Ter funcionários motivados e comprometidos é um passo importante para se construir um ambiente propício a novas ideias, com maior produtividade e, consequentemente, com melhores possibilidades de crescimento dos resultados da empresa.
Conscientes disso, gestores de diversas áreas têm se debruçado sobre as alternativas de remuneração que ajudam a despertar e a manter a motivação dos colaboradores. Os programas de remuneração variável são opções amplamente trabalhadas e que, conduzidas corretamente, se mostram eficazes neste propósito.
Estudos recentes apontam que os programas de remuneração variável bem-sucedidos colaboram para que os funcionários entendam mais o verdadeiro papel de cada um dentro dos macros processos da empresa, adquirindo, dessa forma, uma visão sobre o impacto de suas atividades em seus clientes internos e externos, aumentando a vantagem competitiva da organização.
Mas, para chegar a este ponto, é justamente no reconhecimento que os processos precisam começar.As iniciativas precisam estabelecer programas tangíveis aos colaboradores. E estes, por sua vez, prexisam ter consciência do seu papel na empresa, o funcionário precisa saber qual é seu papel na busca por resultados.
Para que o programa de remuneração realmente funcione, é preciso criar metas factíveis, aliando os objetivos de cada área ou setor com as atividades dos profissionais que neles atuam. Assim, a função de cada um no planejamento estratégico fica mais clara e a adesão ao programa se torna mais natural no desenvolvimento das atividades.
A empresa precisa estar atenta ao fornecimento dos recursos necessários para o alcance das metas estipuladas. De nada vale estabelecer tarefas que não tenham viabilidade de execução, tanto no aspecto estrutural quanto na capacitação dos funcionários.
O acompanhamento das metas definidas, as correções e os ajustes que possam ser necessários, também são pontos importantes que a empresa deve seguir para garantir o sucesso dos programas de remuneração variável.
Isso inclui considerar alterações pautadas não apenas por questões internas, mas também por comportamentos do mercado que afetem diretamente o negócio da empresa. A comunicação nesse sentido precisa ser clara e ágil, colaborando para que o funcionário tenha confiança nas medidas adotadas.
Considerando esses cuidados, além de criar uma equipe de colaboradores empenhados e comprometidos com o negócio, a empresa abre a possibilidade de tornar claras as iniciativas de boa gestão. Como consequência, o que se observa também é a retenção dos talentos, muitos identificados nos processos de cumprimento dos objetivos.
Deixe seu comentário