1. Home
  2. /
  3. Inovação
  4. /
  5. Transformação digital: O que é e por que precisamos aprender sobre ela!


Inovação Escrito por Algar Telecom | 21 de fevereiro de 2022

Transformação digital: O que é e por que precisamos aprender sobre ela!

Tempo de leitura: 5 minutos
Tempo de leitura: 5 minutos

A transformação digital já está presente no mercado corporativo, e cada vez mais empresas estão adotando a tecnologia como base de suas operações.

As inovações que se consolidaram nos últimos anos permitiram a modernização de inúmeros segmentos, e, agora, também estão conquistando o setor empresarial.

No entanto, embora a transformação digital aparente ser um conceito do futuro, trata-se de um fenômeno que está acontecendo no presente, e é fundamental que as corporações se atentem para essa mudança.

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre o assunto, e buscar maneiras de realizar uma transição natural e positiva.

O que é a transformação digital?

Transformação digital é o processo onde as empresas adotam o uso da tecnologia em suas atividades, visando objetivos como melhoria do desempenho e aumento da produtividade.

No entanto, é comum que algumas pessoas confundam o conceito. Afinal, grande parte das corporações já contam com recursos tecnológicos em parte dos seus setores, ou mesmo investem na sua presença online.

Por esse motivo, é importante ressaltar que a transformação digital se refere a uma mudança estrutural completa na empresa, onde a tecnologia se torna a base das suas operações, e não apenas parte das ferramentas.

Dessa forma, em outras palavras, ela representa a automatização total dos processos e da gestão, desenvolvendo novas soluções com base na sua migração para o ambiente digital.

Qual a importância de entender sobre a transformação digital?

Embora a transformação digital em empresas pareça um conceito futurista, inúmeras corporações já estão adotando esse formato operacional. 

Por isso, é importante conhecer mais sobre o assunto, para acompanhar as novas tendências e realizar uma transição eficiente para o ambiente digital.

Caso a empresa ainda não tenha conhecimento sobre as novas mudanças no setor tecnológico, pode ter dificuldades para se adaptar corretamente.

Além disso, estudos recentes realizados pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) mostram que empresas com maturidade digital apresentam 23% mais lucratividade do que outras modalidades.

Desse modo, entender sobre transformação digital não apenas permite que a corporação se organize de forma mais prática, para acompanhar as inovações do mercado, como também é essencial para potencializar os rendimentos da sua produção.

Como a transformação digital vem impactando o universo corporativo?

A transformação digital traz impactos significativos para o universo corporativo, desde pequenas empresas, até grandes companhias.

Em um primeiro momento, ela se tornou responsável pela otimização de processos internos e externos, uma vez que a tecnologia se torna a base de toda a operação empresarial.

Com isso, as companhias estão desenvolvendo iniciativas cada vez mais sustentáveis, com base na redução de custos e na realocação de recursos manuais, que deixam de ser o foco produtivo.

Pela necessidade de adaptação provocada pela pandemia, vivenciada desde 2020, muitas empresas adotaram o e-commerce como foco na sua continuidade de atuação no mercado.

Agora, com a transformação digital, o comércio eletrônico deixa de ser uma opção secundária e se torna o principal canal de negociação entre corporações e clientes, aumentando, inclusive, o índice de faturamento com vendas online.

Enquanto isso, é possível identificar impactos significativos também na forma como as empresas administram sua relação com o público.

O uso de novas tecnologias permite uma manipulação e armazenamento de informações com maior segurança, oferecendo mais garantias para os clientes, e, dessa forma, aperfeiçoando seu relacionamento.

A presença no ambiente digital se torna um facilitador para a comunicação entre empresas e consumidores, mudando, de modo definitivo, as interações corporativas no mercado.

Principais benefícios da transformação digital

Para empresas que ainda estão em dúvida sobre adotar a transformação digital em sua operação, vale a pena conhecer alguns dos principais benefícios que essa mudança traz para o ambiente corporativo:

Menos processos manuais

A princípio, utilizar a tecnologia como base estrutural permite que a empresa diminua o número de processos manuais necessários.

Isso não apenas reduz os recursos utilizados nesses procedimentos, como torna as rotinas de operação mais ágeis e práticas.

Foco no cliente

Ainda, a tecnologia auxilia a empresa a ter um entendimento maior sobre o cliente, por meio da análise detalhada de dados e preferências do consumidor.

Isso permite a elaboração de estratégias e produtos mais eficientes, voltados para as verdadeiras demandas do público, além de ações de marketing com maior impacto e a manutenção de um relacionamento mais sólido com o cliente.

Melhor experiência de trabalho

Além disso, é importante mencionar que a transformação digital oferece um ambiente mais engajado e produtivo para os colaboradores, melhorando, assim, a experiência de trabalho de toda a equipe.

Dessa forma, existe a possibilidade de maior comprometimento por parte dos funcionários, otimizando toda a produção interna.

Aprendendo a aplicar a transformação digital no seu negócio

Por fim, para se adaptar à transformação digital da maneira correta, vale a pena seguir algumas etapas que podem ajudar a tornar essa transição mais suave e efetiva. 

Confira dicas para realizar essa aplicação no seu negócio:

Digitalize seus documentos

A transformação digital traz, principalmente, o conceito de digitalização de processos. Ou seja, tornar eletrônico os procedimentos que ocorrem manualmente.

Para isso, o seu negócio pode começar digitalizando documentos, e adotando esses modelos virtuais no dia a dia.

Planilhas, contratos e relatórios podem se tornar eletrônicos, iniciando o processo de digitalização completa por meio de pequenas mudanças.

Adote o Cloud Plus

O Cloud Plus tem como objetivo facilitar a utilização do serviço em nuvem corporações que precisam de serviços sob medida.

Desta maneira, é possível fazer uma gestão completa do serviço, facilitando o trabalho operacional, e principalmente, tendo um serviço sob medida para as necessidades do negócio. 

Implemente sistemas integrados

A transformação digital completa só irá acontecer no seu negócio se todos os setores estiverem devidamente integrados.

Por isso, é fundamental implementar sistemas e plataformas que possibilitem essa interação entre os departamentos e os colaboradores, de modo a otimizar o fluxo de trabalho por completo, com a ajuda da tecnologia.

Incentive a cultura de inovação

Por fim, uma dica importante é incentivar a cultura da transformação digital dentro do seu negócio.

Isso porque seus funcionários serão os principais afetados por essa transição. Dessa forma, para adotar, com sucesso, esse conceito, é fundamental que os colaboradores também adotem essa nova cultura.

Assim, vale a pena divulgar e incentivar novos hábitos e mostrar os benefícios dessa adaptação internamente, sobretudo.

Quais os principais desafios da transformação digital?

Por outro lado, como qualquer novidade, a transformação digital também enfrentará desafios no mercado.

Cada negócio possui suas próprias demandas e necessidades, e, por isso, deverá identificar quais os melhores sistemas para migrar para o ambiente digital.

A necessidade de se adaptar, unida às particularidades de cada empresa, pode dificultar a divulgação da transformação digital como um todo. 

Além disso, diversas companhias possuem sistemas ultrapassados, que não acompanharam as inovações, e, por isso, também trazem complicações para a adaptação.

Finalmente, um dos maiores desafios, na atualidade, é difundir o conceito entre as empresas.

Por isso, é fundamental que gestores conheçam mais sobre o assunto, para acompanhar e aderir à transformação digital nos próximos anos. Quer saber como podemos te ajudar diante da transformação digital? Não deixe de conferir nossas soluções e comece a implementar em seu negócio.

Deixe seu comentário