Qual é a rede social ideal para o seu negócio?

Escrito por humanos

A facilidade de acesso e disseminação de informações, juntamente do uso progressivo de aparelhos mobile, fazem com que as redes sociais sejam uma ótima opção para quem pretende alcançar seu público-alvo. Seja para divulgar sua marca, reforçar sua identidade, estar mais próximo do cliente ou apresentar novos produtos.

No entanto, com tantas opções disponíveis hoje em dia, é difícil identificar em qual  vale a pena manter um perfil da empresa. O objetivo desse post é oferecer algumas dicas para que você avalie o seu tipo de negócio ao se propor a fazer parte de alguma dessas redes. Levando em conta que não é interessante, nem viável estar presente em todas elas, mas sim, considerar aquelas que melhor atendem ao seu tipo de empreendimento e público. Confira:

Facebook

Por ser a maior rede social existente e contar com o maior número de membros ativos no Brasil e no mundo, o Facebook conta com usuários muito plurais e é bem provável que seu público-alvo esteja presente nessa mídia. Portanto, ter uma página empresarial no Facebook é mais do que recomendado.

Além disso, as possibilidades que a plataforma oferece são muito variadas: é possível desde a divulgação de fotos e vídeos, até a publicação de banners. Pelo amplo alcance que possui, uma das principais ferramentas utilizadas no Facebook é o recurso de promoções, que permite que a marca da empresa seja vista por diversas pessoas. A linguagem pode variar de acordo com o público-alvo desejado, pois a rede social engloba diversas faixas etárias e classes sociais.

Twitter

Com uma predominância de usuários mais jovens, o Twitter funciona como um canal direto de interação, onde há a possibilidade de divulgação de textos, imagens e vídeos, sendo possível criar links para redirecionar o internauta para o site da empresa. Também é possível realizar campanhas, promoções e até mesmo enquetes neste canal. Ainda por causa da faixa etária dos usuários, a rede social permite uma linguagem mais informal e descontraída. Se esse for o público-alvo da sua empresa e você prefere ter um contato mais direto com o cliente, manter um perfil nessa mídia pode ser uma boa escolha.

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Instagram

Assim como o Twitter, essa é uma rede social com predominância do público jovem. Puramente visual, o Instagram é bem mais simples que as demais redes e permite apenas a publicação de fotos e vídeos curtos. Justamente por ser simples e de acesso constante, é um canal para a divulgação de produtos e da marca da empresa. O que pode ser benéfico, pois sua marca será fixada ao imaginário do público, que é um potencial consumidor.

Linkedin

O Linkedin é a maior rede social corporativa do mundo. É utilizado por profissionais que buscam aumentar sua rede de contatos ou por empresas que visam ampliar seu alcance mercadológico e contratual. Para ser um perfil relevante na rede é indicado publicar conteúdo consistente e relevante, como textos do blog da empresa, por exemplo. A linguagem pode variar de acordo com o público-alvo desejado, pois esta mídia social engloba variadas faixas etárias e classes sociais.

Também pode ser interessante participar de grupos que tenham a ver com o seu negócio, a fim de entrar em contato com pessoas próximas à sua área de atuação e estar por dentro das pautas relacionadas ao setor.

Feita a escolha de quais redes sociais é interessante para o seu negócio estar, não se esqueça de manter sempre o perfil atualizado e com conteúdos relevantes para o seu público. Além disso, o monitoramento das mídias é essencial para mensurar resultados e traçar metas e planos.

Sua empresa está presente nas redes sociais? Como tem sido sua experiência? Comente e compartilhe!

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