1. Home
  2. /
  3. Tecnologia
  4. /
  5. 5G e IoT: Entenda a relação entre eles e como funcionarão em conjunto


Tecnologia Escrito por Algar Telecom | 23 de fevereiro de 2022

5G e IoT: Entenda a relação entre eles e como funcionarão em conjunto

Tempo de leitura: 5 minutos
Tempo de leitura: 5 minutos

A união entre o 5G e a IoT já é uma realidade em muitos ambientes e segmentos, e promete trazer ainda mais praticidade e inovação para o cotidiano social.

No passado, tecnologias como essa eram desenvolvidas com propósitos restritos, principalmente científicos, avaliando as possibilidades que a modernidade poderia trazer.

Agora, a implementação de novos equipamentos inteligentes, unido à velocidade da nova geração de conexão móvel, permite o uso de aparelhos inteligentes nas mais diversas áreas.

Assim é fundamental entender como a relação entre 5G e IoT possibilitou essa realidade. Além de conhecer mais sobre o impacto da tecnologia em diferentes campos de atuação.

O que é o 5G?

Antes de entender a relação entre 5G e IoT, vale a pena saber mais sobre o que se trata cada conceito.

A princípio, a rede 5G é a quinta e nova geração de conexão móvel. Trata-se de uma evolução natural dos padrões anteriores, conhecidos como 3G e 4G.

Nos últimos anos, a implementação do 4G em telefonias móveis revolucionou o mercado com suporte de imagens e vídeos em alta definição.

Além disso, uma tendência de acesso que modificou a forma de consumo de conteúdos em smartphones.

Agora, com o surgimento do 5G, espera-se que a nova geração ofereça suporte para um conjunto ainda maior de dispositivos que operam simultaneamente.

Em termos técnicos, o 5G se destaca por funcionar em um padrão de até 95 GHz. Enquanto isso, o padrão anterior opera em frequências de até 2.5 GHz, uma velocidade quase 20 vezes menor.

Por esse motivo, a conexão da quinta geração promete trazer mais consistência e estabilidade para as conexões móveis

Isso significa um tempo de resposta ainda menor entre dispositivos e comunicações à distância, derrubando barreiras de interação que ainda estão presentes no cotidiano.

Quer saber mais sobre o 5G? Confira o guia completo que preparamos para você!

O que é IoT?

Já o IoT é a sigla para Internet of Things, ou Internet das Coisas, em tradução para português. Assim, ele é uma tecnologia que aborda a interconectividade digital de objetos cotidianos.

Em outras palavras, a internet das coisas é uma rede de objetos comuns capazes de reunir e transmitir dados por meio da conexão virtual.

Exemplos práticos de equipamentos que pertencem ao IoT são:

  • Eletrodomésticos e eletroeletrônicos inteligentes;
  • Veículos automáticos;
  • Assistentes virtuais;
  • Aparelhos por comando de voz.

Como o nome indica, trata-se de “coisas” que possuem conexão com a internet, e, assim, desenvolvem operações e atividades que unem o ambiente físico e o digital.

Qual a expectativa da união entre 5G e IoT?

Depois de conhecer mais sobre o conceito de 5G e IoT, é possível estabelecer algumas previsões e expectativas da relação entre esses dois conceitos.

Isso porque as redes 5G possibilitam, por meio de suas características técnicas, a redução de conexões instáveis, trazendo maior eficiência e agilidade durante o seu uso.

Dessa forma, todos os tipos de itens e aparelhos usados no dia a dia poderão contar com conexão móvel via satélite, o que potencializa a sua atuação.

Atualmente, o mais comum é que aparelhos inteligentes da Internet das Coisas sejam ligados a redes fixas de Wi-Fi, ou conexões empresariais mais estáveis. 

No entanto, a chegada do 5G também permitirá o uso desses equipamentos fora das áreas residenciais, por exemplo.

Além disso, o 5G ajudará a conectar itens comuns a outros dispositivos via internet, sem precisarem estar plugados à rede. Com isso, o usuário poderá controlar seus eletrodomésticos, usando seu celular fora de casa.

Uma vez que a relação entre 5G e IoT oferece uma combinação única de alta velocidade e baixa latência (perda de dados), a expectativa é que essa união torne a infraestrutura ainda mais estável para os equipamentos inteligentes.

Como o 5G pode impactar a Internet das Coisas?

