Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

27/ago
Cristina Cruz
Videoconferência: solução para redução de custos e aumento da produtividade

As reuniões da sua empresa só são realizadas presencialmente ou já contam com soluções de videoconferência? O investimento nessa tecnologia é cada vez mais fundamental para os negócios, pois a solução apresenta diversas vantagens para as organizações.

Dentre as principais, estão a redução de custos e aumento da produtividade, principalmente, nas empresas de médio de grande porte. Para se ter uma ideia, a videoconferência é capaz de reduzir as despesas em até 30%, de acordo com matéria divulgada no portal do Jornal Estadão. Continue lendo e entenda como tirar o máximo de proveito da tecnologia!

Como a videoconferência reduz custos e aumenta a produtividade das empresas?

1. Otimiza o tempo

Por mais que as reuniões sejam atividades essenciais para os diversos setores de uma empresa é comum que elas acabem prejudicando a rotina de trabalho dos colaboradores e gestores. Isso porque, muitas vezes, os participantes precisam se locomover para chegar ao local da reunião, o que gera atrasos e afeta diretamente a produtividade.

Ao utilizar a videoconferência, esses atrasos podem ser evitados, garantindo que as reuniões comecem no horário marcado e sejam, consequentemente, mais ágeis. Afinal, essa solução exige apenas que as pessoas se conectem por meio de seus computadores, tablets ou smartphones e de qualquer lugar.

2. Elimina a necessidade de locomoção

Ao mesmo tempo em que as reuniões via videoconferência ajudam a otimizar o tempo por eliminarem a necessidade de locomoção dos participantes, elas colaboram significativamente para a redução de custos com viagens. Os participantes se reúnem virtualmente e não precisam estar fisicamente em um mesmo local.

Sendo assim, as reuniões se tornam muito mais baratas para a organização, pois evita custos que são geralmente altos, como: passagens de avião, hotel, aluguel de carro, refeições e diversos outros custos envolvidos em uma viagem.

3. Evita desgastes para os colaboradores

Por mais que as viagens possam ser um atrativo em um primeiro momento, nem sempre elas são agradáveis. Por um lado, trata-se de uma oportunidade de conhecer funcionários de outras unidades da empresa, parceiros e clientes pelo país e em outras partes do mundo. E, essa experiência de troca é muito positiva.

Porém, por outro lado, quando as viagens fazem parte da rotina elas se tornam cansativas. Deslocamentos envolvem um gasto de energia e, dependendo do destino da viagem, fazem com que as pessoas tenham que ficar longe de casa e de suas famílias. Com a solução de videoconferência, esses desgastes e aspectos negativos podem ser evitados.

4. Torna as conversas mais eficientes

Principalmente as empresas com diversas filiais contam com inúmeros fornecedores, parceiros e demais públicos envolvidos no negócio. Isso faz com que a troca de informações por e-mail ou telefone nem sempre seja a melhor solução, já que elas demandam tempo e dificultam o alinhamento entre todos os participantes de um projeto ou atividade.

Com a videoconferência é possível reunir todas as pessoas de uma maneira simples e fácil. Além disso, os recursos dessa tecnologia permitem que os participantes consigam se focar nos assuntos e tomar decisões importantes de uma forma muito eficiente e rápida. Isso faz com que as demandas sejam atendidas em pouco tempo.

5. Oferece um ótimo custo-benefício

O fato de as reuniões por videoconferência poderem ser feitas por meio de computadores e outros dispositivos móveis significa que elas não dependem de uma infraestrutura fixa, como salas reservadas nos escritórios. Colaboradores podem conversar entre si tanto quanto com clientes, fornecedores e parceiros de onde estiverem e com recursos de imagem e som de alta qualidade.

Além disso, as soluções de videoconferência são adaptáveis às necessidades do seu negócio. Caso a empresa precise aumentar em escala ou demande mais recursos, o investimento em novas aplicações é bastante simples. Trata-se, portanto, de um ótimo custo-benefício, já que a solução consegue acompanhar o crescimento do negócio.

Então, acredita que está na hora de sua empresa investir em uma boa solução de videoconferência? Conheça esse e outros produtos tecnológicos aqui

Deixe seu comentário