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4 estratégias de pós-venda para implementar na sua empresa

Algar Telecom | 11 de novembro de 2019

MPE

As estratégias de pós-venda são fundamentais para que a sua empresa mantenha alta a taxa de retenção de clientes. Afinal, tão importante quanto atrair e vender para os consumidores é fidelizá-los à sua marca.

Como o nome pressupõe, pós-venda é o serviço que acontece depois que a compra é finalizada, seja de um produto ou de um serviço. Para empresas que desejam se destacar da concorrência, é nesse momento que um novo trabalho começa.

Para ajudar o seu negócio a aumentar a taxa de retenção e fidelização de clientes, a seguir, apresentaremos 4 estratégias de pós-venda para implementar agora mesmo. Continue com a gente e confira!

1. Trabalhe com mensagens especiais nas estratégias de pós-venda

Não importa se o produto ou serviço adquirido é simples ou luxuoso, o fato é que todo cliente gosta de ser bem tratado, sentir-se especial e não apenas um número para a empresa.

A boa notícia é que algumas ações demandam pouquíssimo investimento e podem trazer ótimos resultados, por exemplo, as mensagens ou frases de agradecimento. Ações que são, ao mesmo tempo, simples e de alto engajamento. Confira alguns exemplos:

  • “Agradecemos a sua parceria!”
  • “Obrigado pela preferência!”
  • “Volte sempre!”

Com certeza você já viu algumas dessas frases em sacolas de compra ou e-commerces. São mensagens que podem ser aplicadas em toda concretização de compra, demonstrando o carinho que a empresa tem pelo seu cliente e incentivando-o a continuar ao lado da marca.

2. Mantenha o contato após a realização da compra

Por mais que seja importante realizar a primeira venda, nenhuma relação nascerá com apenas uma interação. Isso é algo natural do ser humano: ao não manter contato regular com um amigo, a amizade esfria e há um afastamento natural.

Com o consumidor funciona da mesma forma. Por mais que ele esteja satisfeito com a negociação, nem sempre se sente motivado a procurar novos serviços e produtos da empresa, sendo induzido por outras marcas mais ativas.

Por isso, você precisa manter alguma forma de contato com seu cliente mesmo depois da compra. Assim, ele sempre lembrará da sua marca e se mostrará propício a fazer novos negócios. Isso pode ser feito através de:

  • Mensagens no aplicativo;
  • Promoções no site;
  • Newsletters.

3. Crie programas de fidelidade

Programas de fidelidade são ótimas estratégias de pós-venda, pois conseguem aumentar consideravelmente o engajamento dos clientes.

O processo se dá quando a empresa oferece brindes e benefícios aos clientes mais regulares. Toda vez que uma compra é feita, são adicionados pontos no programa fidelidade do usuário. Mas é importante conhecer o seu público para que a estratégia funcione corretamente.

Brindes que não agregam valor ao perfil do seu cliente não tendem a chamar muita atenção. Por isso, o primeiro passo é estudar o seu consumidor, identificando os itens que ele gostaria de receber.

Após isso, você deve definir um orçamento para as premiações, bem como pontuações baseadas em interações dos seus clientes com a empresa.

4. Aplique pesquisas de satisfação

Muitas vezes, na visão da empresa, todo trabalho é bem realizado, mas os resultados não aparecem. É algo que pode parecer complexo, mas pode ser resolvido com a aplicação de pesquisas de satisfação.

Com a adoção da estratégia, você será capaz de entender se o cliente está realmente satisfeito com os serviços da empresa.

Um dos métodos mais utilizados e eficazes é o Net Promoter Score (NPS). Criado pelo americano Fred Reichheld, o NPS permite que você meça a satisfação do seu cliente com algumas perguntas diretas.

Por exemplo, para medir a eficiência do seu pós-venda, pode-se aplicar o seguinte questionamento: “Em uma escala de 0 a 10, quanto você ficou satisfeito com esse serviço?”

Ainda é preciso saber o nível de relacionamento entre o usuário e a sua empresa. Para isso, apresenta-se a seguinte pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, qual a sua motivação para indicar a nossa marca para os amigos?” A partir das respostas, é possível dividir os clientes em três grupos:

  • Promotores – respostas entre 9 e 10;
  • Neutros – respostas entre 6 e 8;
  • Detratores – respostas entre 0 e 5.

Com as informações obtidas nas pesquisas, você deve trabalhar as estratégias de pós-venda, melhorando os pontos fracos e fortalecendo os acertos. Ao oferecer um serviço de alta qualidade em todos os estágios de compra, a sua empresa tende a aumentar a taxa de retenção de clientes, fortalecer a marca e criar novas oportunidades de negócio.

Para otimizar as estratégias de pós-venda é importante contar com a tecnologia. Confira o nosso artigo com 4 dicas de como escolher um ERP para o seu negócio.

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