Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como aplicar a transformação digital em pequenas empresas

Algar Telecom | 26 de setembro de 2019

MPE

Aplicar a transformação digital em pequenas empresas impulsionada por um roteiro claro e apoiada por líderes da empresa e funcionários engajados pode ter um efeito enorme no sucesso contínuo delas.

A IDC estima que 40% de todos os gastos em tecnologia irão para transformações digitais, com empresas de todos os tamanhos gastando mais de US $ 2 trilhões até o fim de 2019. As PMEs, especialmente, podem se beneficiar enormemente de novas inovações tecnológicas, sustentadas pela computação em nuvem.

Mas a transformação digital em pequenas empresas tem o potencial de impactar toda a gama de processos de negócios, desde o design e marketing de produtos até os sistemas financeiros e logísticos. Como as PMEs devem, então, abordar o que pode parecer inicialmente uma tarefa assustadora?

Pensando nisso, vamos analisar quatro etapas principais que as PMEs devem levar em consideração para aplicar uma estratégia de transformação digital! Vamos lá?

Analisar a transformação digital em pequenas empresas

Para garantir que o projeto de transformação digital em pequenas empresas seja bem-sucedido e o processo seja o mais suave possível, as PMEs devem começar a desenvolver um entendimento completo dos requisitos de negócios atuais e futuros, incluindo ambientes de infraestrutura, segurança e aplicativos.

Por exemplo, ao considerar uma solução de nuvem para sua empresa, você deve envolver e reunir opiniões de partes interessadas de toda a empresa antes de fazer uma migração completa para a nuvem. Avalie seu portfólio de TI existente para determinar o que é mais adequado para uma plataforma de nuvem pública ou alternativas SaaS.

Criar o buy-in da empresa e garantir apoio

A transformação digital em pequenas empresas significa transformação de negócios. Portanto, os projetos envolverão mudanças na cultura da empresa, bem como os sistemas e processos que as pessoas usam.

Embora as mudanças tecnológicas possam ser facilmente implementadas, ter funcionários e administradores que impulsionem as mudanças, para que elas sejam adotadas de bom grado, pode ser um facilitador.

É vital articular com clareza as metas de TI e de negócios de curto e longo prazo para toda a empresa. O apoio claro e vocal da equipe de liderança ajudará a garantir que as mudanças sejam adotadas em toda a organização.

Planejar e priorizar as soluções necessárias

Desenvolva um plano de projeto multifuncional que forneça a estrutura do projeto e priorize vitórias fáceis e soluções rápidas. Isso ajudará a galvanizar as pessoas à medida que elas começarem a ver melhorias e eficiências e ajudará os líderes a criar apoio para implementar outros projetos em seu roteiro de transformação digital.

Isso pode significar incluir primeiro a computação em nuvem para qualquer novo projeto ou mover o teste e o desenvolvimento para a nuvem pública primeiro. Ter uma ideia clara dos custos potenciais e obter apoio e investimento da equipe financeira também é importante.

Definir KPIs: avaliar e otimizar a partir dos dados

Sua jornada de transformação digital é contínua. Depois de migrar com sucesso seus servidores e estabelecer um ambiente de TI flexível, você terá a oportunidade de avaliar seu sucesso em relação aos KPIs originais e fazer melhorias continuamente. Isso pode envolver a execução de análises preditivas ou a identificação de maneiras de criar mais eficiências.

Reunir e analisar dados significa que as empresas podem criar um melhor entendimento de seus clientes, possivelmente em tempo real. Enquanto isso, basear processos e serviços na nuvem pode criar eficiências, economizando tempo e dinheiro para liberar recursos valiosos que podem ser usados ​​para melhor servir os clientes e garantir que a evolução digital do negócio continue.

Pronto para começar a transformação digital em pequenas empresas? Faça o download gratuito do nosso ebook sobre Transformação Digital e veja tudo que você precisa saber para embarcar de cabeça nessa jornada!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: