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CRM: qual a importância para pequenas empresas?

Algar Telecom | 7 de outubro de 2019

MPE

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que pode ser traduzido livremente como gerenciamento de relacionamento com o cliente. Essa ferramenta permite que as empresas enfrentem desafios operacionais, incluindo declínio de vendas, desgaste com clientes e desalinhamento entre as metas de receita corporativa e as políticas de comissão de vendedores.

Por se tratar de uma ferramenta robusta, muitos gestores e donos de pequenas empresas acreditam que ela não é aplicável à realidade de seus negócios. No entanto, isso é um grande equívoco. Confira a seguir como os pequenos empreendimentos podem se beneficiar com o uso do CRM.

O que é CRM?

Antes de mais nada, trata-se de uma estratégia para gerenciar os relacionamentos e interações de uma organização com clientes e clientes em potencial. Além disso, o CRM ajuda as empresas a agilizar processos e melhorar a lucratividade.

Quando as pessoas falam sobre CRM, geralmente elas se referem ao sistema, uma ferramenta usada para gerenciamento de contatos, vendas, produtividade e muito mais. O objetivo desta solução é simples: melhorar os relacionamentos comerciais.

Qual a importância do CRM nas pequenas empresas?

Pequenos negócios podem se tornar muito mais competitivos se utilizarem as ferramentas tecnológicas para gerenciamento de processos críticos, como vendas e relacionamento com os clientes. Dessa forma, existem várias maneiras pelas quais um CRM pode afetar positivamente sua lucratividade. Confira algumas das principais!

Gerenciamento de clientes

Pequenas empresas podem usar um CRM para obter mais visibilidade de sua base de clientes. Além disso, com essa ferramenta é possível ponderar as estratégias necessárias para aumentar a lucratividade a longo prazo e formular planos melhores que impulsionem sua equipe a abrir novos caminhos operacionais.

Por exemplo, se o software revelar que 80% de seus clientes estão no setor farmacêutico, você poderia contratar mais vendedores com experiência médica ou farmacológica. Nesse cenário, também seria interessante implementar um programa de treinamento para elevar a conscientização da equipe de vendas sobre a indústria em questão.

Rastreamento de lucratividade

Esta ferramenta também pode facilitar o trabalho de sua contabilidade. Eles não precisam mais se preocupar em acompanhar cada centavo de receita e podem se concentrar nos custos de envio, descontos em produtos e devoluções de clientes.

O software CRM ajuda a oferecer a uma pequena empresa um sistema de contabilidade rápido e relatórios financeiros mais precisos, que são processos importantes na cadeia de valor da empresa.

Quando os estrategistas corporativos falam sobre “cadeia de valor”, eles estão se referindo ao conjunto de tarefas e ferramentas que permitem que um negócio aumente as vendas, execute operações eficientes e publique resultados positivos no final de cada ano.

Estratégia de vendas

Como proprietário de uma empresa de pequeno porte, a última coisa que você quer é perder venda ao optar por um segmento de clientes errado. Os programas de CRM podem fornecer informações valiosas sobre as tendências de vendas de longo prazo, ajudando você a ajustar suas estratégias corporativas proativamente.

Por exemplo, uma análise de cinco anos dos dados de vendas da sua empresa de serviços de zeladoria mostra que a receita dos fabricantes de automóveis está em declínio, enquanto a receita derivada do setor de ensino superior está em ascensão. Com base nesses resultados, você pode optar por segmentar universidades e faculdades de forma mais agressiva e gradualmente recuar do setor automotivo.

Melhoria do atendimento ao cliente

O CRM pode melhorar as práticas de atendimento ao cliente da sua empresa, ajudando os funcionários a responder às perguntas e requisições de maneira rápida e eficaz.

Por exemplo, um empreendedor pode acompanhar as reclamações dos clientes e ver onde e porque a empresa não está tendo um bom desempenho. O software também pode fornecer informações sobre as tendências de pedidos com base no histórico, oferecendo bases sólidas para você se planejar para demandas futuras.

O que você está esperando para adotar essa solução na sua empresa?

Uma solução CRM pode proporcionar melhor desempenho operacional a pequenas empresas em áreas-chave. Essa ferramenta permite que você entenda o que é necessário para criar uma política eficaz de atendimento ao cliente e, assim, impulsionar as vendas.

Se você acredita que sua empresa não tem orçamento disponível para aderir a esse tipo de solução, saiba que existem opções gratuitas ou que exigem investimento baixo, como RD CRM, Hubspot CRM, entre outros.

Antes de aderir a um sistema integrado de gestão com foco no cliente, verifique se ele se ajusta aos processos operacionais, ao setor, ao ciclo de receita e à base de clientes de sua empresa.

Agora você já sabe a importância de uma solução CRM para pequenas empresas. Se você gostou deste conteúdo, então também irá gostar de conhecer 5 estratégias de vendas para implementar em sua empresa.

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