Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Quais são os benefícios da terceirização de TI nas empresas?

Algar Telecom | 22 de julho de 2019

MGE

A terceirização de TI é um tipo de serviço, em geral, utilizado por empresas que não contam com profissionais especializados ou que precisam desenvolver um projeto bem específico. Fora da área de atuação de sua equipe. 

Um balanço divulgado pela associação brasileira das empresas de TIC, Brasscom, entre 2010 e 2017, revelou que a terceirização de serviços de TI passou de 51,4% para 58,8%. O estudo foi divulgado em 2018 e mostra que é uma tendência que vem crescendo.

Neste artigo, mostraremos quais são os benefícios que o modelo oferece. 

Terceirização de TI: 7 benefícios para a sua empresa

1. Acesso a uma equipe multidisciplinar

Ter profissionais especializados dentro da empresa tem suas vantagens. A questão é que nem sempre é possível ter técnicos com expertise em todas as áreas para trabalhar em múltiplos projetos. Nesses casos, a terceirização de TI resolve esse dilema.

Um fornecedor de serviços conta com equipes multidisciplinares com especialidades em diferentes áreas. Dessa forma, independentemente do projeto, sempre será possível contar com profissionais técnicos. 

2. Maior performance para o negócio

Entre os problemas que as empresas enfrentam com seus colaboradores está a desmotivação. Uma equipe desmotivada não entrega qualidade e pode prejudicar o negócio. Isso sem falar no volume de trabalho, que pode impactar a produtividade. Nem sempre a empresa identifica esses riscos de forma imediata.

Com a terceirização de TI, não há esse problema. O fornecedor de serviços precisa atender seu cliente com qualidade o tempo inteiro. Caso contrário, corre o risco de perder para a concorrência. A dedicação, entrega e atendimento são realizados com o maior empenho, sempre buscando oferecer o melhor ao cliente. 

3. Agilidade nos processos

O prestador de serviços tem prazos a cumprir, que normalmente são apertados. Com isso, dificilmente haverá atrasos na entrega de um projeto ou atendimento. 

Quando há um chamado ou serviço em andamento, os profissionais precisam executar suas atividades com qualidade e no menor tempo. Afinal, o serviço está sendo frequentemente avaliado. 

4. Serviços e processos atualizados

A terceirização de TI exige que os profissionais estejam sempre atualizados e em convergência com o que há de mais recente no segmento. Com isso, a empresa tem acesso às principais tendências do setor e recursos que estão sendo utilizados pelas maiores companhias do mercado. 

5. Maior disponibilidade de recursos

Os recursos disponíveis em uma empresa são limitados àquilo que é extremamente necessário para a sua operação. Não faz sentido e pode ser altamente prejudicial, financeiramente falando, manter ferramentas e soluções que não são necessárias.

Acontece de forma diferente com o fornecedor de TI. Uma empresa terceirizada precisa contar com diferentes recursos para oferecer um serviço completo a seus clientes. Ao contar com a terceirização de TI, a companhia também terá esses recursos disponíveis para sua operação.

6. Ganho em competitividade

A implementação de novos serviços ou ferramentas de TI dentro de uma empresa exige pesquisa, avaliação, teste, desenvolvimento e mais uma série de etapas que acabam tornando o processo demorado e caro. 

A terceirização de TI elimina grande parte desses passos por causa de seu conhecimento em diferentes recursos e ferramentas. Além disso, mesmo que o serviço de interesse não faça parte das opções oferecidas pelo fornecedor, a equipe poderá se aprofundar sobre o assunto com maior agilidade. 

7. Redução de custos

Ao investir na terceirização de TI, a empresa pode seguir diferentes caminhos. Entre eles substituir toda a equipe pelo fornecedor, reduzir a equipe ou direcioná-la para atividades específicas. Assim, o fornecedor pode se dedicar a situações mais críticas. 

Além disso, é possível reduzir os custos com equipamentos, sistemas, ferramentas, softwares e mais uma série de recursos que serão oferecidos pelo terceiro. 

A terceirização de TI também garante maior segurança para as informações da empresa, que não precisará mais dedicar tanto tempo e esforço para proteger seus dados.

A Algar Telecom atua na terceirização de TI garantindo a estabilidade da rede, o gerenciamento completo para a empresa e mantendo as informações em segurança. Conheça o serviço que oferece as melhores práticas para as empresas. 

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: