1. Home
  2. /
  3. Posts Algar Telecom
  4. /
  5. 5 dicas de livros sobre recuperação econômica e financeira


Artigos Escrito por Algar Telecom | 6 de maio de 2020

5 dicas de livros sobre recuperação econômica e financeira

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Não é segredo para ninguém que um maior conhecimento sobre o mundo financeiro pode ser obtido através de obras que vão além de apresentações de gráficos e termos técnicos. Na literatura atual, há diversas dicas de livros que falam sobre recuperação econômica e financeira — com alguns inclusive contextualizando o cenário político, posicionando o leitor sobre qual passo deve tomar a depender das decisões do governo de seu país e também de fora.

Um bom empreendedor precisa “beber” de variadas fontes a fim de aumentar sua expertise sobre o mundo dos negócios e garantir que a sua empresa seja mais equilibrada e competitiva. Livros com autores renomados podem oferecer esse suporte e trazer ensinamentos essenciais para o seu dia a dia.

Ficou curioso? Então, continue lendo e confira as nossas dicas de 5 livros sobre recuperação econômica e financeira. Boa leitura!

1. Antifrágil | Coisas que se beneficiam com o Caos, Nassim Taleb

Antifrágil | Coisas que se beneficiam com o Caos (Antifragile: Things That Gain From Disorder, no original) é um best seller do pesquisador e analista de mercado Nassim Nicolas Taleb.

Na obra lançada em 2012, o escritor libanês aborda a antifragilidade como um conceito importante para o aprendizado humano e sua superação em momentos difíceis. O autor defende a ideia como algo que está além da resiliência, pois o indivíduo sai ainda mais forte após uma “queda”.

O interessante é que a leitura apresentada no livro pode ser interpretada tanto para uma recuperação econômica e financeira, como para a existência do homem como espécie.

2. Adapte-se | Tim Harford

Escrito por Tim Harford e lançado em 2015, “Adapte-se: por que todo sucesso começa com um fracasso” é um livro que traz uma escrita simples e que reforça o conceito de que nenhuma vitória é conquistada por meio de soluções prontas.

Na sua obra, Harford faz questão de mostrar que as dificuldades fazem parte da jornada de qualquer empresário ou cidadão comum. E que o fracasso pode ser o começo do aprendizado para uma pessoa alcançar, por exemplo, uma recuperação econômica e financeira ou até qualquer outro êxito pessoal.

Leia também: 6 dicas de livros para superar crises em negócios

3. O Ponto da Virada | Malcolm Gladwell

Lançado em 2006, o livro “O Ponto da Virada” traz a visão do jornalista Malcolm Gladwell em relação às grandes mudanças que ocorrem na vida de uma pessoa, empresa ou sociedade em geral.

Gladwell traz o questionamento sobre o “ponto de virada” para uma discussão mais ampla, forçando o eleitor a entender a importância em identificar esse momento decisivo na vida, no trabalho ou em alguma ação específica.

4. O Obstáculo é o caminho | Ryan Holiday

Como o estoicismo e as palavras do imperador romano Marco Aurélio podem lhe ajudar a ser bem-sucedido em algo essencial, por exemplo, uma recuperação econômica e financeira?

É partindo desse princípio — não necessariamente sobre finanças — que o escrito Ryan Holiday discorre o seu livro “O Obstáculo é o caminho”. Lançado em 2014, a obra mostra, entre outras coisas, como o ex-presidente dos EUA Bill Clinton e outras personalidades utilizam os princípios do estoicismo e os ensinamentos do imperador Marco Aurélio para transformar os obstáculos em vantagens.

5. Freakonomics | Steven Levitt e Stephen J. Dubner

Traduzido ao pé da letra como “economia excêntrica”, Freakonomics é um livro escrito pelo jornalista Stephen J. Dubner e pelo economista Steven Levitt. Seguindo a ideia do título, Freakonomics traz uma abordagem diferente do mundo da economia e finanças por parte dos autores.

Ao invés de falar sobre termos técnicos, fórmulas ou conceitos mais elaboradores, Dubner e Levitt defendem teses polêmicas para explicar as mudanças sofridas na economia mundial ao longo dos anos.

Enfim, essas foram as nossas 5 dicas de livros sobre recuperação econômica e financeira — e um pouco mais. Reserve um tempo na sua agenda para se aprofundar em alguns desses títulos e absorve maior conhecimento sobre o mercado financeiro e outras questões essenciais no seu dia a dia. Não se esqueça: uma boa leitura é sempre bem-vinda.

Gostei do conteúdo de hoje sobre dicas de livros sobre recuperação econômica e financeira? Que tal continuar no mundo da literatura e conferir dicas de livros para empreendedores.

gestão financeira

Deixe seu comentário