Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como manter uma relação de sociedade saudável

Algar Telecom | 7 de junho de 2016

Existem muitas vantagens em abrir uma empresa em sociedade. Cada empresário tem sua visão de negócio e traz diferentes experiências profissionais e conhecimentos técnicos. Entretanto, com o tempo, essa relação pode se desgastar e isso se refletir no negócio. Confira algumas dicas de como manter esse relacionamento funcionando da melhor maneira possível para os sócios e para o empreendimento:

Mantenham uma relação de confiança e transparência

A confiança só será alcançada se houver transparência na relação. Por isso, não há sentido em manter segredos profissionais ao longo da sociedade. Por exemplo: se cada sócio tiver uma opinião sobre o que devem pedir durante uma negociação com clientes ou fornecedores, é necessário que haja uma reunião anteriormente para acertar esses detalhes e ninguém saia insatisfeito.

Façam as mesmas contribuições financeiras

Um dos pontos que causam mais desavenças entre os sócios é a diferença do investimento que cada um fez no negócio. Se um dos empreendedores, por exemplo, realizar uma contribuição financeira maior que a do outro, pode ser que ele se sinta superior e no direito de fazer exigências sobre os rumos da empresa. Por isso, para que os interesses comerciais dos sócios estejam sempre alinhados, é preciso que eles assumam riscos financeiros iguais.

Dividam o trabalho igualmente

O volume de trabalho que os empreendedores têm quando lideram uma empresa é enorme. Por isso, é importante que os sócios dividam essas tarefas entre si de maneira igual. Se um dos sócios perceber que sua jornada de trabalho é maior, isso irá gerar um sentimento de injustiça e resultará em conflitos.

Se comuniquem

Em uma sociedade, a comunicação deve ser sempre valorizada. Por isso, é essencial que os sócios da empresa reservem um tempo para conversar com tranquilidade. Essas reuniões devem ter uma constância e serem valorizadas. Caso contrário, quanto mais tempo os empreendedores ficarem sem conversar, maior será a incompatibilidade de ideias e pensamentos.

Assim como qualquer outra relação, uma sociedade também precisa ser trabalhada constantemente para que seja saudável e perdure. O estresse e as grandes responsabilidades que vêm com a função do empreendedor podem ser obstáculos para isso, no entanto, é preciso pensar no bem maior da empresa e estar sempre disposto ao diálogo.

E você, já teve ou ainda mantém uma sociedade? Comente e conte-nos sobre sua vivência!

empresas

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: