Gestão Algar Telecom | 18 de agosto de 2020

Vantagens do trabalho remoto: da economia de tempo à diminuição de custos

Tempo de leitura: 5 minutos

Desde o surgimento da Lei nº 13.467/2017, o trabalho remoto no Brasil passou a ser visto, juridicamente, sem nenhuma distinção em relação à rotina presencial. Desde que haja uma relação de emprego entre o contratante e o contratado, as duas modalidades são tratadas como iguais.

Todavia, se perante a Lei não há diferenças, no dia a dia o trabalho remoto pode trazer vantagens para empresas e funcionários que não são possíveis no regime presencial. E é exatamente sobre esses benefícios que vamos falar nesta postagem. Continue com a gente e confira!

Quais são as vantagens do trabalho remoto?

Enquanto o trabalho presencial demanda uma rotina “engessada”, deslocamentos cansativos e outras obrigatoriedades, o home office (trabalho remoto) traz flexibilidade e outras vantagens pontuais. Confira!

Redução (ou fim) do tempo despendido diariamente com o trânsito

O trânsito talvez seja o fator mais estressante para muitos profissionais que trabalham no regime presencial. Nas grandes cidades, é comum que as pessoas demorem horas durante os deslocamentos para a empresa e depois para casa.

No trabalho remoto esse cenário muda completamente. Sem a obrigatoriedade de se locomover até a empresa, o funcionário não fica mais preso no transporte público ou dentro do carro, nem corre o risco de chegar atrasado para as suas funções.

Além disso, não há mais preocupação em relação aos perigos inerentes ao trânsito, como acidentes de trajeto, confusões ou assaltos.

Diminuição do turnover de funcionários

Um artigo feito a partir de uma pesquisa da Universidade de Stanford mostra que empresas que adotam o trabalho remoto conseguem diminuir consideravelmente a sua taxa de demissões, que gera o chamado turnover (taxa de rotatividade de pessoal).

Esse é um benefício bastante interessante, pois, além de garantir retenção de mão de obra qualificada, você também evita que a empresa aumente os custos com demissões, contratações e treinamentos de funcionários.

Controle de gastos na empresa

Ao implantar o trabalho remoto, você passa a ter um número menor de funcionários dentro da empresa. Por consequência, os gastos de uso rotineiro tendem a diminuir. É uma matemática simples: se um número menor de pessoas utiliza água e energia, menor será o valor de cada conta.

Além disso, você consegue reavaliar os gastos com aluguéis das salas. Com mais pessoas em home office, não há necessidade de tantas salas disponíveis.

Mais flexibilidade e produtividade

Um equívoco comum que algumas pessoas cometem quando discutem o trabalho remoto é acreditar que nesse regime os funcionários tendem a ser mais desorganizados. Um ledo engano, embora normal quando se confunde flexibilidade com falta de comprometimento.

De fato, um trabalhador em home office nem sempre segue exatamente a rotina de profissionais presenciais, pois uma casa não funciona como uma empresa. Mas isso não significa que ele trabalha menos. Na verdade é justamente o contrário, pois é preciso mais disciplina e dedicação.

Ao ter que cumprir uma rotina profissional diária, o colaborador pode administrá-la até mesmo melhor no trabalho remoto. É justamente aí que a flexibilidade se torna uma vantagem. E, como não há perda de tempo em deslocamentos obrigatórios, ele inicia o seu dia mais motivado e tende a ser mais produtivo.

Quão importante é a tecnologia para o sucesso do trabalho remoto?

O crescimento do debate sobre a adoção do home office nas empresas não é à toa. Graças à tecnologia atual, os empresários começaram a perceber que é possível manter a produtividade de seus negócios sem que os seus funcionários estejam diariamente presente nas empresas.

Mas isso também mostra que não basta o comprometimento dos profissionais. Para que a estratégia de trabalho remoto seja bem-sucedida, é imprescindível o investimento em ferramentas tecnológicas.

Existem diversas soluções que permitem e otimizam o home office, por exemplo, o Cloud Backup – uma ferramenta capaz de armazenar e proteger os arquivos de uma empresa. Como se trata de uma tecnologia em nuvem, pode ser acessada remotamente, fornecendo informações seguras a qualquer hora para os profissionais.

Como você viu, hoje não há mais desculpas para manter uma rotina engessada na sua empresa. É preciso analisar a implementação de estratégias mais modernas e com alto grau de sucesso.

Pense que, além de todas as vantagens citadas, o trabalho remoto ajuda a reduzir os impactos ambientais e a poluição da sua cidade. A sua empresa ganha, o funcionário passa a ter mais motivação e o planeta agradece.

Gostou do artigo? Que tal agora entender como reduzir a geração de resíduos no home office?

Deixe seu comentário