Artigos Algar Telecom | 7 de maio de 2020

Período de home office: como reduzir a geração de resíduos dentro de casa?

Tempo de leitura: 5 minutos

Diante do cenário atual da pandemia da COVID 19, muitas empresas adotaram o home office para os seus funcionários no período de quarentena, ou seja, o trabalho em casa. Atualizada com tudo isso, a Algar Telecom também colocou os associados que podem exercer suas atividades remotamente no mesmo regime.

O fato é que com a recomendação dos órgãos de saúde pela permanência dentro de casa, o home office se tornou muito mais “home”, com o profissional correndo o risco de gerar resíduos em uma escala nunca antes imaginada.

Claro que isso não é uma situação benéfica. Quanto maior o número de resíduos gerados, maior também é o risco para os profissionais que trabalham no recolhimento, bem como, para a sociedade em geral. É preciso que as empresas conscientizem os seus funcionários nesse sentido.

Quer saber como instruir os seus colaboradores a reduzir a geração de resíduos dentro de suas casas? Continue lendo e confira as nossas dicas sobre o assunto.

Boa leitura!

Como reduzir a geração de resíduos em períodos de home office?

O primeiro ponto que você deve entender é que isso é muito mais fácil quando já há por parte do profissional uma consciência para a redução de resíduos no dia a dia. Assim, só é preciso adaptar as práticas para o período do home office.

Então, vale a pena continuar investimento nessas ideias mesmo após a pandemia. Confira as nossas dicas.

Consumo consciente

Pode parecer lógico dizer, mas: quanto menos você compra, menos lixo produz. É algo óbvio, mas dificilmente nos lembrando durante a rotina do dia a dia.

Por isso, durante um período mais longo de home office, é importante analisar o que realmente é necessário levar para casa e o que é supérfluo. Isso não só ajuda na redução de resíduos, como também traz um alívio nos gastos financeiros.

Leia também: FERRAMENTAS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA SEU HOME OFFICE EM TEMPOS DE COVID-19

Produtos orgânicos e feiras livres

Não há nada melhor do que consumir frutas fresquinhas durante o trabalho em home office, não é mesmo? Porém, ao comprar esses produtos no mercado, normalmente, você também leva para casa diferentes embalagens.

Não é preciso gerar esse tipo de resíduo. Prefira comprar nas pequenas feiras próximas a sua casa ou distribuidores de produtos orgânicos.

Como são consideradas atividades essenciais, as feiras também estão liberadas na maior parte dos Estados — mas é preciso sempre se proteger durante as compras.

Embalagens retornáveis e reutilização

Para reduzir os resíduos durante o home office não é preciso deixar de consumir o que gosta. Basta diminuir as compras supérfluas e dar preferência a produtos com embalagens retornáveis.

A maior parte das empresas que implementa esse conceito trabalha com a logística reversa, garantindo que os resíduos sejam recolhidos e tenham o destino correto.

Além disso, é importante praticar a reutilização de materiais. Sementes e cascas de frutas podem se transformar em adubos para pequenas hortas, assim como roupas mais antigas podem se transformar em pijamas e outras ideias.

Quais outras práticas sustentáveis podem ser aplicadas tanto na empresa quanto em casa?

Na Algar Telecom todos os profissionais são instruídos com práticas sustentáveis, que ajudam a empresa a trazer menos impacto ao meio ambiente.

Você também pode fazer o mesmo com os seus profissionais. Confira algumas dicas que podem ser aplicadas tanto dentro da empresa quanto no home office.

Separação seletiva

Na separação seletiva, cada tipo de resíduo é colocado em uma lixeira. Basicamente, a divisão consiste em:

  • resíduos recicláveis;
  • não recicláveis;
  • orgânicos.

Isso não só facilita o trabalho dos profissionais de coleta, como também permite o maior aproveitamento de resíduos recicláveis.

Menor uso de sacolas descartáveis

Mesmo sem comprar produtos que não precisam de embalagens, é possível acumular uma quantidade grande de sacolas plásticas na empresa ou em casa.

Então, seja no dia a dia profissional ou no home office, é sempre indicado utilizar sacolas de pano ou de material biodegradável durante as compras.

Doações

Grandes empresas conseguem contribuir bastante com a sociedade ao realizar diversos tipos de doação. Mas isso pode ser feito por negócios de todos os tamanhos — também não é necessário esperar períodos de pandemia para isso.

Um funcionário em home office consegue fazer o mesmo. Roupas, brinquedos e alimentos podem ser bem aproveitados por outras pessoas. Além disso, hoje existem associações e grupos que trabalham exclusivamente com o recebimento e o repasse de doações.

Enfim, um período mais extenso de home office não precisa ser algo fora do normal. Bons hábitos podem ser seguidos tanto na empresa quanto dentro de casa. Por isso, vale a pena investir em instruções e dicas para que os seus colaboradores contribuam com a redução de resíduos durante a pandemia de Covid-19.

Gostou do artigo? Que tal agora entender se os seus colaboradores estão preparados para a transformação digital?

empresas

Deixe seu comentário