MPE Algar Telecom | 16 de setembro de 2021

E-mail Marketing Para Pequenas Empresas: destaque-se e promova sua marca

Tempo de leitura: 5 minutos

O e-mail marketing para pequenas empresas é uma das ferramentas mais poderosas para conseguir se aproximar de clientes. Mas quem nunca enfrentou problemas com baixas taxas de abertura nos e-mails?

Isso acaba gerando uma grande dúvida: como você pode promover a sua marca, manter os seus leads engajados e fazer boas ofertas de venda por e-mail? É isso que vamos ver agora.

Neste artigo, vou te mostrar o que é e-mail marketing, por que você deve usá-lo e dicas para criar as suas próprias ações por e-mail.

Você vai aprender:

O que é e-mail marketing?

Da mesma forma que, há não muito tempo, muitos profissionais enviavam cartas para fazer ofertas, também funciona o e-mail marketing.

Assim, essa é uma estratégia que consiste em enviar comunicações através de um e-mail para uma lista de contatos, seja para fazer ofertas de produtos ou para manter e fidelizar esses contatos.

Por isso, é importante saber muito sobre o e-mail marketing para pequenas empresas e startups. Essa ferramenta pode te colocar à frente dos seus concorrentes quando o assunto é contato com seus leads.

É isso que você verá nos dados a seguir.

Por que usar e-mail marketing para pequenas empresas?

Você sabia que mais de 4 bilhões de pessoas usam serviços de e-mail no mundo inteiro? O e-mail marketing para pequenas empresas pode ajudar muito na relação com leads e clientes.

Além desse enorme número de usuários, veja outros dados que podem te convencer a usar o e-mail marketing na sua empresa:

  • O e-mail marketing é o melhor canal para nutrir (24%) e converter (21%) leads pela internet – de acordo com o Content Marketing Institute;
  • É o segundo melhor canal para distribuição de conteúdo sobre negócios, perdendo apenas para o LinkedIn;
  • Em 2019, cada dólar investido em e-mail marketing teve um Retorno sobre Investimento de 42 dólares, de acordo tanto com a DMA quanto com a Litmus;
  • Também em 2019, de acordo com o HubSpot, o e-mail marketing foi o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas.

Esses são alguns dos motivos pelos quais você deve considerar o e-mail marketing para pequenas empresas.

O que fazer antes de montar as primeiras campanhas?

Depois de entender o que é e-mail marketing e por que você deveria começar a usá-lo na sua empresa, aqui estão algumas dicas antes de criar as suas primeiras campanhas!

Conheça bem o seu público

O primeiro passo para qualquer ação de marketing que você for tomar é entender muito bem o seu público. Para isso, o melhor a se fazer é criar uma persona.

A persona é uma representação do cliente ideal do seu negócio. Ela é feita com base em pesquisas e pode ajudar muito a entender o seu público profundamente.

Então converse com seus clientes ou com possíveis clientes, entenda a concorrência e busque por diversos dados do seu segmento. É isso que vai te ajudar a tomar ações mais assertivas no e-mail marketing para pequenas empresas.

Atraia mais possíveis clientes

É importante destacar que o e-mail não é a melhor ferramenta para atração de clientes na maioria das empresas. Ele faz parte de uma estratégia para fazer ofertas ou manter relacionamento com quem já foi atraído.

Assim, para atrair mais clientes, o melhor a se fazer é estudar os 19 canais de distribuição. Conhecendo todos eles, é possível testar e encontrar o melhor para o seu negócio.

Monte a sua lista

Atraindo esses possíveis clientes através de outros canais, você pode disponibilizar conteúdos ou outras informações exclusivas em troca do seu e-mail.

Com o e-mail e a permissão para enviar mensagem em mãos, é hora de começar o trabalho. Logo, você vai conhecer algumas dicas que podem ser usadas para promover a sua empresa com e-mail marketing.

E lembre-se que não é interessante comprar listas. Muitas pessoas acabam comprando listas de e-mails para enviar mensagens sem autorização. Além de ser errado, isso pode resultar em processos. Ou seja, é importante se atentar à LGPD.

Para conhecer mais sobre a LGPD, ouça agora mesmo esse episódio do Algar Talks:

7 dicas de e-mail marketing para pequenas empresas

Agora que você sabe o que deve ser feito antes de criar as suas primeiras campanhas de e-mail marketing para pequenas empresas, está na hora de ver algumas dicas.

São 7 dicas que vão te ajudar a criar relacionamentos, manter contatos ativos e vender mais através do e-mail marketing. Vamos lá!

