Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como as Realidades Virtual e Aumentada podem funcionar a favor das empresas

Cristina Cruz | 31 de março de 2016

Apesar da dificuldade em falar de inovação e ondas de implementação em TI para o mundo corporativo, devido ao fato de que as tecnologias estão sempre sofrendo transições e passam de forma incrivelmente rápida, dois conceitos que têm sido difundidos há algum tempo são os de Realidade Virtual e Aumentada.

Enquanto a Realidade Virtual imerge o usuário em um ambiente digital, capaz de propiciar a ele uma experiência real de visita física ao ambiente, a Realidade Aumentada insere o mundo digital no cenário real, criando, dentro deste, botões de acessos e ações no ambiente digital.

Nesse contexto, a TI está entendendo estas novas tecnologias como novas ferramentas, capazes de conceder poderes e capacitar seus usuários e clientes. Apesar de ainda pouco utilizadas no Brasil, há indícos de que em breve começarão a fazer parte do dia a dia das organizações. Atualmente, existem escritórios de jovens empreendedores brasileiros especializados na criação de itens de Realidade Virtual e Aumentada, como é o caso da startup 8e7 Mídias Interativas, em São Paulo, que desenvolve aplicativos para o Oculus Rift, para o Cardboard — óculos lançado pelo Google feito apenas com uma caixa de papelão e um smartphone.

Muito além das startups que focam suas produções em itens de Realidade Virtual e/ou Aumentada, estas tecnologias podem ser muito úteis para diversos tipos de negócios, cada um com suas particularidades. Imagine uma aplicação de Realidade Virtual na indústria de construção civil, sendo possível a visita à obra, com visão de 360 graus, sem sair de sua mesa, podendo perceber os detalhes das estruturas. Ou um caixa eletrônico bancário, onde ao colocar um par de óculos 3D, você enxerga sua conta bancária de forma exclusiva e confidencial, mesmo interagindo com as teclas e fazendo retiradas físicas. Estes são apenas alguns exemplos, visto que as possibilidades são inúmeras e adaptáveis a cada tipo de negócio.

Realidades Virtual e Aumentada no treinamento de colaboradores

Apesar de cada negócio ter suas particularidades e fins específicos para o uso dessas tecnologias, a dificuldade de contratar e manter bons profissionais é comum em todas as áreas, por isso, treinar e desenvolver colaboradores é fundamental para que se tenha sucesso nos negócios. Afinal, pessoas bem capacitadas e motivadas produzem mais e geram mais resultados. No entanto, o atual cenário econômico brasileiro e mundial obriga as companhias a reduzirem os gastos. É neste momento que o uso da realidade virtual e/ou aumentada para treinar os funcionários pode ser uma boa alternativa, trazendo bons resultados com menor investimento financeiro.

Existem óculos 3D com um bom custo benefício disponíveis no mercado, que podem ser utilizados para realizar treinamentos em ambientes artificiais. Por exemplo, uma companhia aérea pode simular um voo para capacitar os pilotos, ao invés de arcar com os custos de utilizar um avião. Diversos outros setores podem ser beneficiados da mesma forma, como o automotivo, de educação, aviação, militar e outros.

Essa nova tecnologia vem para auxiliar em inovação e no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. Sendo assim, as companhias precisam estar atentas à importância deste recurso e avaliar a viabilidade de seu uso para ter profissionais bem treinados e, consequentemente, melhores produtos e serviços. Tudo isso com redução de custos em médio e longo prazo.

Pense, portanto, na tecnologia e nas possibilidades de inovação para seu negócio. Em um primeiro momento, as tecnologias podem não fazer total sentido, mas é muito importante que as empresas compartilhem conhecimento com seus colaboradores, independente da área. Obviamente, as áreas de desenvolvimento, inovação e marketing devem ser consideradas, no entanto, os insights podem surgir através da percepção de qualquer um, principalmente os visionários.

 

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: