Inovação Algar Telecom | 12 de abril de 2021

Omnicanalidade no varejo: fidelize clientes e venda mais

Tempo de leitura: 5 minutos

Entender por que a omnicanalidade no varejo se tornou uma tendência é o primeiro passo para as empresas que desejam usar essa estratégia.

Basicamente, trata-se da integração entre os diferentes canais de venda e atendimento utilizados no negócio. Afinal, os consumidores de hoje se acostumaram a não encontrar barreiras entre eles.

Embora o universo virtual tenha ganhado espaço, as pessoas querem poder escolher por onde fazer suas compras e interagir com as marcas.

Além disso, a maioria se divide entre o consumo no varejo físico e on-line. E, apesar de 68% preferirem as lojas virtuais por conta das ofertas, 46% preferem as lojas físicas para ver os produtos de perto.

Esses dados nos ajudam a entender a importância da integração entre canais, que vamos explicar melhor a seguir.

O que é omnicanalidade no varejo?

A omnicanalidade no varejo acaba com a oposição entre lojas físicas e online. Ainda que grande parte das empresas já trabalhe com diversos canais de venda, manter a autonomia de cada um deles era uma prática comum.

Mas os varejistas vêm percebendo que esse modelo não traz vantagens.

Isso porque ele obriga o cliente a resolver qualquer tipo de problema apenas pelo canal usado para a compra e não pelo mais conveniente. E os consumidores já estão acostumados a trafegar entre os diferentes canais disponíveis.

Diante disso, o que a omnicanalidade no varejo faz é uma integração entre lojas físicas, virtuais e os meio de comunicação da empresa. Dessa forma, fica fácil entender o que o consumidor quer e acompanhar toda a jornada percorrida até a efetivação da compra.

Como funciona uma loja omnichannel?

Os varejistas atentos a essa tendência conseguem sair na frente da concorrência na hora de atrair os consumidores. Isso porque a omnicanalidade no varejo cria uma experiência positiva e também facilita o processo de compra.

Mais do que vender online, os canais digitais conectam os consumidores às lojas físicas. Afinal, muita gente tem o costume de pesquisar antes sobre um produto. Nesse processo, a empresa pode inspirar uma pessoa a visitar o estabelecimento.

Quando a integração entre canais existe, o potencial cliente pode consultar antes os preços, a disponibilidade dos produtos, o horário de funcionamento da loja e até encontrar outros produtos relacionados a sua busca.

Portanto, não pense que o digital prejudica os pontos de venda físicos. Na verdade, ele favorece a decisão de compra, sobretudo quando o consumidor sabe que vai encontrar em tal loja o que ele precisa.

Da mesma maneira, depois de conhecer um produto na loja física, o consumidor pode resolver adquiri-lo online.

3 motivos pelos quais a omnicanalidade no varejo ajuda a vender mais

Entenda por que a média de faturamento dos varejistas que adotam essa estratégia costuma ser mais alta do que aqueles que usam apenas um canal:

1. Melhora a experiência

Quem trabalha no varejo sabe que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Por isso, oferecer uma experiência agradável é fundamental para garantir a satisfação do seu público.

E a omnicanalidade aparece aqui como uma estratégia eficiente, já que ela elimina a necessidade de o cliente mudar de um canal para outro, seja para comprar ou resolver um problema.

Essa experiência pode ser ainda melhor a partir do investimento em soluções que centralizam os canais de atendimento em um único lugar.

2. Aumenta a visibilidade

Outra vantagem da integração é a geração de um marketing orgânico para a sua marca. Isso porque ela aumenta a visibilidade do negócio no mercado.

Quando um cliente é bem atendido e tem uma experiência satisfatória, as chances dele fazer recomendações para os seus conhecidos e se tornar um promotor da empresa é grande, .

3. Fideliza os clientes

Fique sabendo que a estratégia também colabora com a fidelização. Um estudo da Harvard Business Review mostrou que, 6 meses depois de uma experiência de compra omnichannel, os clientes aumentaram suas compras em 23%.

É a confiança que faz com que eles fiquem mais satisfeitos, recomendem a loja e queiram comprar de novo com a empresa.

Como você deve ter notado, a omnicanalidade no varejo é uma estratégia alinhada às demandas e comportamentos dos consumidores de hoje. Sendo assim, se você quiser ganhar espaço no mercado, fugir dela não é uma opção.

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