Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Gestão Financeira: o planejamento para 2020 começa agora

Algar Telecom | 24 de fevereiro de 2020

MPE

A gestão financeira é o conjunto de ações, estratégias e procedimentos administrativos que tem como objetivo o equilíbrio financeiro de um negócio. Com o início de 2020, as empresas precisam se mexer para desenvolver novas ideias e garantir que o novo ciclo financeiro seja melhor que o anterior.

O ideal é que a sua empresa já tenha essas estratégias definidas antes de reiniciar as atividades, porém sempre há tempo para modificações e decisões mais condizentes com o perfil do seu negócio.

Se você ainda não definiu todas as ações sobre a nova gestão financeira da sua empresa ou busca alternativas para melhorar o seu plano, continue lendo este artigo e confira algumas dicas para criar um bom planejamento. Além disso, saiba como a tecnologia pode ser essencial para o seu sucesso em 2020. Boa leitura!

Quais as melhores ações para um planejamento seguro em 2020?

É no planejamento financeiro que você define os caminhos ideais para chegar ao final de 2020 com uma gestão financeira equilibrada e apresentando bons resultados. É por isso que a sua criação se torna tão importante no início do ano! Confira algumas dicas:

Defina metas realistas e objetivas

Todo mundo deseja alcançar o ápice, bater recordes de vendas e de lucratividade. No entanto, para atingir bons números é preciso trabalhar dentro da sua realidade.

Um ponto que não pode faltar no seu planejamento para a gestão financeira é a definição de metas objetivas e alcançáveis. Não adianta “sonhar” com um fluxo de caixa abundante. A visão de negócio tem que ser realista. 

Por essa razão, considere a situação do mercado e do seu negócio. Além disso, defina o período que cada meta ficará vigente — pode ser mensal ou até semestral, opte pela que se adéqua melhor ao perfil da equipe de trabalho.

Faça projeções de cenários

O estudo de previsibilidade também é algo que pode fazer toda a diferença ao longo do ano, por isso ele não pode ficar de fora do seu planejamento financeiro. Mas é importante que se siga a mesma ideia das metas: trabalhe dentro da sua realidade.

Essa estratégia consiste na análise de possíveis cenários com que a sua empresa pode se deparar durante todo o ciclo. Entre outras coisas, é uma metodologia que ajuda a alinhar e a definir o nível de gastos da empresa, bem como o tamanho da receita necessária.

Mantenha o controle do fluxo de capital

O capital da sua empresa passa por diferentes pontos: contas do banco, valores a receber, fluxo de caixa, pagamentos atrasados, entre outros.

É trabalho da gestão financeira garantir que esse montante seja devidamente adquirido pelo seu negócio. Para isso, você deve definir no planejamento como esse controle será feito e quais métricas serão utilizadas para avaliar se o trabalho corresponde aos resultados esperados.

Não é uma tarefa fácil. Mas essa dificuldade é superada quando a sua empresa conta com soluções inteligentes que automatizam o controle financeiro.

Continue lendo e entenda mais no próximo tópico.

Qual a importância da tecnologia para a gestão financeira?

Como vimos, a criação e a execução de um planejamento financeiro não são procedimentos simples. Manter o controle de fatores tão importantes, como fluxo de caixa e contas a receber, é algo que exige muita disciplina.

É nesse momento que a participação da tecnologia faz toda a diferença. Com soluções que apresentam funcionalidades intuitivas, a sua empresa consegue gerir tudo que envolve o setor financeiro de forma descomplicada e eficiente.

Se você contar com uma plataforma online, como a Gestão Financeira, da Algar Telecom, tudo fica ainda mais fácil. O acesso a documentos fiscais, de compras e vendas, e estoque, por exemplo, é feito a qualquer hora e de qualquer lugar, otimizando por completo o tempo e a produtividade de todos.

Garantir um planejamento sólido e eficaz para a gestão financeira da sua empresa é o primeiro passo para ter um 2020 tranquilo e com altas perspectivas. Analise as dicas apresentadas e invista agora mesmo em uma solução financeira capaz de transformar a eficiência do seu negócio.

Complemente o que você aprendeu neste artigo com as 3 ferramentas mais indicadas para ajudar você na gestão financeira da empresa

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: