Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Data center terceirizado ou próprio: qual a melhor opção?

Algar Telecom | 6 de agosto de 2019

MGE

Quando as empresas estão no caminho certo para a transformação digital, elas geralmente precisam de espaço de armazenamento adicional para seus dados. Seja adicionando aplicativos para e-mail, gerenciando operações diárias ou outras aplicações, elas devem tomar a decisão por um data center terceirizado ou construir uma infraestrutura de armazenamento própria.

As necessidades de TI de cada empresa variam. Por isso, a decisão certa se resume àquela que oferece as melhores vantagens e que maximiza o custo total de propriedade (TCO) do armazenamento de dados da organização.

Há vários fatores a serem considerados ao decidir entre o data center terceirizado ou próprio, incluindo problemas de virtualização, diferentes ambientes de computação em nuvem e as necessidades de segurança no armazenamento de dados. É importante analisar todas as opções para tomar a decisão mais adequada que melhor atenda às necessidades de sua empresa.

Para te ajudar, vamos analisar as duas opções abaixo! Continue lendo e saiba qual a melhor opção para sua empresa!

Data center próprio: vantagens e desvantagens

Ter o seu próprio data center significa que você deve decidir tudo sobre seus dados, como necessidades de proteção, operações e ambiente etc. Isso pode criar uma sensação maior de segurança. As organizações terão controle absoluto do acesso a todo o local, espaço, energia e temperatura.

Contudo, junto a isso, também vem a responsabilidade por todos os aspectos do data center. Desde a contratação de pessoal especializado na gestão de um data center até a manutenção de todos os recursos de suporte necessários para manter tudo funcionando perfeitamente.

Essas responsabilidades incluem: controle de temperatura, prevenção e supressão de incêndio, infraestrutura de hardware e segurança, energia, sistemas de backup e integridade da conexão de dados.

As empresas maiores têm amplos recursos financeiros para cobrir todos os custos envolvidos e são capazes de lidar com um fluxo de pessoal e necessidades de TI, incluindo manutenção de infraestrutura, monitoramento em nuvem e resfriamento adicional que possa ser necessário.

Isso significa que a construção de um data center interno pode fazer mais sentido a longo prazo para uma empresa maior com grande quantidade de dados.

Por outro lado, existe um fator financeiro importante a ser considerado. Depois de construir e implementar um data center dentro de uma empresa, o espaço não pode ser expandido ou redimensionado sem contratar e instalar infraestrutura adicional — o que pode ser uma desvantagem mesmo para quem tem dinheiro sobrando.

Data center terceirizado: vantagens e desvantagens

Empresas menores, incluindo aquelas com soluções de computação em nuvem, exigem uma certa quantidade de espaço de armazenamento de dados para aumentar seus negócios.

Uma startup pode exigir apenas uma pequena quantidade de gabinetes, mas mesmo com uma necessidade pequena, ainda é preciso garantir conectividade ininterrupta. Nesse caso, devido ao custo, é proibitivo para uma pequena ou média empresa construir sua própria infraestrutura de data center.

Além dos custos envolvidos, há vários adicionais que são substanciais. O data center terceirizado oferece muitas vantagens para as empresas que não podem gastar grande parte de sua sobrecarga na construção e manutenção de tal infraestrutura.

Confira abaixo as vantagens do data center terceirizado:

  • Custo Total de Propriedade (TCO) maximizado: o data center terceirizado oferece um custo inicial substancialmente menor. Além disso, com a possibilidade de escolher entre várias operadoras, sem a necessidade de contratar apenas um data center específico ou constantemente pagar pela manutenção do equipamento, as empresas ficam com um TCO significativamente menor;
     
  • Escalabilidade: como mencionado anteriormente, ao construir um data center, instalações adicionais são necessárias na hora de ampliar seu armazenamento. Ao terceirizar, os provedores de data center estão equipados com a capacidade de permitir que as empresas usem e paguem apenas por aquilo que precisam, podendo escalar o armazenamento para cima ou para baixo sem grandes custos;
     
  • Confiabilidade: com uma equipe de especialistas trabalhando 24 horas por dia e presença de rede localizada no data center, os dados são processados ​​com grande eficiência, resultando em maior desempenho e menor tempo de indisponibilidade;
     
  • Alcance e redundância: ao terceirizar com várias opções de conectividade, o potencial de falha é reduzido, protegendo os aplicativos críticos e o desempenho da infraestrutura. A opção também oferece diferentes rotas de fibra ou cobre para fornecer serviços confiáveis ​​a diferentes locais, estendendo o alcance e reduzindo a latência;
     
  • Segurança: os provedores de data center terceirizados fornecem serviços de segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana, juntamente com logins biométricos em todos os pontos de acesso, oferecendo aos clientes a tranquilidade de que seus dados estão protegidos com tecnologia altamente avançada. Além disso, as várias camadas de segurança física em torno do local e gabinetes de interconexão protegem a transferência de dados.

O que funciona melhor para sua empresa?

Para as empresas que precisam de uma grande implantação de gabinetes, com os recursos facilmente disponíveis, pode fazer sentido a longo prazo construir um data center próprio.

Contudo, é inegável que o data center terceirizado oferece uma gama maior de benefícios, permitindo que empresas grandes ou pequenas possam usar suas equipes de TI para atividades mais estratégicas, enquanto o armazenamento de dados está seguro com uma empresa especializada.

Gostou do nosso artigo? Conheça os nossos data centers e veja no vídeo como nossa infraestrutura pode ser exatamente o que você precisa!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: