A Microsoft, sem dúvidas, oferece algumas das melhores ferramentas de produtividade para usuários corporativos. Sua suíte de aplicativos para escritório oferece soluções para edição de texto, planilhas, apresentações e muito mais. A empresa, comumente, oferece esses produtos em duas formas de distribuição: Microsoft Office e Office 365.
Entender as particularidades desses dois modelos de distribuição é essencial para que sua empresa escolha aquele que atende melhor às suas necessidades e oferece mais vantagens.
Continue a leitura para descobrir quais são as principais diferenças entre o Microsoft Office e o Office 365 e, assim, conseguir escolher qual a melhor solução para a sua empresa!
O Office é um pacote de escritório para desktop da Microsoft que contém ferramentas que podem ser instaladas de forma única no seu PC ou estação de trabalho sem ter que se preocupar com pagamentos futuros sobre licenças de uso.
O Office está disponível em diferentes tipos de pacotes, tais como:
Ao comprar uma licença de uma dessas distribuições, você pode usar suas ferramentas perpetuamente. A desvantagem é que quando saem novas versões, você não irá receber as atualizações. Para ter acesso às novas ferramentas e recursos, você precisa comprar uma nova licença.
As versões mais recentes do Microsoft Office são Office 2013, Office 2016 e Office 2019.
O Office 365, por outro lado, é um serviço baseado em assinatura disponibilizado pela Microsoft para indivíduos e empresas.
Este serviço é perfeito para empresas de todos os tamanhos, escolas, startups e organizações sem fins lucrativos. Porém, também existem planos do Office 365 personalizados para uso pessoal.
Assim como há diferentes tipos do Microsoft, aqui também temos diferentes planos do Office 365, cada qual com sua particularidade. As principais opções para uso empresarial são:
Como você pode perceber, no Office 365, em alguns planos, você tem a opção de usar os aplicativos online e, ainda assim, pode instalá-los em seu PC em alguns planos.
A grande vantagem é que você terá acesso a todas as atualizações e melhorias do seu plano, sem precisar pagar a mais por isso.
Agora que você conhece cada uma das soluções, confira a seguir as principais diferenças entre elas:
O Office (2013, 2016, 2019) são suítes que você compra, instala no seu PC e usa para a vida toda. O Office 365, por outro lado, é um serviço baseado em nuvem que exige pagamentos mensais ou anuais (à sua escolha) para usar todas as ferramentas e aplicativos da Microsoft por um período limitado de tempo, sem precisar instalar no seu PC.
A vantagem do Office 365 nesse quesito é que não é necessário fazer um grande investimento inicial, o que é muito bom para seu fluxo de caixa. Pagando uma pequena parcela mensal por usuário, você já pode contar com os recursos disponíveis no plano escolhido.
Essa diferença, aliás, é ainda mais relevante caso você efetue contratações temporárias. Dessa forma, em vez de ter um alto custo com a compra de uma licença, você pode pagar pequenos valores somente durante o tempo que os colaboradores estiverem atuando na empesa.
Embora isso possa não ter sido claramente indicado acima, o Office 365 pode ser usado apenas online, enquanto o MS Office pode ser usado independentemente do status de conectividade com a Internet do seu PC.
Dito isto, o “lado online” do Office 365 é vantajoso, pois você pode acessar aplicativos, ferramentas e arquivos de quase qualquer dispositivo com conexão à Internet.
Para o Office, depois de instalar uma versão, atualizações de segurança e correções de bugs são as melhores vantagens extras que você terá. A menos que você compre uma nova versão sempre que houver, não poderá experimentar novos recursos.
Com o Office 365, por outro lado, você tem acesso às novas atualizações e aos novos recursos assim que eles são lançados pela Microsoft.
Como você pôde perceber, o Office 365 oferece grande vantagem sobre o Microsoft Office. Com ele, além de você contar sempre com as últimas atualizações e recursos, você ainda utiliza as ferramentas de forma online, o que contribui para o trabalho colaborativo e aumento da produtividade.
O plano a ser escolhido depende exclusivamente das necessidades de sua empresa. Para descobrir qual o ideal para sua empresa, clique aqui e confira nossas dicas.
Deixe seu comentário