Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Impacto digital nos pequenos negócios

Algar Telecom | 18 de dezembro de 2019

MPE

O uso contínuo da tecnologia já foi visto como algo exclusivo das grandes corporações, fora do alcance dos pequenos negócios.

Em alguns casos, não se tratava apenas de condições financeiras, e sim de mentalidade de gestão. Acreditava-se que a inovação digital era algo só para empresas do setor de TI e comunicação, e que os outros segmentos poderiam desenvolver bons trabalhos sem se preocupar com essa transformação. 

Atualmente, essa realidade mudou. Já é um fato conhecido por todos que a tecnologia influencia qualquer setor. Ou seja, não há mais distinção entre grandes ou pequenos negócios. Quer entender melhor? Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.

Como a era digital impacta os diferentes segmentos?

Como explicado, se no passado havia alguma dúvida sobre o impacto digital em diferentes segmentos, hoje é um ponto de unanimidade. A era digital é para todos, não existe setor que não seja influenciado de alguma maneira por essa nova realidade.

Na verdade, a revolução tecnológica transformou por completo a nossa sociedade. A forma de pensar, agir e socializar das pessoas mudou.

Essa “interferência” é uma das razões que fizeram todo o mercado ser impactado. Agora, independentemente do segmento, toda empresa precisa se preocupar mais com:

  • processos produtivos;
  • oferta e divulgação;
  • atendimentos;
  • experiência;
  • imagem.

Além disso, a forma de se comunicar evoluiu. Se antes a interação entre clientes e empresas ficava restrita a telefone e contato direto, a era digital possibilitou um número considerável de novos canais — com a possibilidade de estarem conectados 24 horas por dia.

Por isso, não há exclusividade de setor. Claro, grandes e pequenos negócios de áreas como comunicação e tecnologia precisam se mostrar mais atentos e atualizados com a inovação.

Mas como a transformação digital não se trata apenas de inclusão tecnológica, segmentos que historicamente eram considerados mais afastados, precisam também se preocupar com os fatores citados anteriormente, por exemplo:

  • o agronegócio;
  • a indústria;
  • a saúde.

Quais vantagens a evolução digital oferece para os pequenos negócios?

Com certeza, a principal vantagem que a era digital trouxe para os pequenos negócios é a possibilidade de igualdade. Graças às mudanças causadas pela evolução tecnológicas, até mesmo empreendimentos com baixo poder financeiro podem, por exemplo, oferecer atendimento e serviços de qualidade para os seus clientes.

A maior parte das inovações hoje está ao alcance de todos. Agora, não há mais razão para deixar de trabalhar uma gestão mais inteligente e atualizada. A desculpa de que não é possível se adaptar as transformações digitais não cola mais.

Além dessa equidade, a era digital permitiu que os pequenos negócios investissem e trabalhassem em pontos que não eram tão simples no passado, por exemplo:

  • tomada de decisões mais ágeis e precisas;
  • personalização da experiências do cliente;
  • redução de falhas humanas e retrabalhos;
  • integração de setores;
  • contenção de custos.

Como colocar pequenos negócios na era digital?

Agora que você já entendeu o impacto e as vantagens da transformação digital para os pequenos negócios, confira algumas dicas de como trazer a sua empresa para essa nova realidade.

Desenvolva uma cultura de inovação

Como já explicado, se adaptar a transformação digital não consiste em implementar ferramentas aleatórias na sua empresa. O segredo está na mudança de cultura e de mentalidade.

Por isso, o primeiro passo é certificar que os gestores do negócio tenham uma visão favorável a práticas inovadoras, que vão desde o reconhecimento do esforço coletivo até a aquisição de tecnologia.

Trabalhe com a integração de setores

A integração de setores é outro ponto alto dessa nova realidade. A homogeneização do trabalho é importante para que as novas ações surtam os efeitos esperados. Em uma implementação de soluções tecnológicas, por exemplo, a adaptação geral tende a ser muito mais rápida quando há uma integração em voga.

Para garantir maior sucesso, é essencial também investir em treinamentos para os funcionários. Se o intuito é garantir um trabalho nivelado em alto padrão, é necessário que todos estejam bem capacitados.

Teste as ferramentas antes de implementá-las

Não meça o seu sucesso de acordo com outras empresas. Ainda que pequenos negócios tenham pontos em comum, não significa que tudo que funcionou para o seu concorrente dará certo na sua empresa.

Aja como sabedoria e destreza, faça testes antes de implementações definitivas das ferramentas tecnológicas. Considere sempre a realidade do seu negócio antes de tomar uma decisão.

Se alie a empresas especialistas

A quantidade de empresas que oferecem soluções revolucionárias é tão grande quanto a sua vontade de obter sucesso. Mas, uma decisão equivocada pode custar caro e trazer grandes problemas em médio prazo.

Na hora de escolher as ferramentas para a sua empresa, opte por parceiros com conhecimento e experiência no setor. Além disso, analise o tipo de suporte oferecido em cada serviço.

Enfim, é importante entender que o impacto digital é algo inerente ao mercado atual. Se objetivo é seguir firme e se destacar da concorrência, é preciso trabalhar em uma evolução na forma de gestão e na aquisição de ferramentas que agreguem verdadeiro valor ao seu negócio.

Continue entendendo mais sobre o assunto e saiba como embarcar na transformação digital sem correr riscos.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: