1. Home
  2. /
  3. MGE
  4. /
  5. Dia mundial do meio ambiente: responsabilidade e empatia social


Artigos Escrito por Algar Telecom | 5 de junho de 2016

Dia mundial do meio ambiente: responsabilidade e empatia social

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje, dia 05 de junho, é comemorado o dia mundial do meio ambiente. Incentivar atitudes sustentáveis e torná-las parte do cotidiano é tido cada vez mais como essenciais, além de ajudarem a reduzir drasticamente o impacto no meio ambiente. Sejam ações praticadas por empresas, governo ou pessoas, a atuação sustentável deve ser sempre incentivada e compartilhada para tornar o mundo mais equilibrado.

A sustentabilidade nas empresas

Muitas empresas já têm demonstrado essa preocupação, fomentando iniciativas de cuidado ao meio ambiente em suas operações. Sempre na busca de produzir mais e melhor, reduzindo o desperdício e utilizando de modo racional os recursos como água, energia e matérias-primas.

As empresas brasileiras, públicas e privadas, abraçaram a causa da sustentabilidade. Hoje, o desafio é desenvolver produtos que promovam mudanças ambientais, ou que tenham um design voltado para reaproveitar materiais, utilizar menos matéria-prima, promover cadeias produtivas que respeitem a natureza. Nesse sentido, a sustentabilidade corporativa prova que este é um processo em todos ganham: ganham as empresas (em competitividade, rentabilidade e imagem), ganham as pessoas em qualidade de vida e ganha o planeta.

Leia também: 4 práticas de sustentabilidade que você pode adotar na sua MPE

São muitas as atitudes sustentáveis que estão ao alcance das empresas:

  • Tratar os principais resíduos decorrentes de sua produção;
  • Reciclar o lixo e reutilizar a água;
  • Buscar utilizar formas alternativas de energia, dando ênfase a fontes renováveis;
  • Investir em pesquisa e desenvolvimento voltados à inovação com foco em sustentabilidade, o que pode agregar novos mercados aos seus produtos, uma vez que muitos consumidores já priorizam empresas que estejam atentas à questão;
  • Analisar o ciclo de vida de seus produtos, verificando seus impactos desde a fabricação até o descarte.

Além de tratar a sustentabilidade como pauta importante dentro das corporações, as empresas também podem promover ações ambientais que tenham por objetivo suavizar o impacto de suas atividades, como o plantio de árvores ou envolvimento de seus colaboradores em ações de voluntariado voltadas ao meio ambiente, como a limpeza de uma área degradada, na educação ambiental de crianças e adolescentes ou mesmo na disseminação de informações sobre o tema. Mais uma vez, todos têm a ganhar.

A Algar Telecom, por exemplo, há 60 anos, baseia seus negócios em um modelo de gestão sustentável. Ganhadora de vários prêmios, que reconhecem seus esforços na busca de um planeta melhor, tais como: 17º Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente (1º Lugar na categoria Convergência Regional), Prêmio Best Innovator 2015 (Melhor Telecom e 8ª Empresa Mais Inovadora do Ano), Guia Exame de Sustentabilidade 2015 (Empresa Mais Sustentável do Setor de Telecomunicações e Empresa-modelo na categoria Ética e Transparência), entre outros.

Mas não se esqueça do básico

Com grandes corporações desenvolvendo projetos robustos em relação ao meio ambiente, a população também possui sua contribuição especial, pequenas mudanças de hábitos,  como diminuir o tempo do banho ou levar sacolas reutilizáveis ao supermercado ajudam a preservação do meio ambiente. Todo esforço é válido.

Portanto, não hesite em tentar inserir práticas simples e sustentáveis no seu dia a dia, tais como:

  • Utilizar ao máximo o transporte público, a fim de diminuir a quantidade de carros nas ruas e evitar que seus poluentes prejudiquem o meio ambiente;
  • Economizar na conta de luz, tirando da tomada tudo que não estiver usando durante o dia, como televisores, micro-ondas, fogão e computadores;
  • Desligar a torneira ao escovar os dentes;
  • Evitar lavar a calçada com frequência, dando preferência ao uso de baldes com água ao invés de mangueiras;
  • Consertar vazamentos e não deixar a torneira pingando;
  • Consumir verduras, legumes e frutas da estação e regionais: que além de mais saborosos, têm preços mais baixos e um custo reduzido com transporte.
  • Elaborar lista de compras, para adquirir apenas o necessário e evitar o desperdício.

Além dessas práticas simples, que podem ser facilmente adotadas na rotina, questionar suas atitudes faz com que agir de maneira sustentável seja um hábito natural. Ao consumir qualquer tipo de produto, é importante avaliar seus impactos, seja nos indivíduos, nas relações sociais, na natureza ou na economia. Consumir solidariamente, ou seja, pensando no próximo, também é uma maneira de ser sustentável e cuidar das próximas gerações.

https://www.algartelecom.com.br/empresas?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=algarempresa

Deixe seu comentário