Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

27/nov
Algar Telecom
7 profissões de tecnologia que estarão em ascensão nos próximos anos

À medida que mais empresas passarem pela transformação digital, as profissões de tecnologia em demanda mudarão para incluir posições voltadas para tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA), realidade aumentada e virtual (AR e VR) e a Internet das Coisas (IoT).

Pensar na TI da empresa não é apenas um diferencial, mas uma exigência e, com a evolução de novas tecnologias, as posições de trabalho também estão evoluindo.

Para te mostrar essa evolução, conheça as 7 profissões de tecnologia que estarão em ascensão nos próximos anos, incluindo as habilidades e a experiência que cada um deles exige. Pronto? Continue lendo conosco!

1. Analista de inteligência de negócios

Os analistas de Business Intelligence, ou inteligência de negócios, reúnem dados de várias fontes, incluindo software interno, informações sobre concorrentes e tendências do setor, para desenvolver um senso de onde a empresa está no setor e como eles podem crescer e cortar custos.

Esses profissionais atuam como contrapartida aos desenvolvedores de aplicativos, que começam pelo aplicativo e aceitam os requisitos. O analista de inteligência de negócios começa com o lado do negócio e considera o que a empresa precisa em termos de aplicativos para fazer o processo funcionar.

2. Analista de conformidade de dados

Às vezes, não é uma necessidade comercial ou tecnológica que impulsiona novas profissões de tecnologia, mas forças externas, como mudanças no cenário regulatório. Espera-se que mais empresas procurem preencher uma posição de analista de conformidade de dados no próximo ano.

Designar uma pessoa para liderar o encargo de fornecer à empresa as melhores práticas sobre como abordar a privacidade de dados é fundamental. Essa função ajuda os funcionários a entender onde os dados da organização residem e como protegê-los melhor com métodos como criptografia.

Isso será especialmente verdadeiro para empresas globais, com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE, a GDPR, e a Lei Geral de Proteção de Dados brasileiro, a LGPD.

3. Analistas e programadores de Internet das coisas (IoT)

Com o crescimento cada vez maior e impressionante do setor de Internet das Coisas, é fato que também é necessário ter profissionais capacitados para atuar na área.

Entre as profissões de tecnologia, os analistas e programadores com foco em IoT precisam ter conhecimentos analíticos, de programação e lógica, e ainda serem capazes de tirar proveito da chegada dessas tecnologias. Esse profissionais podem ser formados em engenharia da computação, com amplos conhecimentos de programação, Internet das coisas e, é claro, big data.

4. Engenheiro de nuvem

À medida que a grande maioria das empresas transfere sistemas importantes para a nuvem, mais e mais corporações estão escolhendo uma abordagem híbrida, com vários fornecedores.

É trabalho do engenheiro de nuvem desenhar os sistemas de uma empresa para que rodem suavemente na nuvem. Isso inclui garantir que as conexões de rede funcionem da forma correta e rapidamente e que haja armazenamento suficiente para todos os dados de que a corporação atualmente precisa atualmente e no futuro.

5. Administrador de rede

As empresas estão investindo mais em suas redes à medida que a IoT entra no local de trabalho. Cada vez mais as coisas precisarão ser conectadas de maneira eficiente, e isso será um dos principais impulsionadores da demanda.

Os analistas de rede nos próximos anos combinarão seu conjunto de habilidades técnicas com um entendimento de como aplicá-lo para fornecer informações em tempo real sobre o tráfego de rede, e o que esses insights significam para o negócio.

Isso vai exigir que alguém entenda mais do que apenas networking ou mais do que apenas entender como os sensores funcionam — eles terão que entender completamente o negócio e eles vão entender coisas como a inteligência artificial. Esse é um trabalho radicalmente diferente do papel de hoje em dia de saber como funciona a rede ou como a segurança funciona.

6. Administrador de sistemas

Como a maioria das profissões de tecnologia, o administrador de sistemas deve demonstrar forte capacidade de solução de problemas, comunicação e capacidade analítica.

Mas um administrador de sistemas também precisa ter um forte conhecimento técnico do hardware e software específicos da empresa. O que você precisa nesse profissional pode variar dependendo da sua infraestrutura de TI.

7. Administrador de segurança de dados

Os administradores de banco de dados se tornarão mais procurados até 2020, particularmente à medida que as empresas se movimentarem em direção a mais ofertas de software que incluam inteligência artificial.

Ter bancos de dados bem mantidos é realmente o segredo para permitir que esses produtos funcionem efetivamente. Os administradores de segurança de dados são responsáveis ​​por definir os requisitos de segurança da rede, garantindo que eles estejam atualizados, monitorando e implementando práticas de segurança em toda a empresa.

A transformação digital está impulsionando o setor e criando demanda por essas novas profissões de tecnologia, que farão a diferença na jornada tecnológica da sua empresa.

Gostou do nosso post sobre as profissões de tecnologia que estarão em alta? Aproveite e veja também 6 dicas que ajudam o profissional de TI a subir na carreira e conquistar melhores posições!

Deixe seu comentário