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6 ações mais eficazes para fidelizar clientes

Algar Telecom | 21 de outubro de 2019

MPE

O que faz você voltar a comprar algo de uma marca? Já parou para pensar nisso? Se você está tentando descobrir como fidelizar clientes, a primeira pergunta pode funcionar como um bom ponto de partida.

Não se trata de uma tarefa simples. Mas com alguns esforços, é possível conquistar clientes fiéis de forma justa. Confira abaixo!

6 dicas valiosas para fidelizar clientes

1. Ofereça o melhor atendimento

De nada adianta o produto ou serviço da sua empresa ser excelente se a qualidade do atendimento ao cliente não for garantida. Para isso, é preciso conhecê-los bem, contar com diversos canais de atendimento e mostrar que a empresa se importa com eles.

Afinal, este é um dos grandes diferenciais das marcas de sucesso hoje. Sendo assim, você deve estar pronto para tirar dúvidas, resolver problemas e atender às necessidades do seu público. Afinal, a tarefa de fidelizar clientes só é possível quando eles estão plenamente satisfeitos.

2. Invista em treinamento

Em segundo lugar, é preciso ter uma equipe preparada e devidamente treinada para prestar o atendimento adequado. Quando se trata de uma loja física, por exemplo, as chances de um cliente mal atendido fazer uma compra são bem baixas.

Portanto, fidelizar clientes é algo que também demanda uma equipe de atendentes e funcionários qualificados para exercer suas funções. Os treinamentos devem ser vistos como investimentos e não como gastos.

3. Entregue valor ao cliente

Quais são os valores da sua empresa? Eles estão alinhados com os valores dos clientes? Se você não consegue responder essas perguntas, talvez seja preciso refletir sobre esses aspectos com cuidado.

Isso porque os clientes hoje não estão em busca apenas de um produto. Eles também valorizam as ideias atreladas ao que estão consumindo. Aqui, vale a pena contar com o suporte de alguém da área de marketing.

4. Programa de fidelidade

Se o assunto é fidelizar clientes, é claro que os programas de fidelidade não poderiam ficar de fora desta lista de ações. Eles costumam ser ótimos atrativos para que os clientes continuem comprando um produto ou contratando um certo serviço.

Além de oferecer vantagens que eles, de fato, desejam, os programas de fidelidade devem ser um regulamento compreensível a todos e incentivar a participação ativa. Ainda, podem ser aproveitados para coletar informações sobre o comportamento dos consumidores.

5. Lembre-se do pós-venda

O trabalho não acaba quando a compra é realizada, muito pelo contrário. O pós-venda é parte importante do relacionamento e sobretudo para fidelizar clientes. Esta é a chance de a empresa mostrar que se interessa pelas pessoas e não quer somente vender.

Sendo assim, tente manter um contato constante com o cliente. Mais do que perguntar se ele gostou do produto, a empresa deve mostrar que está disponível para esclarecer dúvidas e prestar a ajuda necessária.

6. Ouça o cliente

A comunicação com o cliente precisa ser uma via de mão dupla. Ou seja, jamais ela deve se resumir apenas à empresa enviando mensagens e compartilhando conteúdos com os clientes. Isso porque ela também deve estar pronta para ouvi-los.

Qual o propósito, por exemplo, de ter perfis nas redes sociais se as pessoas não são respondidas por estes canais? Se você deseja fidelizar clientes, jamais deixe-os sem respostas nessas plataformas ou em qualquer outro lugar.

Essas são algumas sugestões de ações consideradas eficazes para garantir que os clientes voltem e não esqueçam da sua empresa. Vale apontar aqui que o mais importante é que elas sejam continuamente colocadas em prática para surtir o efeito esperado.

Fidelizar clientes é uma das maneiras de garantir boas vendas. Quer descobrir outros meios de impulsioná-las? Clique aqui e saiba como utilizar o Instagram Shopping!

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