Muitos gestores ainda têm dúvida se, para sua empresa, é melhor adotar uma estratégia de servidor local ou de servidor em nuvem. Esse tipo de questionamento é perfeitamente compreensível, visto que cada organização possui necessidades próprias e também porque as soluções Cloud ainda são relativamente novas no mercado. Dessa forma, ainda existem diversos mitos sobre essa tecnologia.
Outro ponto que causa hesitação por parte dos gestores é que, dependendo do tipo de nuvem adotada, grandes responsabilidades são transferidas aos provedores. Por isso, é essencial contar com um parceiro que tenha experiência comprovada, que conte com infraestrutura adequada e, acima de tudo, que tenha aprovação de seus clientes corporativos.
Mas, afinal, o que é mais vantajoso: servidor local ou servidor na nuvem? Continue a leitura para descobrir!
Quando você possui um servidor local, você tem controle total sobre ele. Cabe a sua empresa prover todas as soluções de segurança, bem como gerenciar o acesso, a disponibilidade, a manutenção etc. Além disso, você deve atualizar seu servidor para atender às necessidades da sua empresa à medida que ela cresce ou muda.
Embora todas essas tarefas exijam muito tempo da equipe de TI, muitos gestores consideram esse aspecto positivo, visto que a empresa possui controle total dos recursos. O que não acontece quando você tem um servidor em nuvem. Nessa solução, o provedor se responsabiliza pelo gerenciamento e pela segurança física e lógica.
No lado negativo, um servidor interno requer um investimento inicial considerável em equipamento e software. Você também terá mais gastos com a equipe de TI e será responsável pelos custos associados à renovação de licenças de software e atualizações e manutenções de hardware.
Além disso, em uma infraestrutura local, muitas vezes as empresas sofrem com a subutilização de hardware, visto que muitos deles só são plenamente utilizados em períodos de pico, que podem ocorrer poucas vezes ao ano.
Por outro lado, com um servidor em nuvem sua empresa tem apenas o custo fixo com a mensalidade do serviço. Além do mais, em caso de aumento de carga de trabalho, os recursos podem ser rapidamente redimensionados, o que garante uma alta disponibilidade e ótimo desempenho de suas aplicações.
Leia também: SERVIDOR LOCAL OU EM NUVEM? SAIBA COMO DECIDIR COM ESSES 7 PONTOS ESSENCIAIS
O servidor em nuvem apresenta várias vantagens quando comparado ao servidor local. As principais são:
Agora, você já conhece algumas vantagens de adotar uma solução de servidor em nuvem. No entanto, como vimos, é essencial contratar um provedor que esteja preparado para lidar com questões de segurança e que possua infraestrutura adequada para oferecer soluções sob medida para sua empresa.
A Algar Telecom atende a todos esses requisitos e, além disso, conta com servidores de última geração, localizados em três Data Centers interligados por fibra óptica própria, o que garante rapidez e segurança. Clique aqui para conhecer mais sobre nosso Data Center.
Deixe seu comentário