MPE Algar Telecom | 21 de fevereiro de 2020

Marketing Digital: a importância para pequenas e médias empresas

Tempo de leitura: 5 minutos

Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre marketing digital. Mais que isso, é bem capaz de a sua empresa utilizar ou já ter utilizado algumas das ferramentas mais importantes dele como é o caso das mídias sociais e dos e-mails marketing.

Considerado um dos recursos mais valiosos para as pequenas e médias empresas, o marketing digital, quando usado da maneira correta, também apresenta um ótimo custo-benefício com um retorno sobre investimento muito positivo.

Mas você sabe como ele funciona e quais vantagens pode trazer para o seu negócio?

Criamos este artigo para você descobrir justamente por que apostar nessas ações. Além disso, destacamos as principais estratégias que podem ser aplicadas na sua empresa. Confira!

O que é marketing digital

O marketing digital pode ser entendido como um conjunto de estratégias de marketing voltadas para o universo online. Os objetivos são bem parecidos com os do marketing tradicional, porém os meios usados para atingi-los são diferentes.

Graças às ferramentas disponíveis hoje em dia, as estratégias de marketing digital conseguem gerar ótimos resultados. Por não exigir investimentos muito altos, podemos considerá-lo uma excelente maneira de impulsionar as vendas das pequenas e médias empresas.

Por meio das redes sociais, do blog, dos e-mails marketing e da otimização de website, por exemplo, sua empresa pode conquistar cada vez mais visibilidade e encontrar mais rápido os clientes ideais.

Principais vantagens do marketing digital

Entre suas maiores vantagens, podemos destacar o alto poder de segmentação. Ou seja, você pode criar estratégias para cada tipo de público, impactando quem realmente é importante para sua empresa.

Com isso, você gera uma audiência qualificada para o negócio, atraindo as pessoas com mais probabilidade de comprar da sua empresa.

Outra grande vantagem é poder mensurar os resultados das ações como o número de pessoas que acessaram seu site por meio de um anúncio no Google. No marketing tradicional, isso seria impossível porque os resultados são mais imprecisos. Você não conseguiria descobrir o percentual de usuários que acessaram seu site por meio de um comercial na TV ou uma campanha paga em outdoor, por exemplo.

Leia também: Saiba o que é marketing de afiliados

Conheça as principais estratégias para aplicar na sua empresa

Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem como objetivo atrair pessoas por meio de conteúdo. Ele faz os consumidores encontrarem sua marca (e não o contrário, como no marketing tradicional), sendo também conhecido como marketing de atração.

Para isso, a primeira coisa a se fazer é entender as necessidades dos consumidores. Só depois de conhecê-los muito bem é que você deve impulsionar a comunicação com eles, sempre buscando oferecer uma solução para os problemas apresentados.

A partir de técnicas como SEO (Otimização para Motores de Busca, em inglês), você pode fazer sua empresa aparecer em destaque nos principais buscadores, como o Google. O objetivo final de todo esse conjunto de esforços é converter simples usuários em clientes fiéis.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é outra peça-chave do Marketing Digital. Isso porque ele atrai o público, conquista novos clientes e, por fim, aumenta as vendas da empresa por meio de conteúdos ricos e relevantes para o público.

Você pode estar se perguntando qual é a diferença entre ele e o Inbound Marketing, o que é perfeitamente normal. De maneira geral, esses dois conceitos ainda se confundem muito porque são relativamente novos no mercado. Mas podemos entender o Marketing de Conteúdo como o “combustível” do Inbound Marketing.

Ou seja, enquanto o Inbound compreende diversas ações de atração (anúncios no Google, mídias sociais, etc.), o Marketing de Conteúdo faz parte dessa engrenagem. Ele informa, educa e prepara seu cliente até o estágio de compra.

A ideia é produzir conteúdos relevantes, úteis e que ajudem o consumidor a resolver seus problemas. Isso pode ser feito por meio de blog posts, e-books, infográficos e vídeos, por exemplo.

Redes Sociais

Quando se trata de marketing digital, as mídias sociais (ou rede sociais, como são popularmente conhecidas) costumam ser as ferramentas mais lembradas. Embora elas sejam vistas apenas como um meio de se comunicar com as pessoas, as mídias sociais são um dos recursos mais importantes na estratégia de atração e captação de clientes.

Afinal de contas, boa parte das pessoas possui smartphones e consome conteúdo em grandes plataformas como Facebook, Instagram e Twitter. Para se ter uma ideia, o Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina. Ou seja, o potencial de atração e captação de novos clientes é gigantesco. Por isso, é fundamental estar presente nas mídias sociais mais usadas pelo seu público. 

Dessa forma, sua empresa consegue não apenas compartilhar o melhor conteúdo, mas também gerar bastante engajamento entre os usuários.

Agora que você já sabe o que é marketing digital e conhece suas principais estratégias, que tal ler dicas importantes para fazer seu negócio digital crescer mais rápido? Leia o conteúdo completo clicando aqui.

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