Negócios Algar Telecom | 30 de agosto de 2021

Empreendedorismo digital: tudo o que você precisa para iniciar

Tempo de leitura: 5 minutos

Durante os últimos anos, o home office tornou-se cada vez mais presente no cotidiano das empresas. Com a pandemia da Covid-19, a migração para esse sistema de trabalho foi exponencial, o que também acabou incentivando o empreendedorismo digital. 

Antes desse período, o home office já vinha sendo adotado como um sistema de trabalho por muitos negócios.

Além disso, o trabalho remoto pode ser realizado de qualquer lugar, necessitando apenas de uma boa conexão com a internet. Fato que criou oportunidades para o surgimento de diversos tipos de empreendedorismo digital.

Segundo pesquisa realizada pela empresa HeroSpark, Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, 54% dos empreendedores digitais começaram seu negócio há menos de um ano, impulsionados pela crise financeira devido à pandemia mundial.

O que é o empreendedorismo digital?

Esse tipo de empreendedorismo nada mais é do que ter um negócio inteiramente digital. Dessa forma, o funcionamento da empresa e seus processos são realizados digitalmente. 

Assim como nas empresas físicas, os empreendedores digitais têm como objetivo obter lucro com um baixo investimento e trabalhar com mais flexibilidade e simplicidade. Atualmente, já existem vários modelos de negócios inteiramente digitais, originados de uma boa ideia inovadora.

Portanto, o empreendedorismo digital oferece muitos  benefícios por não necessitar de uma grande equipe ou até mesmo uma estrutura física para funcionar, por exemplo. 

Quais são as vantagens de ser um empreendedor digital?

Como visto anteriormente, o trabalho remoto pode proporcionar muitos benefícios que, além de ajudar no conforto individual, também auxiliam a reduzir gastos para o empreendedor. 

Seus benefícios mais notáveis são:

  • Custo de investimento baixo;
  • Crescimento rápido;
  • Flexibilidade de horário;
  • Aceitação do público para consumo online;
  • Conciliação de atividades profissionais e pessoais;
  • Realização de vendas sem limites geográficos;
  • Transações simplificadas com pagamento online.

Estas vantagens somadas  ao fato de que o consumo está cada vez mais digital, com certeza, podem convencer você a investir no empreendedorismo digital.

Quais são os tipos de empreendedorismo digital?

Quando o assunto é negócio digital, há vários tipos de nichos que podem ser explorados. Alguns já conhecidos, como vender ou revender produtos online ou, até mesmo, oferecer consultoria, caso você já seja especialista em algum assunto.

Os mais comuns são: 

  • E-commerce;
  • Marketplace;
  • Afiliados;
  • Parceiros;
  • Revendedores;
  • Influenciador digital;
  • Produtor de conteúdo;
  • Infoprodutos;
  • Consultoria;
  • Aplicativos;
  • Cursos.

Ou seja, mesmo que você nunca tenha trabalhado com empreendedorismo digital, pode decidir entre várias opções e adaptar para o seu próprio modelo de negócio.

O que é preciso para ser um empreendedor digital?

O empreendedorismo digital ainda tem uma baixa barreira de entrada, porém o que diferencia o profissional de sucesso é uma combinação de fatores que requer um bom planejamento.

Ter uma ideia é algo muito positivo, porém não é o suficiente. Devido a todos os benefícios dos negócios digitais, há muita competitividade e alguns mercados estão se tornando saturados.

É preciso, principalmente, pesquisar muito, conhecer o mercado e escolher um negócio rentável. Porém, o fator principal para o empreendedorismo digital, sem dúvidas, é ter afinidade com a ideia e com o nicho de mercado escolhido. 

1. Flexibilidade para tomada de decisão

O mundo digital passa por mudanças constantes que acontecem de maneira rápida e inesperada. Ser adaptável a novidades e não ter medo de correr riscos é essencial para sobreviver no mercado digital.

Ou seja, você deve saber analisar as oportunidades de mercado e tomar decisões estratégicas que podem ter um grande peso no seu negócio.

2. Adaptabilidade de ambientes e rotinas

Ter um negócio digital não é uma jornada fácil. A flexibilidade de horário é um grande benefício, porém é preciso ter muita dedicação, estudo e gostar de trabalhar. 

Também é  necessário estabelecer rotinas, com horários definidos. E, mais importante ainda, ter um ambiente propício para o trabalho, possibilitando a produtividade no home office. Ótimas opções são  montar um escritório ou ir a  um coworking ao invés de “trabalhar” no sofá da  sua casa.

3. Inovação para os negócios

Todo empreendimento precisa de boas ideias, até mesmo os que já estão estabelecidos no mercado. Trazer inovações para a empresa faz parte do processo do empreendedorismo digital e é importante para que o negócio tenha sucesso e relevância no nicho em que atua.

Estudar o mercado e as novas tendências, saber analisar as oportunidades e ter ideias, podem, até mesmo, inserir a empresa em um novo nicho de atuação. Por isso, é importante estar atento, ter um olhar crítico para acompanhar as novidades e para implementar inovações.

4. Inconformidade para crescimento constante

Ter um negócio que deu certo e está trazendo resultados é muito bom, mas não deve ser o suficiente. Uma das partes mais importantes do empreendedorismo digital é não se conformar com o “bom”

O dono de um negócio tem que estar sempre em busca de melhorias, novas ideias e crescimento para sua empresa. 

5. Altruísmo para gestão de equipe

Em algum momento da sua jornada, você precisará de ajuda e será necessário uma estrutura de colaboradores para manter seu negócio. Por isso, é preciso saber lidar com pessoas da melhor maneira possível em um “ambiente” corporativo.

Fazer cursos ou workshops para ajudar na gestão remota de pessoas é um passo importante, caso você queira realmente investir no empreendedorismo digital.

A solução 

Ao entender melhor as necessidades do empreendedorismo digital, a Algar Telecom lançou o Parceiro Premium

Ele combina um portfólio de soluções em tecnologia com alta demanda e qualidade, um acompanhamento com mentores. Além de acesso exclusivo a treinamentos, materiais de divulgação, área de membros com estrutura completa, eventos e suporte em vários canais.

Se tornando parceiro da Algar, ainda é possível contar com ganhos mensais recorrentes de até 25% em comissões, e melhor ainda, o processo de inicialização e divulgação é fácil e simples.

Além de toda estrutura e assistência de uma empresa com mais de 90 anos de mercado, você conta com  uma página de vendas com grandes possibilidades de potencializar  seus ganhos e a mensuração de resultados. 

A Algar Telecom oferece toda a estrutura e apoio para os pequenos e médios empreendedores no mercado digital, que ainda têm muito a crescer. Essa parceria gera um grande impulso para aqueles que querem se profissionalizar e se destacar no empreendedorismo digital. 

Uma empresa com a experiência e profissionais especializados como a Algar pode ser uma grande parceira. Confira outras soluções que a Algar oferece para gestão empresarial.

Deixe seu comentário