1. Use uma estratégia de funil

Parabéns, você conseguiu atrair possíveis clientes para a sua lista de e-mails. Mas o que fazer agora? Tudo se resume a entender o momento do potencial cliente e as suas preferências.

O melhor é montar uma estratégia de funil identificando a jornada do seu consumidor. Muitas vezes, quem cadastra o e-mail ainda não está pronto para comprar.

Você pode entregar conteúdo e criar um relacionamento mais forte com o seu contato antes de tentar vender alguma coisa, passando ele do topo para o fundo do funil.

2. Seu cliente também usa celular!

Como você checa os seus e-mails hoje? Muitas pessoas estão migrando cada vez mais para os celulares na hora de checar os seus e-mails. Por isso é extremamente importante criar conteúdo responsivo.

Ou seja, conteúdo otimizado tanto para desktop quanto para mobile. Não acredita em mim? Olha esse estudo da Adobe de 2018.

O estudo mostrou que, naquele ano, 85% dos consumidores utilizavam o celular para checar as suas caixas de entrada. Sendo 43% desses e-mails de trabalho e 65% de e-mails pessoais. 

3. Mostre o seu diferencial

No mundo de hoje, você precisa se destacar! Os consumidores são bombardeados de informações e, muitas vezes, é tudo repetitivo. Uma empresa que se destaca chama a atenção.

E é exatamente dessa atenção que você precisa para conquistar e engajar os seus clientes. Você pode se diferenciar na sua linguagem, nos seus conteúdos, na sua identidade visual…

Enfim, há várias formas de fazer diferente. Tenha criatividade na hora de montar o e-mail marketing para pequenas empresas.

4. Use imagens e textos

Um dos pontos mais importantes em ações que exigem a atenção de alguém, como ela parar para ler os seus e-mails, é tornar isso algo fácil, prático e dinâmico.

Faça de tudo para tornar o seu e-mail de fácil entendimento, usando tanto imagens quanto textos. Muitas empresas também gostam de usar gifs para deixar seus e-mails mais interessantes.

5. Não esqueça de fazer um chamado para ação

Um CTA (Call to Action ou Chamado para Ação) é uma forma de fazer o leitor tomar alguma ação ao ler o seu e-mail. Um exemplo é pedir que o leitor clique no link para fazer o download de um ebook.

E quando falamos em e-mail marketing para pequenas empresas, é de extrema importância fazer o leitor tomar alguma ação. Mas por quê?

Nem sempre essa ação vai ser uma compra. Num e-mail de conteúdo, por exemplo, você pode pedir para o seu leitor clicar num link que vai levá-lo para a próxima etapa da sua estratégia de funil.

6. Teste muito

Quem estuda o mercado de startups sabe da importância de testar tudo que é feito. Testes geram dados que podem ser usados para crescer cada vez mais.

Um teste muito comum de ser feito é o teste A/B. Esse teste consiste em modificar apenas uma parte do e-mail e ver se isso surte algum resultado. O teste A/B mais comum é o de assunto do e-mail.

No e-mail marketing para pequenas empresas, os testes podem ser a diferença entre uma empresa inovadora e uma empresa que apenas segue tendências.

Mas não esqueça de acompanhar e medir todos os testes realizados.

7. Segmente o público

Uma excelente estratégia de e-mail marketing para pequenas empresas é segmentar diferentes públicos. Ou seja, analisar cada perfil de seguidor e mandar um e-mail específico para cada grupo analisado.

Alguns exemplos de segmentação de clientes são:

  • Quem cadastrou o e-mail numa determinada página de blog;
  • Quem realizou o cadastro de e-mail numa landing page de anúncios em redes sociais;
  • Quem participou de um evento que você fez;
  • Quem já foi acionado pela sua equipe comercial;
  • Quem já comprou algum produto seu.

Perceba que a comunicação será diferente para cada um desses grupos de clientes. Isso vai ajudar a melhorar o seu engajamento e a construir melhores relacionamentos com a sua lista.

Alavanque seus resultados com e-mail marketing

Agora que você já entendeu os passos fundamentais para realizar ações de e-mail marketing para pequenas empresas, está na hora de colocar tudo em prática.

Nesse artigo, você viu o que é e-mail marketing, por que usar o e-mail marketing para pequenas empresas, o que fazer antes de montar as suas campanhas e dicas para ter mais resultados.

Fique por dentro de conteúdo exclusivo para startups e sobre inovação para a sua jornada empreendedora!

Leandro Piazza Empreendedor e Professor Universitário, Leandro é especialista em startups pela Universidade de Stanford (programa Accelerate Your Startup Idea). CEO da 49 educação, é considerado um dos dez melhores mentores do Brasil pelo Startup Awards.

Deixe seu comentário