Atualmente, o 5G e IoT já oferecem uma combinação que atua satisfatoriamente em diversos segmentos. 

Conheça alguns dos principais impactos da nova geração de conexão móvel na Internet das Coisas:

Setor automotivo

Hoje em dia, já existem no mercado protótipos de veículos inteligentes, com funcionamento automático, que permitem que o motorista realize outras atividades enquanto viaja.

Todo o sistema veicular é programado para operar de maneira independente, por meio da conectividade com a rede. 

Combinando essas duas tecnologias, será possível acompanhar o movimento de outros veículos no trânsito em tempo real. Isso poderá  possibilitar conexões  que podem evitar congestionamentos e acidentes.

Dessa forma, com o 5G e IoT, o setor automotivo poderá aprimorar ainda mais essa tecnologia.

Além de proporcionar uma direção mais segura, ele auxiliará o gerenciamento do controle de combustível, velocidade e também poderá beneficiar sistemas de logística.

Saúde

O 5G e IoT também já estão presentes na área da saúde, especialmente no desenvolvimento de novas tecnologias para a realização de cirurgias e tratamentos complexos.

Por exemplo, o uso de braços mecânicos e equipamentos minimamente invasivos auxiliam os profissionais na realização de procedimentos difíceis.

No entanto, com a conexão 5G, será possível realizar inúmeros processos de forma remota, economizando tempo e recursos. 

Além disso, a conexão entre equipamentos robóticos e mecânicos que tornam as rotinas médicas mais acessíveis e descomplicadas também utilizam conexão de rede.

E, se ela for mais estável, permitirá procedimentos mais seguros.

Telecomunicações

Enquanto isso, a relação entre 5G e IoT no setor de telecomunicações já é uma das atuações mais populares do mercado.

A conexão 5G oferece uma rede mais estável e rápida para a troca de dados entre usuários.

Com isso, equipamentos inteligentes potencializam essa comunicação.

Dessa forma, será possível utilizar não apenas smartphones para conversar com outras pessoas, por exemplo, mas também outros aparelhos ainda mais rápidos e eficientes, como mencionamos anteriormente.

Indústria

O 5G e IoT também estão presentes na indústria, especialmente na automação de procedimentos e no monitoramento de equipamentos.

A Internet das Coisas permite o uso de aparelhos inteligentes e autônomos nas produções, dispensando:

  • Mão de obra humana;
  • Redução de custos;
  • Foco dos colaboradores em processos mais complexos.

Com uma conexão móvel rápida e de qualidade, esses equipamentos poderão operar sem precisarem, necessariamente, estar conectados à matriz. 

Isso possibilita uma expansão considerável da indústria, além de trazer novas possibilidades de produção em massa, fortalecendo o setor.

Safe City (Cidade Inteligente)

Por fim, a relação entre 5G e IoT vai ainda mais longe, oferecendo um impacto significativo no desenvolvimento dos projetos das “Safe Cities”, ou cidades inteligentes.

Trata-se de um projeto ousado, que utiliza a tecnologia para tornar as cidades mais seguras, funcionais e com melhor qualidade de vida.

O uso de lâmpadas, transportes e câmeras de vigilância inteligentes já é empregado em várias localidades.

No futuro, a expectativa é que as novas tecnologias permitam uma cidade inteiramente automatizada, possibilitada pelo uso de conexões de rede ultra rápidas, junto de aparelhos cotidianos automatizados e integrados.

Quando os avanços entre 5G e IoT poderão ser percebidos?

Os avanços entre 5G e IoT já podem ser percebidos no dia a dia da sociedade. Por exemplo, assistentes sociais já são comuns em várias residências.

O uso de lâmpadas inteligentes, eletrodomésticos com programação automática e até mesmo robôs auxiliares de limpeza são tecnologias que também ganharam o mercado.

A longo prazo, os avanços entre essa relação serão ainda mais perceptíveis, por meio de projetos maiores e mais impactantes, como veículos e até mesmo cidades inteiras.

Mas, por enquanto, o uso do 5G e IoT já é visto, satisfatoriamente, no cotidiano das pessoas, e a tendência é uma expansão ainda maior nesse segmento.Quer entender melhor sobre o tema? Então confira nosso FAQ especial com as top 10 perguntas sobre o 5G sobre o tema!

Aproveite  também para conhecer o nosso blog, nele abordamos diversos assuntos relacionados a tecnologia e gestão empresarial, estamos te esperando!

Deixe seu comentário