Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify
Tempo de leitura: 4 min

Como vender pela internet: passo a passo completo

Algar Telecom | 19 de junho de 2019

MPE

Quer criar um e-commerce para a sua empresa e não sabe por onde começar? Assim como acontece nas lojas físicas, a satisfação do cliente é um elemento-chave de como vender pela internet. De nada adianta investir na criação de uma loja virtual se a experiência de compra do cliente não for uma das prioridades.

Porém, saiba que existem outros fatores que devem ser levados em consideração pelas empresas que ainda não sabem como vender pela internet. Se este for o seu caso, não deixe de conferir as dicas abaixo!

Dicas de como vender pela internet para você colocar em prática

Estude o funcionamento do e-commerce

Parte fundamental de como vender pela internet é entender como um e-commerce funciona e o que está por trás dele. Ou seja, no que é necessário investir, quais parceiros e fornecedores são importantes, quem são os concorrentes, qual é a estratégica de marketing e por aí vai. Sendo assim, crie um plano de negócios para garantir a efetividade da sua estratégia de vendas online.

Crie uma loja virtual

O próximo passo é criar a loja virtual da empresa. Para isso, é importante que a empresa conte com bons fornecedores. Por mais que a gestão do site e do e-commerce fique geralmente a cargo da empresa, é possível contratar serviços que já incluam todas as ferramentas necessárias.

Garanta um site funcional

Outra dica de como vender pela internet é que não basta apenas ter uma loja virtual, mas ela deve funcionar da melhor maneira possível. Além da aparência do site, das imagens usadas e outros detalhes do tipo, a experiência de compra deve ser uma das principais preocupações. Afinal, nada pior do que o consumidor chegar até à loja e não conseguir efetivar a compra devido a problemas técnicos.

Tenha um site seguro

A segurança do site também é algo essencial quando se trata de como vender pela internet. Isso porque as operações devem ser feitas de maneira segura para proteger as informações fornecidas pelo cliente durante a compra. Além de analisar as vulnerabilidades, contar com uma solução de segurança para o negócio deve ser uma das prioridades.

Ofereça multicanais ao cliente

Parte importante da experiência do consumidor com a marca é o atendimento. Ele precisa ter facilidade caso queira entrar em contato com a empresa antes, durante e depois da compra. Para isso, é importante que a marca ofereça diferentes canais de contato, o que inclui telefone, chat, e-mail, redes sociais, etc.

Use o Instagram Shopping

Uma ferramenta que vem ganhando destaque é o Instagram Shopping, que funciona como uma verdadeira vitrine virtual. Nas imagens dos produtos, as marcas agora podem incluir preços e links que levam os consumidores diretamente para a loja virtual. Diante do crescimento dessa rede social, esta tem sido uma maneira eficaz de como vender pela internet.

Aposte em SEO

O SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que a otimização do site e conteúdos da empresa para os motores de busca. Por meio do uso de palavras-chaves, as chances de seu site aparecer nos buscadores aumentam expressivamente. Isso pode ser feito tanto nas configurações do site como também nos conteúdos publicados no blog e nas redes sociais da empresa.

Defina a logística

Por fim e, no entanto, não menos importante é a questão logística. Mais do que ser planejada com cuidado, ela deve ser implementada de forma integrada com a loja virtual. A recepção de produtos, controle de estoque, transporte, rastreamento de pedidos e controle de entregas estão entre os fatores logísticos da venda de produtos pela internet que a empresa deve se certificar de que estão funcionamento corretamente.

Estas dicas te ajudaram a entender como vender pela internet? Caso queira saber mais sobre o assunto, clique aqui e aprenda a aumentar suas vendas online!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: