A utilização da Inteligência Artificial vem revolucionando significativamente a forma como as empresas coletam, analisam e interpretam grandes volumes de informação. Através de algoritmos avançados, a IA é capaz de identificar padrões e tendências nos dados gerados, fornecendo insights valiosos para criação de estratégias mais assertivas para as empresas.
Ela possibilita uma melhor compreensão de mercado, de usuários e também de desempenho, o que permite a otimização dos processos necessários para melhorar a eficiência da organização.
Na prática, a presença da Inteligência Artificial já vem se destacando como protagonista em conferências e eventos. Painéis e palestrantes demonstram conquistas recentes e perspectivas futuras de novas soluções, com exemplos da tecnologia e seu potencial para impulsionar resultados em setores diversos do mercado.
Mas como aplicar a Inteligência Artificial para otimizar os negócios? É o que vamos mostrar agora, apresentando 5 formas de como sua empresa pode se beneficiar de maneira segura e eficiente usando soluções que envolvem essa importante tecnologia.
De acordo com um estudo global sobre Inteligência Artificial realizado pela PwC, a IA tem um potencial de contribuição para a economia global de até US$15,7 trilhões até o ano de 2030. Com base nesse cenário, é importante explorar de que forma a IA pode ser utilizada para otimizar resultados em diversas frentes da sua empresa.
Soluções baseadas em Inteligência Artificial podem ser utilizadas para automatizar tarefas de rotina, tornando-as mais eficientes e diminuindo o retrabalho, liberando os colaboradores para focar em atividades estratégicas que exijam maior atenção.
Além disso, a IA pode personalizar informações de marketing de vendas de uma forma mais assertiva, entregando conteúdo relevante para os consumidores sem a necessidade de uma presença direta dos funcionários.
No entanto, é importante ter em mente que uma personalização automatizada requer um maior cuidado dos processos, garantindo que as abordagens e interações não se tornem invasivas. Tanto algoritmos como modelos de IA precisam levar em consideração aspectos éticos, além da privacidade dos dados e o consentimento dos usuários.
Chatbots baseados em IA podem desempenhar um papel fundamental na melhoria da satisfação de clientes e usuários, respondendo às solicitações de atendimento de forma rápida e eficiente.
Outra vantagem apresentada pelos chatbots é a sua disponibilidade 24 horas por dia. Os robôs podem ser configurados para compreender e interpretar os questionamentos mais comuns, oferecendo respostas instantâneas com informações úteis e por necessidades do cliente, reduzindo o tempo de espera.
De acordo com uma pesquisa recente da Precedence Research, prevê-se que o mercado mundial de chatbots atinja aproximadamente US$4,9 bilhões até 2032. Os números destacam a adoção rápida do mercado a essa tecnologia, refletindo os benefícios em potencial da sua implementação.
Leia também: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ESTÁ TRAZENDO MAIS INOVAÇÃO E SEGURANÇA AOS E-COMMERCES
A Inteligência Artificial também pode desempenhar um papel fundamental na melhoria dos cronogramas de manutenção nos setores industriais e de transporte. Por exemplo, ela oferece uma previsão para o desgaste de peças mecânicas, evitando interrupções no planejamento e custos inesperados.
A adoção da IA para a manutenção preditiva ajuda a maximizar a disponibilidade operacional, reduzir os momentos de inatividade das máquinas e otimizar os recursos destinados à manutenção.
Ao considerar o campo de vendas online, os chamados e-commerces, fica evidente que grande parte das empresas já investem uma quantidade significativa de tempo e recursos para detecção de operações suspeitas de fraude. O processo de reconhecimento se dá no estudo dos padrões, uma área de destaque da Inteligência Artificial.
Sendo capaz de avaliar grandes volumes de dados ao mesmo tempo, a IA se destaca como uma ferramenta poderosa contra golpes online. Através do machine learning, a IA permite uma proteção mais assertiva, distinguindo anomalias nos padrões operacionais e reduzindo falsos positivos (quando transações legítimas são confundidas com fraudes).
A fase de contratação pode ser uma etapa demorada para empresas, pois nem sempre é possível encontrar candidatos adequados rapidamente. No entanto, avanços no campo da Inteligência Artificial podem oferecer novas abordagens para simplificar o processo de recrutamento.
Uma ferramenta de reconhecimento facial tem a capacidade de entrevistar e avaliar o desempenho dos candidatos por meio da análise de seus padrões emocionais. A partir da captura de expressões faciais e linguagem corporal, a IA pode interpretar emoções e engajamento dos entrevistados, tornando o processo mais eficiente e objetivo.
Agora que você já sabe detalhes sobre o uso da inteligência artificial dentro das organizações e os benefícios que ela já pode gerar nos resultados de uma empresa, o próximo passo é descobrir se a sua empresa já possui maturidade para aplicá-la. Por isso, realize agora o Diagnóstico de Transformação Digital do seu negócio!
Deixe seu comentário