Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

4 dicas para escolher o melhor ERP para sua empresa

Algar Telecom | 1 de agosto de 2019

MPE

Você sabe o que é um ERP, qual a sua importância e como escolher o melhor para a sua empresa? ERP é uma sigla derivada do nome Enterprise Resource Planning que significa “Planejamento dos recursos da empresa”. Em suma, um ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos setores de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações do negócio; o ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente.

Diante desse contexto, escolher o melhor ERP para empresas pode ser uma tarefa mais difícil do que parece. Existem inúmeras plataformas disponíveis no mercado, todas com objetivos fundamentais semelhantes, mas cada uma com suas próprias nuances funcionais. Junte isso à crescente popularização das soluções baseadas em nuvem e você tem um grande desafio nas mãos.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar a tornar esse processo mais fácil e conduzi-lo a uma escolha mais acertada e segura. Confira!

1. Considere o custo

Escolher o melhor ERP para empresas não é sinônimo de optar pela opção mais barata. No entanto, o custo deve ser um fator a ser considerado, principalmente na hora de escolher entre uma solução On premise ou na nuvem.

Se você optar por uma opção local, saiba que é necessário um alto investimento inicial para a compra de licenças, além de custos anuais elevados com renovação, manutenção e atualização.

Por outro lado, se você optar por uma solução em nuvem, não é necessário comprar licenças. Você paga um valor por assinatura, geralmente mensal, o que representa um impacto muito menor no seu fluxo de caixa.

Além disso, o ERP em nuvem oferece diversos outros benefícios como:

  • Escalabilidade: você pode aumentar ou diminuir o número de assinaturas a qualquer momento. Dessa forma, seu ERP acompanha o crescimento da sua empresa, sem complicações;
  • Segurança: as soluções em nuvem apresentam alto grau de segurança e proteção de dados, além de backup muito mais eficiente;
  • Flexibilidade: você pode acessar seu sistema a partir de diferentes dispositivos, de qualquer localidade. Tudo que você precisa é de conexão com a internet;
  • Atualização diária: com um ERP em nuvem você possui acesso a todas as atualizações, de forma automática, sem pagar nada a mais por isso.

2. Avalie o suporte técnico

O sistema ERP é a principal ferramenta de trabalho de uma empresa. Por isso, é essencial que os usuários possuam suporte técnico a qualquer dia e horário, para garantir a alta disponibilidade e, ao mesmo tempo, a produtividade.

Por isso, esse é um ponto que merece especial atenção na hora de escolher o melhor ERP para empresas.

3. Verifique o acordo de nível de serviço (SLA)

O SLA (Service Level Agreement) ou Acordo de Nível de Serviço consiste na materialização de um acordo formal entre duas partes específicas – o cliente e a prestadora de serviço.

Como dito anteriormente, um sistema ERP é a principal ferramenta de trabalho de uma empresa e, por isso, precisa estar sempre disponível.

Nesse sentido, o SLA serve como uma garantia da disponibilidade dos serviços e, por isso, precisa ser analisado cuidadosamente. Neste acordo ficam detalhados todos os principais pontos em relação à prestação de serviço, bem como os prazos de resposta e os valores.

Portanto, você deve escolher o fornecedor que ofereça os prazos que atenda às necessidades de sua empresa.

4. Verifique a reputação do fornecedor para escolher o melhor ERP

Escolher o melhor ERP para empresas implica em optar por um provedor de qualidade. Espera-se que a relação que será estabelecida seja de longo prazo, por isso é aconselhável ter uma ideia do índice de satisfação dos clientes empresariais.

Essa é uma forma de avaliar se vale a pena ou não investir na solução que esta sendo-lhe apresentada.

Seguindo essas 4 dicas, já é possível ter um direcionamento para escolher o melhor ERP para empresas. Escolhendo a ferramenta adequada, sua empresa estará pronta para alcançar maior eficiência operacional e melhorar a produtividade de seus colaboradores.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre sistemas baseados em nuvem, então não deixe de conferir nosso conteúdo sobre Gestão Financeira Online.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: