Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify
Tempo de leitura: 5 min

Sistema de gestão financeira: qual a importância para as pequenas empresas?

Algar Telecom | 24 de junho de 2019

Adotar um sistema de gestão financeira é uma ótima maneira para que as pequenas empresas consigam se manter fortes no acirrado mercado atual. Ao automatizar seus processos, esses empreendimentos passam a produzir com mais qualidade e ainda diminuem seus custos.

Para que você entenda o quão importante um sistema de gestão financeira é para um negócio de pequeno porte, apresentaremos algumas das principais vantagens da implementação da ferramenta. Boa leitura!

Integração de setores

A ideia de integração é uma das mais aceitas e buscadas no mercado do século XXI. E a razão disso é fácil de entender: devido à grande concorrência, as empresas precisam desenvolver maneiras de aumentar suas produções sem perder qualidade nos processos.

A integração de setores é uma das formas mais inteligentes de se conseguir isso. Com um sistema de gestão financeira, é possível realizar esse compartilhamento de informações entre departamentos com segurança e excelência.

Ao implementar a ferramenta, não há mais necessidade de anotações paralelas, pois todos os dados são armazenados no mesmo local, podendo ser acessados por diferentes usuários ao mesmo tempo.

Além de melhorar a comunicação geral, a integração de setores diminui as chances de que as operações sejam pausadas ou paralisadas por dúvidas ou falta de informações entre as equipes.

Redução do retrabalho

Por mais que um profissional seja bem preparado, a sua performance ainda pode ser influenciada por questões externas, tais como:

  • emoção;
  • clima organizacional;
  • questão física.

Assim, infelizmente, é comum que muitos erros aconteçam em alguns processos, principalmente naqueles mais burocráticos, em que a demanda de concentração é muito maior.

Um sistema de gestão financeira pode minimizar consideravelmente esse cenário, diminuindo a incidência de falhas e consequentes retrabalhos. Por não depender de questões externas para manter a qualidade na execução, a ferramenta consegue armazenar, compartilhar e utilizar os dados ininterruptamente.

Além disso, os colaboradores só precisam inserir as informações uma vez e deixar que o software trabalhe as modificações de acordo com as necessidades da empresa. E quanto menor o número de serviços manuais, menores também as chances de erros.

Otimização das tomadas de decisão

Com o software extraindo informações mais concretas e seguras, o empreendedor passa a ter mais suporte para a tomada de decisões.

Um sistema de gestão financeira trabalha com dados reais, apresentando probabilidades factíveis para o negócio – isso faz com que os direcionamentos sejam tomados considerando os benefícios e as desvantagens de cada decisão.

Com isso, vários processos e atividades passam a ter um monitoramento mais inteligente, com a geração de relatórios, como:

  • fluxo de caixa;
  • faturamento mês a mês;
  • gargalos do estoque.

Aumento de desempenho e redução de custos

Com as vantagens anteriormente apresentadas, fica claro o quanto um sistema de gestão financeira é importante para a melhoria de desempenho de pequenas empresas. E, para empreendimentos com poderio financeiro limitado, isso pode significar uma grande vantagem competitiva.

Além disso, uma automatização de processos sempre resulta em reduções de custos em longo prazo. Logicamente, é necessário um investimento inicial para a implementação. Porém, com a otimização das atividades, a empresa passa a gastar menos e lucrar mais. Por exemplo:

  • emitindo e enviando notas fiscais com mais facilidade;
  • melhorando a produtividade dos colaboradores;
  • utilizando dados mais concretos.

Até mesmo no controle de estoque um sistema de gestão financeira se mostra vantajoso, pois as informações entre os setores de armazenagem, vendas e financeiro circulam mais rápido, diminuindo os desperdícios e acúmulos de materiais e produtos. Portanto, analise as informações apresentadas e conte agora mesmo com um software inteligente no seu negócio.

Para continuar entendendo mais sobre o tema, que tal conferir o nosso artigo com 5 sinais de que é hora de trocar o seu sistema de gestão financeira?

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: