Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Segurança da Informação: como proteger a rede Wi-Fi da sua empresa

Algar Telecom | 12 de agosto de 2019

MGE

O wireless corporativo é um recurso que oferece diversas vantagens para os processos de cada negócio. Porém, também pode oferecer riscos se não for bem gerenciado. A segurança do Wi-Fi deve ser garantida para evitar danos à empresa. 

Apesar do conhecimento em relação à segurança da informação, algumas empresas e departamentos de TI acabam deixando a rede sem fio desprotegida. Com isso, o Wi-Fi se torna um caminho de fácil acesso para criminosos cibernéticos. Neste artigo, você vai encontrar dicas para garantir a segurança do Wi-Fi do seu negócio. 

6 dicas para manter a segurança do Wi-Fi na sua empresa

1. Use o protocolo de segurança WAP2

O uso da criptografia tem aumentado nos últimos anos. O recurso é um padrão de segurança complexo e difícil de ser quebrado, com isso oferece mais segurança para quem adotá-lo. 

Existem algumas opções de criptografia no mercado, o que torna a escolha pelo melhor serviço mais difícil. Contudo, o WAP2 (Wireless Application Protocol) é o protocolo mais forte, atualmente, e o mais recomendável.  

2. Limite o acesso à rede

A empresa deve controlar e limitar quem pode acessar a sua rede. A rotatividade de colaboradores dificulta essa tarefa, pois é necessário cadastrar os dispositivos dos novos funcionários e excluir os profissionais antigos, o que, muitas vezes, acaba não sendo feito.

É importante ter disciplina com esse processo. Crie uma lista com os dispositivos e usuários que terão acesso à rede Wi-Fi e cadastre-os na rede, usando um login e senha. 

Esse padrão ajuda a impedir que cibercriminosos acessem a rede e facilita o controle do que está sendo acessado pelos colaboradores. A empresa também pode limitar o que o usuário acessa, em quais momentos e por quais dispositivos. Para isso, é necessário usar uma linguagem de programação.

3. Desative a transmissão SSID

Em geral, todos os roteadores são configurados para transmitir o SSID (service set identifier) de suas redes a qualquer pessoa que acessá-la. Desative essa função da configuração na caixa correspondente. Isso diminui as chances da rede ser encontrada e hackeada. Porém, sempre que um dispositivo for acessá-la será necessário inserir o código de SSID. 

4. Atualize o firmware

Os fabricantes de roteadores disponibilizam atualizações de firmware com frequência. Os updates liberam códigos para correção de falhas e vulnerabilidade. Atente-se a essa informação para manter o roteador sempre atualizado.

5. Ative o firewall

A segurança do Wi-Fi depende, em grande parte, do firewall. Uma rede sem a parede de proteção é como se fosse uma rede pública. O firewall é responsável por filtrar os acessos e impedir que dispositivos e usuários desconhecidos possam acessá-la. O ideal é que o firewall seja configurado e ativado em cada dispositivo. 

6. Desabilite o DHCP

A desativação do DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) impede que os invasores consigam acessar a rede, pois para isso terão que decifrar o IP (Internet Protocol) da rede, decifrar a máscara de rede e lidar com os parâmetros de TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), procedimentos que tornarão o acesso mais difícil.

7. Terceirize a rede sem fio

Um ambiente wireless recebe acessos de uma série de dispositivos e volume de informação de diversas fontes. Isso acaba aumentando a sua vulnerabilidade e exigindo uma atenção especial. 

Por mais que a empresa conte com um departamento de TI, os profissionais precisam lidar com outros problemas relacionados a infraestrutura de TI de toda a empresa. 

Uma empresa terceirizada disponibiliza equipes de profissionais técnicos e especializados, prontos para prestar todo e qualquer suporte necessário em relação à segurança do Wi-Fi. Com isso, a empresa não precisa se preocupar com os riscos e instabilidades que podem afetar sua rede. 

A Algar Telecom disponibiliza equipes de profissionais que podem ajudar sua empresa a cuidar da segurança do Wi-Fi. Conheça a SmartFi Pro, a solução de Wi-Fi inteligente para ajudar o seu negócio. 

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: