A Comunicação Unificada – em inglês, Unified Communications (UC) – se refere à união de diversas formas de comunicação utilizadas pelas organizações em uma única plataforma. Ela permite que todos os colaboradores da empresa possam se comunicar a qualquer hora – seja qual for o lugar onde estão e por meio de qualquer dispositivo conectado.
Se a sua empresa ainda não conta com a Comunicação Unificada, não deixe de ler este post. Nele, veja quais são as principais vantagens de utilizar essa plataforma unificada e entenda por que nenhuma empresa deve fechar os olhos para os benefícios que ela pode proporcionar.
Comunicação Unificada: 6 razões para adotá-la o quanto antes
1. Redução de custos
Você já parou para pensar nos gastos que uma empresa tem com os serviços de ligação, envio de mensagens, videoconferências e uso de diversos tipos de comunicação? Esses custos podem ser bastante altos e comprometer recursos que poderiam ser investidos em outras áreas.
Com a Comunicação Unificada, os gestores não precisam mais se preocupar com essa questão, já que as diversas ferramentas estão todas conectadas em um mesmo sistema em nuvem, sem a necessidade de manter diversas linhas de telefone e equipamentos. Ao contratar esse tipo de solução, consequentemente, os custos com manutenção e suporte diminuem.
2. Aumento da produtividade
Por se tratar de um serviço em nuvem, a empresa tem um ganho significativo de produtividade, pois as chances de mau funcionamento da plataforma devido a problemas físicos em equipamentos são muito menores.
Essa grande vantagem da Comunicação Unificada também se apresenta na rotina dos colaboradores. Por poderem acessar todos os meios de interação da empresa a partir de uma única plataforma, diversos conflitos e possíveis atrasos causados pelos diferentes aplicativos são evitados.
3. Facilidade de gestão e escalabilidade
Graças à Comunicação Unificada, as organizações não precisam mais gastar tempo e dinheiro com o controle e monitoramento de múltiplos sistemas de comunicação interna e externa. Tampouco precisam trabalhar no diagnóstico e resolução de problemas relacionados aos equipamentos telefônicos.
Na maioria das vezes, uma única interface é necessária para configurar o sistema, controlar e fazer a gestão das ferramentas. Além disso, outra grande facilidade é a escalabilidade. Com a troca da telefonia fixa pela nuvem, aumentar ou reduzir a quantidade de ramais, por exemplo, é algo bastante simples.
4. Possibilidade de armazenamento e backup
O armazenamento é algo que costuma ser uma preocupação para as empresas devido ao aumento exponencial da quantidade de dados. Para garantir que todas as mensagens e e-mails sejam guardados com segurança, a contratação de serviços de armazenamento e backup era necessária.
No entanto, agora os sistemas de Comunicação Unificada também oferecem a possibilidade de armazenar e fazer backup de dados. Portanto, recuperar dados de uma comunicação ou fazer cópias de arquivos são mais algumas das vantagens do serviço.
5. Agilidade para os usuários
Com a internet disponível todo o tempo nos nossos computadores e smartphones, ficou cada vez mais fácil desempenharmos diferentes tarefas de qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Assim, estamos sempre disponíveis a poucos cliques, basta estar conectado.
Nesse mesmo sentido, a Comunicação Unificada garante maior agilidade para os usuários por permitirem que eles acessem a plataforma da empresa, seja do computador de casa ou de qualquer dispositivo sem fio. Ao conseguirem falar com os demais colaboradores em tempo real, evitam que tarefas ou decisões importantes fiquem pendentes por um longo período.
6. Segurança reforçada
Um dos principais desafios das equipes de TI é garantir a proteção de dados corporativos e informações sigilosas. Quando diversos meios de comunicação são utilizados pela organização, monitorar e proteger as informações pode ser complicado.
É por isso que o reforço na segurança é mais uma das razões para adotar soluções de Comunicação Unificada. Elas costumam utilizar criptografia e outras ferramentas eficientes para monitorar e proteger os dados, além de fazer cópias de segurança regularmente e de maneira automatizada.
Para que a implementação da Comunicação Unificada aconteça, é preciso que os gestores da empresa compreendam a importância de adotar tecnologias inovadoras para melhorar a produtividade da equipe e colaborar para os negócios.
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