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MGE Escrito por Algar Telecom | 20 de agosto de 2019

Inteligência Artificial: 5 formas de utilizá-la a favor do seu negócio

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

A utilização da Inteligência Artificial vem revolucionando significativamente a forma como as empresas coletam, analisam e interpretam grandes volumes de informação. Através de algoritmos avançados, a IA é capaz de identificar padrões e tendências nos dados gerados, fornecendo insights valiosos para criação de estratégias mais assertivas para as empresas.

Ela possibilita uma melhor compreensão de mercado, de usuários e também de desempenho, o que permite a otimização dos processos necessários para melhorar a eficiência da organização. 

Na prática, a presença da Inteligência Artificial já vem se destacando como protagonista em conferências e eventos. Painéis e palestrantes demonstram conquistas recentes e perspectivas futuras de novas soluções, com exemplos da tecnologia e seu potencial para impulsionar resultados em setores diversos do mercado.

Mas como aplicar a Inteligência Artificial para otimizar os negócios?  É o que vamos mostrar agora, apresentando 5 formas de como sua empresa pode se beneficiar de maneira segura e eficiente usando soluções que envolvem essa importante tecnologia.

5 maneiras de utilizar a Inteligência Artificial para otimizar seus resultados

De acordo com um estudo global sobre Inteligência Artificial realizado pela PwC, a IA tem um potencial de contribuição para a economia global de até US$15,7 trilhões até o ano de 2030. Com base nesse cenário, é importante explorar de que forma a IA pode ser utilizada para otimizar resultados em diversas frentes da sua empresa. 

1. Automatize ações de marketing

Soluções baseadas em Inteligência Artificial podem ser utilizadas para automatizar tarefas de rotina, tornando-as mais eficientes e diminuindo o retrabalho, liberando os colaboradores para focar em atividades estratégicas que exijam maior atenção. 

Além disso, as ferramentas de IA podem personalizar informações de marketing de vendas de uma forma mais assertiva, entregando conteúdo relevante para os consumidores sem a necessidade de uma presença direta dos funcionários.

No entanto, é importante ter em mente que uma personalização automatizada requer um maior cuidado dos processos, garantindo que as abordagens e interações não se tornem invasivas. Tanto algoritmos como modelos de IA precisam levar em consideração aspectos éticos, além da privacidade dos dados e o consentimento dos usuários.

2. Utilize chatbots para atendimento

Chatbots baseados em IA podem desempenhar um papel fundamental na melhoria da satisfação de clientes e usuários, respondendo às solicitações de atendimento de forma rápida e eficiente. 

Outra vantagem apresentada pelos chatbots é a sua disponibilidade 24 horas por dia. Os robôs podem ser configurados para compreender e interpretar os questionamentos mais comuns, oferecendo respostas instantâneas com informações úteis e por necessidades do cliente, reduzindo o tempo de espera. 

De acordo com uma pesquisa recente da Precedence Research, prevê-se que o mercado mundial de chatbots atinja aproximadamente US$4,9 bilhões até 2032. Os números destacam a adoção rápida do mercado a essa tecnologia, refletindo os benefícios em potencial da sua implementação.

 

Leia também: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ESTÁ TRAZENDO MAIS INOVAÇÃO E SEGURANÇA AOS E-COMMERCES

3. Melhore a segurança e amplie a vida útil dos seus equipamentos 

A Inteligência Artificial também pode desempenhar um papel fundamental na melhoria dos cronogramas de manutenção nos setores industriais e de transporte. Por exemplo, ela oferece uma previsão para o desgaste de peças mecânicas, evitando interrupções no planejamento e custos inesperados.

A adoção da IA para a manutenção preditiva ajuda a maximizar a disponibilidade operacional, reduzir os momentos de inatividade das máquinas e otimizar os recursos destinados à manutenção.

4. Diminua o risco de fraude em pagamentos  

Ao considerar o campo de vendas online, os chamados e-commerces, fica evidente que grande parte das empresas já investem uma quantidade significativa de tempo e recursos para detecção de operações suspeitas de fraude. O processo de reconhecimento se dá no estudo dos padrões, uma área de destaque da Inteligência Artificial.

Sendo capaz de avaliar grandes volumes de dados ao mesmo tempo, a IA se destaca como uma ferramenta poderosa contra golpes online. Através do machine learning, a IA permite uma proteção mais assertiva, distinguindo anomalias nos padrões operacionais e reduzindo falsos positivos (quando transações legítimas são confundidas com fraudes).

5. Melhore o seu sistema de contratações

A fase de contratação pode ser uma etapa demorada para empresas, pois nem sempre é possível encontrar candidatos adequados rapidamente. No entanto, avanços no campo da Inteligência Artificial podem oferecer novas abordagens para simplificar o processo de recrutamento.

Uma ferramenta de reconhecimento facial tem a capacidade de entrevistar e avaliar o desempenho dos candidatos por meio da análise de seus padrões emocionais. A partir da captura de expressões faciais e linguagem corporal, a IA pode interpretar emoções e engajamento dos entrevistados, tornando o processo mais eficiente e objetivo.

Agora que você já sabe detalhes sobre o uso da inteligência artificial dentro das organizações e os benefícios que ela já pode gerar nos resultados de uma empresa, o próximo passo é descobrir se a sua empresa já possui maturidade para aplicá-la. Por isso, realize agora o Diagnóstico de Transformação Digital do seu negócio!

 

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