Significado de TICs: entenda de uma vez por todas | Plataforma Conexão
Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

27/jul
Cristina Cruz
Significado de TICs: entenda de uma vez por todas

O termo pode parecer novidade, mas a sua aplicação já deve estar profundamente enraizada na rotina da empresa. As TICs são na verdade todas as tecnologias da informação e comunicação que impactam a produtividade corporativa, hoje em dia.

E não apenas as TICs que já fazem parte do fluxo de trabalho, mas aquelas que ainda são tendências, ou seja, com potencial de consolidação no mercado.

Mas, para que não restem dúvidas a respeito do significado de TICs — bem como as suas aplicações — este conteúdo tem como objetivo ser o guia definitivo para você se inteirar a respeito das tecnologias da informação e comunicação. Boa leitura!

O que são TICs

Embora o seu significado tenha sido esclarecido, convém um complemento. Afinal, estamos falando de uma série de recursos tecnológicos que, quando utilizados de maneira integrada, promovem melhorias múltiplas ao processo produtivo.

Alguns exemplos:

  • na indústria, as TICs têm sido pensadas mais no sentido de soluções de automação;
  • no comércio, como ferramentas integradas de gestão;
  • para as fintechs, as TICs propõem segurança para lidar com o Big Data gerado intensamente.

Para isso, as TICs estão profundamente associadas ao desenvolvimento de hardwares e softwares. Muitos deles que hoje são simples — mas fundamentais — ferramentas cotidianas, como o e-mail, os fóruns online e a webcam, entre outras soluções tecnológicas que fazem parte da Transformação Digital que impulsionou este início de século.

O mercado de TICs em expansão

Só no país, o mercado de TICs teve um crescimento de 2,2% em 2018. Sinal evidente de que as empresas estão se mobilizando nesse cenário digital que vai guiar os rumos mercadológicos.

Antecipar-se às tendências e saber rapidamente como associá-la à sua demanda e necessidades, é crucial para gerar vantagem competitiva.

A questão é: quais desses TICs revolucionários têm o poder de impulsionar a sua marca, de modo que se distancie cada vez mais da concorrência?

As tendências tecnológicas em evidência

As TICs chegaram para ficar — esse é um fato irremediável seja em curto, médio ou longo prazo. E muitas dessas tendências  estão em evidência para proporcionar uma verdadeira transformação nas etapas produtivas do seu negócio. Entre as principais:

  • inteligência artificial;
  • Big Data usado de maneira analítica;
  • Internet das Coisas (ou IoT, do inglês Internet of Things);
  • soluções na nuvem;
  • blockchain.

Existem outras ainda e que se traduzem em mais eficácia, com um número reduzido de custos e de erros.

Os desafios em usar as TICs

Vale destacar que a relevância dessa tecnologia de informação integrada é benéfica em múltiplos níveis, mas que não se limita a eles apenas.

Afinal de contas, o mercado inteiro está em polvorosa com essa dinâmica digital. É importante contar com sólidos conhecimentos no setor para que cada investimento seja uma certeza e não apostas em tendências cujo prazo de validade está próximo de expirar.

O sucesso das empresas depende exclusivamente de um suporte profissional e de qualidade, que se converta rapidamente em resultados. Da mesma maneira que as TICs, quando implementadas, impactam a rotina do seu negócio.

Uma das grandes revoluções, nesse sentido, é a solução Elastic Cloud, da Algar Telecom. Por meio dela, a sua empresa ganha uma perspectiva ampla sobre o gerenciamento dos seus dados. E, o melhor: de maneira personalizada, de acordo com suas necessidades e objetivos.

Os diferenciais do Elastic Cloud:

  • configuração personalizada do servidor;
  • total segurança para as suas informações;
  • economia no investimento proporcional ao pacote escolhido;
  • suporte especializado 24×7, com help desk próprio;
  • maior abrangência de conexão de redes.

Quer mergulhar nos benefícios de investir em TICs para o seu negócio? Então, não deixe de conhecer a nossa solução!

Deixe seu comentário