.

6 estratégias de posicionamento nas redes sociais

1. Escolha das redes mais adequadas

As marcas não devem se sentir obrigadas a estar em todas as redes sociais, a não ser que isso faça sentido para o negócio. Por isso, o primeiro passo do marketing digital é avaliar a compatibilidade do negócio com o público de cada rede social.

2. Produção de conteúdo

Além de vender seus produtos, lembre-se que você está usando as redes sociais para se relacionar com os consumidores. Portanto, pense nas necessidades deles para produzir conteúdos de valor, que tenham utilidade e os ajudem com alguma questão.

3. Uso de imagens de qualidade

Os elementos visuais são os que mais chamam atenção no marketing digital. Sendo assim, escolha com cuidado as imagens dos seus conteúdos. Elas precisam ter um aspecto profissional e instigar os usuários a comentar, clicar nos seus links, visitar a loja virtual, etc.

4. Stories mostrando os bastidores

Um jeito eficiente de alimentar as redes da sua empresa é postando stories diariamente. Para se aproximar dos seus clientes, use os stories para mostrar os bastidores da marca, as etapas pelas quais o produto passa até chegar ao cliente, como é o processo de produção.

5. Interação com os seguidores

Interagir com os seus seguidores é mais uma das estratégias que ajudam a sua empresa a se posicionar nas redes sociais. Não deixe de responder os comentários e as mensagens enviadas no privado. Além de estreitar os laços com os consumidores, isso aumenta a confiança que eles têm na sua marca.

6. Vendas pela loja do Instagram

O Instagram Shopping é mais uma das funcionalidades oferecidas para as contas comerciais. Com esse recurso, você consegue integrar o perfil no Instagram com a sua loja virtual. Ao marcar os produtos nas fotos dos posts, os clientes podem clicar na imagem e comprá-los com praticidade.

Então, preparado para usar essas estratégias? Além de fortalecer a sua marca, você vai ver o quanto elas ajudam a alavancar os resultados de forma rápida.

Ficou com vontade de aprender mais sobre o assunto? Conheça agora os fundamentos do marketing digital para pequenas empresas!

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