Gestão Algar Telecom | 19 de agosto de 2020

Ferramentas que podem ajudar sua videoconferência

Tempo de leitura: 5 minutos

A videoconferência tornou-se essencial nas empresas nos últimos anos. Ela é uma das soluções mais eficazes para reduzir custos e agilizar a comunicação entre colaboradores, parceiros e clientes geograficamente distantes.

Recentemente, esse recurso ganhou forte impulso em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus, que obrigou muitas empresas a adotarem o home office como uma forma de manter suas atividades durante o período de confinamento.

Nesse contexto, contar com uma ferramenta de comunicação eficiente é essencial para a realização de novos negócios, instrução de equipes, delegação de tarefas, alinhamento operacional, dentre outras atividades.

Pensando nisso, confira algumas ferramentas que vão ajudar sua empresa a garantir qualidade na videoconferência!

A importância da videoconferência

Os serviços de videoconferência geralmente oferecem mais do que apenas interações cara a cara. As melhores ferramentas permitem que os usuários compartilhem suas telas, acessem remotamente as áreas de trabalho, conversem por texto, troquem arquivos e até transmitam conferências para grandes grupos de visualizadores passivos. 

Esses recursos são essenciais para melhorar a interação entre pessoas, otimizar o trabalho colaborativo, alinhar pontos conflitantes, apresentar soluções, produtos, resultados e muito mais.

Conheça, a seguir, as principais ferramentas de videoconferência disponíveis no mercado!

4 ferramentas para videoconferência

1. Microsoft Teams

O Microsoft Teams é, sem dúvida, uma das melhores ferramentas de videoconferência. Por meio de um aplicativo, os usuários podem realizar reuniões de vídeo ou áudio com outra pessoa ou uma equipe. Também é possível organizar webinars e grandes reuniões com até 10.000 participantes.

A integração total com o Microsoft 365 garante que as chamadas sejam agendadas com facilidade. Os colaboradores podem receber convites compartilhados no próprio aplicativo, enquanto usuários externos podem ser convidados por e-mail e ingressar diretamente pelo navegador.

O Microsoft Teams também oferece recursos como compartilhamento de tela, gravação de chamadas, legendas ao vivo, tecnologia de desfoque de fundo e funcionalidades de bate-papo. A integração com o Microsoft 365 torna a plataforma a líder de mercado em videoconferência e em interface de espaço de trabalho digital.

2. Google Meet

O Google Meet, anteriormente Google Hangouts, faz parte da plataforma de produtividade do escritório do G Suite. Assim como o Microsoft Teams, essa ferramenta fornece experiência web, ou seja, os usuários externos não precisam baixar nenhum aplicativo para participar de uma videoconferência.

Em sua versão mais avançada, essa ferramenta possui o recurso para criar um número de telefone de discagem para cada reunião. Isso permite que pessoas que estejam sem acesso à internet também possam participar.

O Google Meet é ideal para empresas que já usam o G Suite, pois ele possui integração com os outros aplicativos dessa solução, como a ferramenta de calendário e de armazenamento.

3. Zoom Meetings

O Zoom Meetings oferece uma solução de videoconferência e mensagens para dispositivos móveis e de mesa, com uma ampla variedade de recursos. Ele não apenas fornece vídeo e áudio em HD, mas também suporta até 1.000 participantes ao mesmo tempo e até 49 vídeos em uma única tela.

Você ainda conta com a opção de salvar as reuniões localmente ou armazenar na nuvem, junto com transcrições. Além disso, os participantes podem compartilhar suas telas, facilitando o trabalho colaborativo.

A segurança é integrada por meio da criptografia TLS de 256 bits para reuniões e arquivos compartilhados, e o agendamento automatizado pode ser feito no Gmail, Outlook e iCal.

4. Cisco Webex

O Cisco Webex Meetings fornece às empresas uma poderosa plataforma de videoconferência, fácil de usar e repleta de recursos. Contudo, dentre as opções disponíveis no mercado, essa é uma das mais caras.

Dentre seus recursos, vale destacar o compartilhamento de tela, o agendamento de chamadas, a integração de aplicativos de calendário e o compartilhamento de arquivos. O Cisco Webex Meetings também permite que os usuários criem pesquisas de chamada e executem sessões de perguntas e respostas para os participantes.

Tudo isso torna a plataforma altamente participativa e uma opção confiável para empresas que organizam seminários online ou grandes videoconferências. Essa ferramenta também conta com a opção de gravação de chamadas em formato MP4, links personalizados para chamadas e armazenamento criptografado de dados na nuvem.

Outro recurso que se destaca é a possibilidade de acessar as informações dos participantes (como organização ou cargo) diretamente da chamada. Isso permite saber quem está na reunião, sendo ideal para videoconferências com muitas pessoas e diferentes setores.

Essas são as principais ferramentas de videoconferência que podem ajudar sua empresa a otimizar o fluxo de trabalho.

Aproveite e descubra também 6 aplicativos do Office 365 pouco conhecidos que podem ajudar a aumentar a produtividade na sua empresa!

Deixe seu comentário